5 dicas para economizar água e pagar menos na conta

Por Redação IQ 360

O consumo desenfreado de água é uma preocupação que vem se construindo a décadas, mas que tem tomado contornos preocupantes nos últimos anos. Uma projeção realizada pela Agência Nacional de Águas (ANA) estima um aumento no consumo equivalente a 40% até 2030 e de 55% até 2050. Esse número pode representar um desequilíbrio inestimável no planeta, causando a escassez de recursos em nível extremo.

Muitos são os fatores que influenciam esse cenário, mas realizar uma economia do consumo de água em casa é o primeiro passo para driblar essa situação. Além da preocupação para com a manutenção do equilíbrio ambiental, essa medida também é interessante para ajudar nas contas mensais e garantir um menor gasto com o pagamento das contas. Com atitudes simples, é possível modificar hábitos e garantir mudanças positivas para o planeta e para o seu bolso.

5 dicas para economizar água e reduzir seu consumo

Verifique encanamentos

Você sabia que uma torneira pingando pode gastar até 40 litros de água por dia? A quantidade é quase equivalente à de um banho de 15 minutos de chuveiro elétrico em uma casa, que consome em média 45 litros. Ou seja, uma simples goteira pode representar um consumo de 1.200 litros de água por mês.

De acordo com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), os maiores responsáveis pelo desperdício de água são os vazamentos. Por isso, uma das maiores dicas para economizar água é manter a manutenção de encanamentos e registros em dia. Verifique sempre se pontos de umidade são frutos desse tipo de problema e faça os reparos necessários para resolver a situação.

Reutilize

Seja em casas ou em apartamentos, o reuso da água é uma das maneiras mais eficientes de economizar. Um ciclo da máquina de lavar, por exemplo, consome cerca de 145 litros de água. Essa quantidade é mais do que suficiente para lavar um quintal de médias proporções. Além disso, a água já está com sabão e amaciante – ou seja, você ainda economiza seus produtos de limpeza e deixa todo o espaço com cheiro de roupa limpa!

Para quem tem um quintal em casa, uma das melhores dicas para economizar água é usar o espaço para coletar a água da chuva. Um tambor limpo pode ser deixado aberto para a coleta, sempre com o cuidado de cobri-lo após o enchimento para evitar problemas com mosquitos transmissores de dengue. Vale a pena lembrar que o volume acumulado deve ser armazenado por no máximo dez dias, já que contém resíduos orgânicos. Por isso, não demore para utilizá-lo para molhar as plantas, lavar o carro ou chão.

Carregue uma garrafinha

A produção do plástico é um processo que consome bastante água. Para a fabricação de uma garrafa de plástico, são gastos entre 1,4 a 1,65 litros. Ou seja, a compra de garrafinhas também é uma medida que aumenta o consumo de maneira desnecessária! Além disso, o custo costuma ser alto e pode ser evitado facilmente no dia a dia com a utilização de uma garrafa reutilizável.

Modelos de plástico resistente podem durar por muito tempo se higienizados adequadamente, enquanto opções em alumínio ainda ajudam a preservar a temperatura da água. Assim, a dica para economizar água é estar sempre munido de sua garrafinha e enchê-la em filtros e bebedouros, ajudando o meio ambiente e poupando seu dinheiro.

Em casa, utilize garrafas para colocar na geladeira em vez de comprar garrafas de água. Jarras de vidro podem ser a opção mais indicada para isso, já que não deixam gosto na água e ainda são uma opção visualmente bonitas na hora de servir – se receber visitas, que tal aproveitar o momento para incentivar a prática e a economia decorrente?

Cuidado ao lavar a louça

Uma torneira de cozinha aberta por 5 minutos consome cerca de 70 litros de água. Utilizando os talhares ou guardanapos usados para remover os restos de comida, você pode economizar uma grande quantidade de água – reduzindo esses cinco minutos diários, a quantidade poupada em um ano será suficiente para abastecer a casa toda por cerca de um mês e meio.

Se o dado não for suficiente para convencê-lo a adotar a medida, pense é como se você pagasse uma conta e meia de água por ano. Faça as contas e perceba como seguir essa dica para economizar água pode também ajudar as suas finanças e permitir que você utilize o dinheiro economizado com essa dica simples com atividades de lazer ou para comprar algo que você deseja.

Não varra a calçada com água

Não usar água corrente para lavar a calçada é uma das mais frequentes dicas para economizar água. Isso porque o hábito pode ser responsável pelo gasto de 14 mil litros de água por ano, o equivalente a 1,5 caminhão pipa cheio.

Varrendo com a vassoura e jogando a água com um balde, o consumo é muito menor e, além disso, você ainda pode utilizar a água da máquina de lavar ou do banho para fazer essa tarefa. Além disso, vale a pena considerar que várias cidades do país já consideram essa prática como uma infração e quem o fizer está sujeito ao pagamento de multas. Ou seja, o prejuízo causado por essa atividade pode ser ainda maior!

Como pagar sua conta de água de maneira simplificada

Em termos financeiros, pagar menos na conta de água é muito importante, mas, além disso, é interessante evitar gastos desnecessários com multas e juros decorrentes de atrasos.

Para evitar essa situação, a dica é cadastrar sua conta em um aplicativo como o iq, que permite o pagamento automático.

Fazer isso é bastante simples: basta fazer o cadastro, inserir suas contas e ativar a cobrança automática.

Com isso, você evita atrasos e ainda poupa o tempo que seria gasto para o pagamento em bancos ou caixas eletrônicos.

Ainda tendo em mente a preocupação ambiental, você pode deixar de pedir a versão impressa da conta e evitar esse gasto de papel.