Quais os melhores aplicativos de transporte no Brasil

Por Redação IQ 360

Os aplicativos de transporte talvez sejam a principal representação de uma tendência que veio para ficar: a economia colaborativa. As transformações tecnológicas dos últimos dez anos somadas à expansão do empreendedorismo impactaram significativamente nos processos de mobilidade, sobretudo nos grandes centros urbanos.

Com o acesso facilitado e o boom dos smartphones, a tecnologia foi democratizada e novos serviços foram disponibilizados para facilitar a vida dos usuários e promover uma economia mais sustentável.

Outros fatores também justificam a enorme adesão da sociedade aos aplicativos de transporte nos últimos dez anos: contenção e organização financeiras, a urbanização constante e, em contraponto, a experiência da comodidade.

Mas uma em especial se destaca neste cenário: o fato de que boa parte dos jovens já não enxerga o carro como símbolo de sucesso e independência, mas sim, um custo desnecessário e anacrônico.

 

De acordo com um levantamento do Ipsos – instituto de pesquisa de inteligência de mercado no mundo – feito a partir de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o número de emissões de habilitações vem diminuindo.

Em 2014, foram 494,6 mil carteiras emitidas para motoristas na faixa dos 18 a 25 anos. Em 2017, o número caiu para 381,7 mil.

Os melhores aplicativos de transporte disponíveis no Brasil

No embate de quem transporta mais passageiros, a Uber, aplicativo que reinava quase absoluto até 2015 – ganhou concorrentes relevantes no Brasil.

Segundo previsão da consultoria PwC, em 2025, 335 bilhões de dólares serão movimentados no mundo a partir da economia compartilhada, sobretudo no que diz respeito aos aplicativos de transporte.

Esse prognóstico pode ser explicado pelo número crescente de usuários inscritos nas mais variadas plataformas de serviços, que hoje são bastante variadas e atende boa parte do país.

Confira os 6 melhores aplicativos de transporte para aproveitar:

Uber

Empresa que deu o pontapé inicial neste mercado, o Uber revolucionou o mercado de transporte no Brasil. Entre as facilidades o aplicativo estão o fato de o cliente saber antes o valor da corrida a depender da distância percorrida. 

Aceita pagamento em dinheiro, cartões de débito e crédito, créditos Uber Cash, que podem ser utilizados via cartão pré-pago, nos cartões de débito e crédito direto no app, código pré-pago e por conta no PayPal. 

Disponibiliza ao usuário as categorias UberX, que oferece viagens com preços acessíveis em carros compactos de quatro portas e ar-condicionado;

Uber Juntos, alternativa para unir usuários que estejam viajando para uma direção similar;

Uber Comfort, conecta usuários a motoristas com veículos selecionados, bem avaliados e a possibilidade de seleção de preferências de conversa e temperatura antes do início da viagem;

Uber Black, possui carros tipo sedan, tais como Toyota Corolla, Ford Fusion, Volkswagen Jetta e outros. Todos os veículos desta categoria possuem bancos de couro, oferecendo um conforto maior para você que busca uma viagem exclusiva;

UberX Vip, em que ao atingir um número mínimo de viagens durante um determinado mês, você terá acesso ao UberX VIP no mês seguinte, que possibilita viagens com motoristas parceiros mais bem avaliados na plataforma.

Uber Bag, para quem está indo ou voltando de uma viagem com malas a mais, ou precisa de mais espaço no porta malas;

Uber Eats, app que realiza a intermediação de entrega de refeições dos seus restaurantes favoritos.

99

Semelhante ao Uber, a 99 também oferece categorias direcionadas a diferentes perfis. É possível solicitar um motorista particular, táxi ou pedir uma corrida com voucher corporativo.

O 99TAXI foi o primeiro serviço em que, ao pedir uma corrida, o usuário é atendido por um taxista cadastrado no serviço.

Já o 99POP é a modalidade mais recente do app, que envia motoristas particulares a um preço mais baixo, similar ao UberX.

