As ações mais negociadas na B3

Por Redação IQ 360

Ações mais negociadas na B3

A B3 (Brasil Bolsa Balcão) conta atualmente com cerca de 400 ações de empresas cadastradas em negociação. Apesar de não ser difícil aplicar na Bolsa de Valores, o investidor iniciante pode ter dificuldade para entender o funcionamento do mercado e escolher os melhores papéis para começar a investir. Uma boa dica é verificar para qual sentido os ventos do mercado estão soprando.

Consultar a lista de ações que foram mais negociadas no último ano é uma possibilidade – embora, como sempre dizemos, resultados passados não garantem o sucesso futuro. As cinco ações mais negociadas na B3 em 2018 pertencem a empresas que estão no grupo de maiores companhias do Brasil. Veja abaixo:

SAIBA+IQ: Fundos de investimento: por que ter e como escolher

Ações mais negociadas em 2018

Na tabela abaixo, mostramos a lista completa, com as 30 ações mais negociadas na B3 em 2018.

EmpresaCódigo de negociação na B3
PetrobrasPETR4
ValeVALE3
Itaú UnibancoITUB4
BradescoBBDC4
Banco do BrasilBBAS3
AmbevABEV3
PetrobrasPETR3
B3B3SA3
ItaúsaITSA4
Suzano Papel e CeluloseSUZB3
GerdauGGBR4
Magazine LuizaMGLU3
BRFBRFS3
UsiminasUSIM5
FibriaFIBR3
CieloCIEL3
KrotonKROT3
Lojas RennerLREN3
LocalizaRENT3
CemigCMIG4

Vale frisar que algumas empresas são citadas duas vezes. Isso acontece pois elas possuem duas ações diferentes. negociadas com códigos diferentes. São as chamadas ações preferenciais (PN) e ações ordinárias (ON).

Nem todas as empresas da lista tiveram variações positivas de cotação, pois o índice de negociação mede tanto compra quanto venda de papéis. O fato de algumas dessas ações terem variação negativa não é necessariamente ruim.

O preço de mercado pode oscilar em função de uma série de variáveis, como o lançamento de um novo produto, a contratação de um profissional para um cargo de diretoria, e até o envolvimento em um novo negócio ou em um escândalo político. Investidores experientes se aproveitam das oscilações para lucrar tanto na queda quanto na alta de uma ação.

SAIBA+IQ: Tudo sobre as ações da Guararapes (GUAR3 e GUAR4)

Qual ação escolher?

Para os investidores que ainda não sabem em qual ação investir, a B3 ainda oferece dois índices que os auxiliam na diversificação de sua carteira sem a necessidade de ter conhecimento específico de mercado. O Ibovespa (IBOV) e o Índice Brasil (IBrX 100) funcionam como um indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de maior negociabilidade e representatividade do mercado de ações brasileiro.

A grande diferença é que o Índice Brasil trabalha com a cotação dos 100 ativos com maior negociabilidade no mercado brasileiro de ações, levando em conta não só a liquidez, mas também o valor de mercado da empresa, enquanto que o Ibovespa não tem um número pré-determinado de ativos e elege, primordialmente, empresas com grande liquidez para a composição do índice.

Algumas das opões que compõe a carteira tanto do IBrX 100 como da IBOV são:

  • Ambev
  • Banco Bradesco
  • Brasil Seguridade
  • Cielo
  • Cosan
  • Embraer
  • Gerdau
  • Itaú
  • Lojas Americanas
  • Natura
  • Santander
  • Vale

SAIBA+IQ: Como calcular a rentabilidade dos seus investimentos

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!

As informações foram úteis?

0 / 5 (0 avaliação)