Renda extra: ideias para você ganhar mais dinheiro

Por Redação IQ 360

Renda-extra

Na busca por uma renda extra, ideias não faltam, assim como a vontade de reforçar o orçamento. Mas o que dá dinheiro de verdade?

Essa é uma pergunta de resposta difícil, pois o mercado é bastante dinâmico.Fora que há diversos fatores que influenciam no sucesso ou fracasso de um negócio.

Se há uma dica que podemos dar antes de apresentar a você as melhores ideias de renda extra é ter foco e planejamento.

Conheça as suas aptidões e o investimento inicial que está ao seu alcance. Observe o mercado e os diferentes nichos que oferecem oportunidades. Compare as opções e coloque prós e contras de cada uma na ponta do lápis.

Se fizer isso, não temos dúvidas de que vai encontrar aquela ideia de renda extra que melhor combina com o seu perfil e objetivos.

E quando isso acontecer, seja para sair da fila do desemprego ou mesmo para complementar seus rendimentos, a hora da conquista vai chegar. O que acha de começar agora? Siga a leitura e veja as ideias de renda extra que separamos para você!

Renda extra: 11 ideias para ganhar dinheiro

O trabalho autônomo e freelancer não é nenhuma novidade. Ainda assim, é preciso reconhecer que ele se intensificou muito no Brasil nos últimos anos. Vivemos em um momento que especialistas definem de “gig economy” — ou “economia dos bicos”, na tradução. Por isso, falar sobre novas formas e alternativas para o trabalho é mais urgente do que nunca. Conheça ideias de renda extra para você se inspirar e atingir metas financeiras!

1. Empreendedorismo

Um caminho que muitos brasileiros têm tomado há algum tempo é o de abrir o próprio negócio como forma de garantir uma extra no orçamento familiar. Muitas vezes, a ideia parte de um hobby ou atividade em que você se destaca e vê chances de penetração no mercado. Avalie o que você tem para oferecer em termos de habilidades e que, ao mesmo tempo, chamaria atenção do público consumidor.

2. Pequenos consertos e serviços gerais

Um trabalho que nunca sai de moda nem perde sua importância é a manutenção doméstica de casas e apartamentos. Se você tem algum conhecimento ou habilidade em pequenos consertos e serviços gerais, não deixe de explorar essa oportunidade. Comece com os amigos e vá expandindo seu negócio, pedindo que os clientes o indiquem para seus conhecidos.

3. Gastronomia

Quem não resiste a um bolo fresquinho ou um bombom caseiro? Cozinhar é uma habilidade que, em geral, pelo menos uma pessoa da casa tem — e pode ser aproveitada para garantir uma renda extra. Tente imaginar as receitas mais populares entre sua família e amigos, pois elas terão o maior potencial de agradar também os consumidores.

4. Catálogo de produtos

Uma alternativa clássica na vida do brasileiro que busca ideias de renda extra é a venda de produtos por meio de catálogos.

Quem aceita ser revendedor de uma marca recebe os catálogos e pode fazer encomendas para seus clientes, ganhando uma porcentagem em cima de cada venda.

Se você tiver também um dinheiro guardado, pode investir na compra dos produtos mais vendidos para pronta-entrega — assim, o lucro é imediato.

5. Vender cursos

Hoje em dia, existem diversas opções de cursos na internet ministrados na modalidade de ensino à distância.

Mais recentemente, o surgimento de plataformas digitais específicas não só facilitou a vida de quem quer ensinar, como também criou uma oportunidade de geração de renda para quem é bom de vendas. É possível se inscrever para ser “vendedor” de um curso e receber uma comissão por cada inscrição.

6. Aluguel de imóvel ou cômodo

Quem é proprietário de um imóvel, sempre tem a opção de alugar seu espaço como forma de suplementar a renda mensal de casa. Mas, quem vive de aluguel, também pode lucrar com sua casa se assim desejar. Na última década, foram lançados no mercado alguns serviços que permitem alugar um cômodo ou até mesmo o sofá para viajantes em uma curta temporada.

7. Serviços de transporte

Um trabalho que tem sido explorado bastante por quem deseja garantir uma renda extra é o transporte de pessoas ou encomendas. Atualmente, existem inúmeras opções de aplicativos e serviços no mercado para quem deseja trabalhar na entrega de produtos de restaurantes, mercados ou farmácias. Também é possível se especializar no transporte de passageiros por aplicativos, um serviço que já é comum em muitas cidades do país.

8. Voluntário em pesquisas

Você já ouviu falar em pesquisas de mercado? O que pouca gente sabe é que é possível se voluntariar para avaliar um produto ou serviço e, com isso, gerar uma renda extra. Essa modalidade, chamada de pesquisa remunerada, tornou-se comum principalmente depois do surgimento da internet.

9. Assistente virtual

Popularizado com o livro Trabalhe 4 Horas Por Semana, de Timothy Ferriss, o trabalho de assistente virtual é outro que ganhou espaço nos últimos tempos. Quem se compromete com essa função trabalha auxiliando empreendedores nas mais diversas tarefas administrativas, de gestão e atendimento ao cliente. O tipo de trabalho, é claro, vai variar de acordo com a área de atuação do seu contratante. Uma vantagem que permanece entre a maioria, porém, é flexibilidade de horário e lugar para exercer suas atividades. Por tudo isso, é uma das melhores ideias de renda extra.

10. Cuidar de um bichinho

Se você gosta de animais, essa é uma alternativa que, com certeza, vai agradar. Com rotinas cada vez mais frenéticas e atribuladas, nem sempre as pessoas conseguem dar toda atenção que os pets merecem e necessitam. Pensando nisso, muitas delas têm procurado cuidadores ou pet-sitters para passear com seus bichinhos durante a semana ou cuidar deles nos casos de uma ausência maior, como em viagens.

11. Trazer encomendas de viagem

Essa é uma das ideias de renda extra para quem gosta de viajar com frequência. Já existem no mercado serviços específicos para conectar pessoas que vão para fora do país com outras que buscam comprar alguma mercadoria importada. O processo é simples: você se inscreve na plataforma, indica o destino e a data da viagem e espera pelas encomendas, recebendo uma comissão após a entrega.

Gostou das dicas e ideias de renda extra? O iq te ajuda a ter controle do seu dinheiro e tomar as melhores decisões financeiras. Visite o site, baixe o app e comece hoje mesmo a construir um futuro melhor.