5 dicas de como economizar dinheiro sem dificuldade

Por Redação IQ 360

como-economizar-dinheiro

Atualmente é difícil encontrar alguém ou alguma família que não esteja passando por dificuldades financeiras. Seja por desemprego, pelas despesas altas ou por falta de planejamento, todo mundo acaba sendo obrigado a fazer uma análise profunda nas contas. Dessa forma, fica mais fácil para conseguir enxergar como economizar dinheiro para poder realizar sonhos como uma viagem, um carro ou até mesmo uma casa própria.

Na teoria, economizar dinheiro parece uma coisa muito simples. Basta você gastar menos do que recebe. Já na prática, o processo exige dedicação e cautela para conseguir juntar aquela graninha extra.

Não é fácil, mas é possível! E o planejamento financeiro não precisa ser sinônimo de sofrimento. Confira abaixo algumas dicas de como economizar dinheiro sem dificuldade.

1- Coloque tudo na ponta do lápis

Faça uma análise profunda dos seus gastos e recebimentos. Fazer uma planilha pode ser a forma mais fácil para conseguir descobrir onde você pode enxugar o orçamento. É necessário listar todo e qualquer gasto, sejam fixos ou variáveis e compará-los com seus recebimentos. Se existe dificuldade em lidar com planilhas, utilize o bloco de notas do celular, um caderninho, um aplicativo ou qualquer outra ferramenta que permita fazer esse comparativo.

Não esqueça de nenhum gasto! Essa é a hora de esmiuçar exatamente para onde o seu dinheiro está indo. Deu uma gorjeta pro garçom? Tomou um cafezinho? Comprou uma balinha? Anote!

Essa análise deve contemplar uma provisão de gastos. Ou seja, você precisa prever os gastos do mês corrente e, pelo menos, dos três meses seguintes. Para casais e famílias, o mais indicado é somar os gastos e recebimentos de todos os membros.

2- Fracione seu orçamento

Depois de listadas, divida o seu orçamento em três grandes grupos e aplique a regra do 50/30/20 para descobrir como economizar dinheiro. Dessa forma, você conseguirá estipular limites de gastos com cada uma das categorias e vai ficar mais fácil enxergar onde é possível enxugar gastos.

  • 50% do seu orçamento deve ser para despesas fixas – aquelas que você terá todo mês (por exemplo: aluguel)
  • 30% para despesas variáveis – são aquelas que podem mudar de acordo com o seu consumo, onde você pode enxugar (por exemplo: alimentação, vestuário, lazer)
  • 20% direto para economias – dinheiro que você obrigatoriamente guarda e/ou aplica seja na poupança, no tesouro direto, na previdência privada, não importa. Desde que você guarde! Avalie o melhor investimento para o seu perfil e para o seu objetivo.

Planejamento orçamentário: saiba como fazer o seu!

Aprenda a ter maior controle das suas finanças! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

3 - Unifique suas dívidas

Se você possui dívidas em aberto, faça um levantamento do que deve, incluindo juros e multas. Em seguida, verifique se há alguma opção de crédito no mercado que seja adequada para você e para o seu bolso. Atualmente os bancos e instituições financeiras oferecem diversas opções como: empréstimo pessoal, consignado, para negativados, entre outros.

Compare os juros,  o custo efetivo total (CET) e, se necessário, faça um empréstimo para quitar todas as suas dívidas e ficar com uma parcela única que caiba dentro do seu orçamento.

4 - Evite gastos desnecessários

Quase ninguém está podendo se dar ao luxo de gastar dinheiro à toa. Imagina pagar juros e multas de contas simplesmente porque você esqueceu de pagar na data correta? Com a correria do dia-a-dia, isso acaba sendo muito comum. E os boletos não perdoam. Por menores que sejam, ninguém merece pagar juros e multas.

Para te ajudar a manter as contas em dia, o IQ oferece a possibilidade de centralizar o pagamento das suas contas através do cartão de crédito. Basta você fazer um cadastro e inserir na plataforma todas as suas despesas do mês. No prazo do vencimento, todas suas contas serão devidamente cobradas e pagas através do seu cartão de crédito. Dessa forma, você nunca mais irá pagar juros e multas por esquecer de pagar alguma conta. O IQ também te ajuda a encontrar o cartão de crédito ideal para o seu tipo de consumo.

Evitar gastos desnecessários também vai exigir criatividade. Sabe aquele jantarzinho no restaurante de fim de semana? Que tal trocar por uma boa refeição feita em casa e preparada por você mesmo? Essa simples troca irá render uma economia grande no final do mês. Imagina ao longo de um ano, por exemplo. Esse dinheiro aplicado pode ser usado para comprar uma passagem.

E que tal trocar o almoço na rua por uma marmita? Vai demandar um pouco mais de organização de tempo, disciplina e dedicação, mas além de economizar você pode aproveitar para fazer uma refeição mais saudável e preparada em casa.

5 - Force a economia

Se você não tem disciplina ou ainda não consegue saber muito bem como economizar dinheiro por causa do orçamento muito apertado, busque uma alternativa de investimento que te obrigue a ter o compromisso mensal de guardar uma graninha. O mais indicado para esses casos é adotar algum plano de investimento que faça um débito automático na sua conta corrente ou um depósito mensal obrigatório, por exemplo, uma previdência privada. Assim não tem desculpa e quando você se der conta o dinheiro já vai está lá aplicado.

Se você ainda não tem uma folga no orçamento suficiente para contrair um investimento deste tipo, uma dica é cumprir o “dia do gasto zero”. Escolha um dia da semana e esteja disposto a não gastar nada nessa data. Utilize apenas os recursos já adquiridos. Você vai ver que no final do mês esse diazinho pode te render um dinheiro extra.