Como calcular tarifa do Uber em 3 passos

Por admin

calcular tarifa do Uber

Uma das principais questões que as pessoas se perguntam é: fala-se a Uber ou o Uber? A Uber se refere à empresa, ao passo que o Uber, ao carro do aplicativo. Isso esclarecido, vamos lhe dar algumas dicas de como calcular a tarifa do Uber.

No aplicativo, você pode optar por diversas categorias, sendo que algumas delas têm um preço diferente. Além disso, os valores podem variar de acordo com a distância, a cidade em que você está, os minutos que você passa dentro do carro e, em alguns casos, há até mesmo uma taxa de reserva.

Em alguns casos, o motorista também pode cobrar de você taxas de limpeza, pedágios ou impostos a mais, dependendo do ocorrido. No texto abaixo, esclarecemos todas as taxas e valores que podem incidir no preço final de seu Uber. Confira!

Como calcular tarifa do Uber: passo a passo

Passo 1

O primeiro passo, é claro, é instalar o aplicativo da Uber em seu celular. Disponível para Android e IOS, ele é gratuito e roda bem na maioria dos aparelhos telefônicos. Além disso, é bastante intuitivo e ocupa pouco espaço na memória. Alguns motoristas utilizam carro próprio, mas outros pegam veículos da própria Uber ou alugam em locadoras automotivas.

Passo 2

Abra o aplicativo com o GPS ligado, digite seu endereço de partida e chegada e aguarde o aplicativo apontar o tempo estimado da viagem e os valores disponíveis. Como tem bastante categorias, os valores variam de acordo com elas, as quais podem ser: Juntos, Uber X, Comfort, VIP e Black. Dependendo da cidade, podem ter outras opções, mas as categorias básicas são essas.

O Uber Juntos é de viagem compartilhada. Nele, o motorista pode pegar e deixar passageiros aleatórios durante o seu trajeto até chegar em seu destino. Costuma ser mais barato, mas também é mais demorado.

O Uber X é o mais popular, com carros mais práticos e cotidianos, deixa você em seu destino sem problemas. O Comfort é novidade no aplicativo; nele, você pode escolher se quer o ar condicionado ligado, conversas com o motorista e outras comodidades por um valor um pouco mais caro que o Uber X.

O Uber VIP é um serviço mais exclusivo, geralmente oferecido quando o passageiro realiza muitas viagens durante um mês. Costuma ser o mesmo preço do Uber X, mas os carros são maiores. Ideal para quem quer pagar menos e utilizar o bagageiro sem despesas adicionais.

Finalmente, o Uber Black é mais executivo, com um valor bem acima do Uber X. Em alguns locais também tem outras categorias mais caras além do Uber Black, mas que não são o assunto deste artigo.

Passo 3

Escolha a sua categoria preferida e aguarde o motorista chegar. É essencial se ater aos detalhes da viagem, como nome do motorista, tipo do carro e a placa do veículo, para evitar problemas de segurança.

Ao final da viagem, você receberá um e-mail com o valor total e os detalhes da cobrança. Algumas vezes, o valor final pode ser alterado, dependendo do trânsito e da distância percorrida.

Como o Uber calcula a tarifa

Primeiro, a Uber leva em consideração o preço base. o valor inicial de sua viagem. Isso posto, ela calcula o custo fixo, ou seja, o valor pago ao motorista, junto ao preço da duração da viagem por minuto e o valor do quilômetro percorrido.

Se a procura estiver muito alta, o multiplicador do preço dinâmico será aplicado no final. Entretanto, o preço dinâmico é mostrado ao passageiro antes da viagem, pois serve de incentivo aos motoristas parceiros. Como há um maior número de solicitações, a Uber eleva os valores para motivar mais motoristas pegarem seus carros e atenderem à grande demanda. Caso os motoristas não atendam essa necessidade ou muitos passageiros cancelem por causa dos altos preços, os valores caem.

Existe tarifa mínima no Uber?

A Uber tem uma tarifa mínima, dependendo de onde você estiver. Em algumas cidades pode ser R$6,00, em outras, R$7,00. Geralmente, essa tarifa é cobrada quando você está perto do local de destino, desde que não esteja no preço dinâmico, é claro.

Além disso, se tiver algum imposto municipal ou pedágio no trajeto, o valor será acrescentado ao final, mesmo que esteja na tarifa mínima. Por isso, é essencial fazer a estimativa antes de pedir um Uber.

Encontre a tarifa do Uber na sua cidade

Além do próprio aplicativo da Uber, é possível fazer uma estimativa de preços em seu site. Além disso, o Google Maps, já citado aqui, também faz essa comparação entre a Uber e outras empresas.

O aplicativo VAH, em sua aba Urbano, apresenta diversas comparações entre ônibus, aplicativos de transportes, táxis e caronas. Ele também apresenta o tempo de viagem de cada um e fornece códigos de desconto para a viagem ficar ainda mais barata.

A Uber está disponível em cidades de todo o mundo. Dessa forma, viajar fica bem mais fácil, pois você consegue se locomover com rapidez e segurança onde estiver.

Pagamento do Uber

Além desses passos para calcular a tarifa do Uber, você também tem diversas alternativas para pagar. Uma delas é o seu cartão de crédito, que já fica salvo no aplicativo. No entanto, muitas pessoas preferem pagar em dinheiro. Nesse caso, sempre é bom levar trocado, já que nem sempre os motoristas têm troco disponível.

Uma novidade de pagamento é o Uber Cash. Nele, você deposita um valor na sua conta da Uber e, à medida que utiliza o aplicativo, paga com esses créditos. Além de fácil e rápido, evita problemas com o cartão e você não precisa levar dinheiro para onde for. É bastante útil para diversas situações, inclusive na volta da balada, quando você está sem dinheiro e bêbado.

Oportunidade de trabalho

Caso você esteja precisando de dinheiro, o Uber também pode ser uma solução. Já pensou em ser motorista do aplicativo e pagar todas as suas contas? Muitas pessoas trabalham com o que gostam de fazer e, se você curte dirigir, essa pode ser a sua chance!

Como você viu, calcular a tarifa da Uber é fácil e prático. Dessa forma, você evita surpresas desagradáveis ao final do mês, quando receber a fatura do cartão. Além disso, pode comparar com outros aplicativos, até mesmo táxis, e escolher alternativa com um melhor custo-benefício.

Saiba mais sobre a nossa empresa agora mesmo! Visite nosso site e confira todo o material que disponibilizamos para você!

As informações foram úteis?

0 / 5 (0 avaliação)