Cartão de Crédito Pré-Pago: como funciona e quais as vantagens? | Review iq

Por Redação IQ 360

Nos últimos tempos, o cartão de crédito pré-pago vem ganhando mais espaço no mercado e diversas marcas estão criando o seu próprio cartão pré-pago para satisfazer as necessidades do consumidor que deseja usar um cartão sem passar por uma análise de crédito.

Se você quer entender melhor o que é um cartão de crédito pré-pago e como ele pode ser útil em sua rotina, continue lendo este artigo!

Como funciona um cartão de crédito pré-pago?

Um cartão de crédito pré-pago tem o funcionamento muito parecido com o de um cartão de débito, porém é aceito em sites e estabelecimentos que só aceitam pagamentos na função crédito.

Para usar um cartão de crédito pré-pago, primeiro é necessário recarregá-lo com o valor desejado. A recarga normalmente pode ser feita via boleto ou transferência bancária, dependendo da empresa emissora do cartão.

Depois, basta usá-lo em suas compras, solicitando que o cartão seja passado na função crédito à vista ou usá-lo em transferências e saques, de acordo com as funções e condições fornecidas pelo emissor do cartão.

Quais as vantagens de um cartão de crédito pré-pago?

Está se perguntando porque ter um cartão de crédito de pré-pago? Veja as principais vantagens deste produto!

Sem análise de crédito e comprovação de renda

Para solicitar um cartão pré-pago, o consumidor não precisa passar por nenhum tipo de análise de crédito nem comprovação de renda, o que faz com que essa seja uma excelente alternativa para quem está com o nome negativado, mas precisa de um cartão.

Permite compras em lojas online e de aplicativos

Você já tentou fazer uma compra online em um site nacional ou internacional e não conseguiu por não ter um cartão de crédito? O cartão pré-pago pode ajudá-lo nisso, já que apesar de ter um modo de funcionamento similar a um cartão de débito, é operado na função crédito e, portanto, aceito em diversos sites nacionais e internacionais (dependendo da bandeira e do cartão contratado).

Além disso, com o cartão de crédito pré-pago, o cliente consegue fazer assinaturas em aplicativos como o Youtube Premium e Spotify e recarregar valores em aplicativos como o Uber.

Facilita o controle de gastos

A maioria dos cartões pré-pagos possui seu próprio aplicativo, por onde o usuário consegue visualizar seu saldo em conta e toda a movimentação feita nele, facilitando sua gestão financeira.

O cartão pré-pago pode, inclusive, ser usado para a mesada de seus filhos ou compras específicas, pois o cliente só poderá gastar o saldo que estiver em conta no momento da compra.

Uso e saques em viagens

Outra grande utilidade dos cartões pré-pagos, é o uso em viagens, pois é uma forma mais segura do que levar dinheiro em espécie para o destino. A maioria dos cartões pré-pagos permitem saques em caixas eletrônicos da Rede 24Horas, além do uso como cartão de crédito (à vista).

Porém, é preciso verificar se o cartão é nacional ou internacional e se sua bandeira é bem aceita no local.

Quais as desvantagens de um cartão de crédito pré-pago?

Apesar de ser um produto financeiro que facilita o dia a dia dos clientes, o cartão de crédito pré-pago também apresenta algumas desvantagens. Confira abaixo!

Taxas e tarifas

Se você está interessado em um cartão de crédito pré-pago, fique atento às taxas e tarifas cobradas pelo emissor, que costumam ser bem altas. Alguns cartões cobram taxa de emissão e outros não, mas a maioria das marcas cobram taxas de saques e transferências. Por isso, esse é um produto mais indicado para operações de crédito (debitado na hora do saldo da conta).

Limite de saques e transações

Muitos dos cartões pré-pagos possuem limites de valores para saques e transações diários, então é preciso analisar também se esses limites estão de acordo com seu perfil de uso, pois se você precisar sacar uma quantia mais alta do que a estabelecida, pode acabar não conseguindo.

Não permite parcelamento

Outra desvantagem do cartão de crédito pré-pago é que ele não supre a necessidade de crédito do cliente, pois não permite o parcelamento das compras como um cartão de crédito tradicional. 

Com ele, o consumidor só consegue fazer compras que não ultrapassem o valor depositado na conta, da mesma forma que um cartão de débito, mas sem a necessidade de uma conta corrente bancária.

Quer conhecer os cartões pré-pagos disponíveis no mercado e descobrir qual é o melhor para você? Navegue em nosso site e confira nossos reviews!