O 99TOP oferece carros de luxo e corridas mais caras. O usuário pode escolher ser atendido apenas por mulheres – recurso destinado exclusivamente ao público feminino –, e optar por carros que tenham porta-malas grandes ou que aceitem animais.

Em qualquer pedido, o usuário poderá pagar sua corrida com dinheiro, cartão de crédito ou débito na maquininha com o motorista.

Também é possível pagar com cartão de crédito pelo app ou usar uma conta do PayPal. Porém, em ambos os casos, o cliente deve cadastrar o método antes de solicitar o serviço.

Lady Driver

Aplicativo de transporte particular exclusivo para passageiras e motoristas mulheres, tem o intuito de oferecer mais segurança ao público feminino.

Um dos diferenciais do aplicativo é poder cadastrar um contato de emergência. O aplicativo está disponível nas lojas oficiais do Google e da Apple, Google Play e App Store e as usuárias precisam cadastrar um sistema de pagamento na plataforma – há três alternativas: dinheiro, cartão de débito ou crédito.

Vale ressaltar que homens só podem entrar em um carro de Lady Driver como acompanhante da usuária. Não é permitida a presença de homens sozinhos ou solicitantes, nem motoristas do gênero masculino podem se cadastrar para colaborar.

Cabify

Principal concorrente da Uber e do 99, o Cabify está em diversas cidades do Brasil. Só é possível viajar pelo Cabify se o pagamento for feito no cartão de crédito ou pelo Paypal.

Para viajar em um dos carros do aplicativo, é fundamental preencher dados pessoais e do cartão. A plataforma adota essa postura para dificultar situações perigosas durante a corrida.

Outro ponto positivo do app é o fato de manter o valor da corrida mesmo se houver trânsito engarrafado. Assim, o valor da tarifa continua sendo o que foi passado pelo aplicativo no momento em que a corrida foi aceita.

Blablacar

App com foco em caronas, combina economia compartilhada à oportunidade de socialização. O aplicativo reúne quem precisa viajar a quem tem espaço disponível no carro, permitindo o rateio dos custos do percurso.

Quem oferece a carona deve cadastrar informações sobre o ponto de partida e chegada, data e horário para que a plataforma calcule um valor para a viagem. Já quem precisa de carona deve fazer uma busca com dados similares, e pode escolher a melhor opção.

A BlaBlaCar verifica os perfis dos viajantes como forma de oferecer mais segurança aos usuários, além da troca de avaliações. Há, ainda, o filtro “Só Para Elas“, para mulheres que se sentem mais seguras viajando juntas.

Lyft

Maior concorrente do Uber nos Estados Unidos, a Lyft se prepara para chegar ao Brasil em breve. Assim como o Uber, oferece diferentes modalidades de carro, dos básicos aos mais luxuosos.

Também dá para simular o percurso para checar o preço pelo site. Os principais métodos de pagamento aceitos são: cartão de crédito internacional e cartão pré-pago (voucher/vale-presente).

Não aceita dinheiro em espécie. Para quem vai viajar, fica a dica: funciona em iPhone, Android, Windows Phone e até Amazon.

Segurança em todas as plataformas

Algumas dicas especiais ajudam a tornar a locomoção dos usuários ainda mais segura.

Além das orientações que já são dadas pelas plataformas, como conferir se a foto do motorista confere com a imagem presencial, bem como placa, cor e modelo do carro, atitudes simples reforçam a segurança: saber o trajeto antes, usar o GPS do celular durante a viagem, avisar alguém de confiança o seu destino e os dados do motorista e descer do carro caso desconfie de alguma ação suspeita.

Se algo estiver fora da normalidade antes mesmo de embarcar, o ideal é não fazer a viagem. Você pode cancelar a qualquer momento pelo aplicativo mediante pagamento de uma taxa, ou não, a depender de quanto tempo levou para efetuar o cancelamento.