Como economizar energia: 7 dicas para você diminuir sua despesa mensal

Por Redação IQ 360

economizar-energia-eletrica

A despesa com energia é um gasto fixo de todos os meses, a princípio com pouca variação se a rotina da casa se manteve mais ou menos a mesma, porém, como vimos, com as mudanças de bandeira, ela pode subir muito. Portanto, é bom ficar atento para evitar grandes sustos no fim do mês.

É só observar nosso estilo de vida contemporâneo para chegar à conclusão de que energia elétrica não é algo que seja possível simplesmente cortar de nossas vidas e despesas. Sem horário de verão ou anúncio de previsão de baixa no preço da energia, e com grandes chances de aparecerem bandeiras coloridas na conta a qualquer momento, para não precisarmos pedir chuvas aos céus como forma de economizar energia, separamos algumas medidas clássicas e tecnológicas.

Além disso, também separamos dicas de planejamento, para auxiliá-lo nessa empreitada de como economizar energia e ainda ajudar a diminuir os impactos na natureza e nas despesas mensais.

Planejamento orçamentário: saiba como fazer o seu!

Aprenda a ter maior controle das suas finanças! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Medidas Tecnológicas

  1. Energia solar

Embora as hidrelétricas sejam uma fonte de energia mais limpa do que as termoelétricas, elas também interferem no clima, vegetação, fauna e até na vida da população que habita seu entorno, gerando grandes impactos sociais e ambientais.

Uma alternativa que começa a ganhar força no país é a energia solar, que também possui seus prós e contras, todavia, em comparação com as outras duas, é melhor para o planeta e para o seu bolso.

A principal desvantagem para o consumidor está no alto valor de investimento. Normalmente, o sistema mais básico não sai por menos de 10 mil reais. Contudo, para quem pretende morar por muitos anos em uma mesma casa, é um investimento que vale a pena.

A vida útil do painel solar passa de 25 anos, esse é um sistema que demanda pouca manutenção e, em média, 5 anos após a implementação é possível notar o retorno sobre o valor investido. Além de valorizar o imóvel e gerar uma economia na conta de energia que pode chegar até 95%.

Medidas clássicas

  1. Troque as lâmpadas

Se, por acaso, ainda existe alguma lâmpada incandescente na sua casa, esta é a hora de trocá-la. Atualmente, existem lâmpadas de LED ou fluorescentes amarelas que produzem o mesmo efeito de aconchego das antigas incandescentes mais amareladas, e ainda duram mais tempo e economizam energia. Elas são um pouco mais caras, mas a longo prazo seu custo benefício compensa.

  1. Iluminação natural

Abra as janelas e cortinas e aproveite a luz do dia enquanto o sol está clareando tudo, fora e dentro de casa. Paredes e pisos claros também auxiliam para uma melhor iluminação, diminuindo a necessidade de luzes acesas.

  1. Banhos

O chuveiro elétrico é um dos grandes vilões na hora de economizar energia. O tempo de cada banho já é um velho conhecido, mas às vezes esquecemos que a temperatura também é um fator importante a ser lembrado. Quanto mais quente a água, maior será o gasto de energia, por isso, procure sempre deixar em modos de temperatura mais amena. O verão é uma ótima pedida para realizar essa mudança

  1. Ar-condicionado

Mais do que o chuveiro elétrico, o ar-condicionado é um dos elementos que mais aumentam a conta de luz. É preciso prestar bastante atenção no momento da compra, buscar por modelos que possuam o selo de economia de energia e saber qual a potência necessária para cada cômodo. Os modelos inverter também gastam menos energia e demandam uma manutenção menor.

Em casa, é bom lembrar de manter os filtros limpos, evitar o resfriamento excessivo e não deixar portas abertas.

  1. Horário de pico

Você sabia que das 18h às 21h a energia consumida é mais cara? Outra dica é evitar ligar muitos eletrodomésticos ao mesmo tempo durante esse período e, principalmente, aqueles que demandam mais energia como ar-condicionado, chuveiro e máquina de lavar.

Organização

  1. Planilha de gastos

Uma forma eficiente de acompanhar a variação no valor das contas e perceber se essas mudanças estão realmente surtindo efeito na hora de economizar energia é manter uma planilha de gastos.

Em um primeiro momento, ela te ajuda a monitorar de perto suas despesas, mostrando quanto você ganha e o quanto gasta. Assim, você começa a organizar suas finanças e, a partir daí, é possível planejar melhor o que fazer com seu dinheiro.

Quando conseguimos visualizar de forma prática e racional nossos gastos, fica mais fácil perceber e cortar supérfluos, logo, também fica mais fácil criar uma reserva de dinheiro e fazer investimentos.

O iq preparou uma planilha simples e intuitiva para você começar a se observar e conseguir não só economizar energia, mas mudar o modo como administra suas contas.

A planilha está separada em despesas fixas e variáveis, como também por categorias (habitação, saúde, transporte, educação). Lá, também ficam registrados os ganhos, quanto sobrou e, caso tenha alguma quantia aplicada, quanto rendeu. Manter o hábito de alimentá-la sempre é o que fará a diferença no processo de economizar dinheiro e realizar sonhos.

Gostou das dicas? Então acesse o site do iq e confira outros conteúdos como este e comece a economiza agora mesmo.