Unicard Saúde: como funciona e quais são as vantagens?

Por Redação IQ 360

Unicard-Saúde

O Unicard Saúde é uma forma de aproximar a empresa dos seus colaboradores.

Com uma solução dessas, a gestão valoriza o capital humano do negócio e eleva a motivação no ambiente de trabalho. E para o colaborador, é um grande alívio nas contas do mês, já que ele obtém descontos em farmácias, procedimentos odontológicos e em outros serviços de saúde.

Se você quer saber mais sobre o Unicard Saúde ou tem dúvidas sobre os benefícios do sistema, siga a leitura. Nas próximas linhas, você vai conhecer as principais características do plano e suas vantagens para os funcionários e para a empresa.

Como funciona o Unicard Saúde

O Unicard Saúde funciona como um sistema de benefícios disponibilizado por empresas para seus colaboradores. O serviço dá acesso a descontos em farmácias, óticas e procedimentos odontológicos, além de atendimentos em consultórios odontológicos particulares.

Com ele, cada funcionário recebe um cartão por meio do qual realiza pagamentos nos estabelecimentos credenciados. Ao invés de servir como um cartão de débito ou crédito, o cartão permite que o valor da compra seja descontado diretamente da folha de pagamento.

Todos os benefícios podem ser implementados sem custos para a empresa ou o funcionário, o que caracteriza uma vantagem em relação aos demais planos de saúde corporativos. O sistema existe desde 1983 e atualmente tem cerca de 340 mil usuários.

Benefícios do Unicard para os colaboradores

A partir dos tópicos a seguir, conheça as vantagens do cartão Unicard Saúde para os colaboradores da empresa:

1. Taxa zero

Uma vantagem atraente para o bolso é que o funcionário não paga nenhuma taxa, mensalidade ou anuidade para ter acesso ao benefício. Ele paga apenas procedimentos e produtos adquiridos.

2. Benefício estendido a familiares

Ao adquirir o Unicard, o funcionário pode autorizar dependentes a utilizarem os mesmos benefícios. Na prática, portanto, essa possibilidade também garante uma redução de custos com saúde no orçamento familiar. Além disso, não há prazo de carência para utilizar o serviço.

3. Facilidade na compra

Outra vantagem é a facilidade na compra: o colaborador não precisa usar dinheiro para comprar itens em farmácias e óticas credenciadas. Basta apresentar o cartão e inserir a senha para efetuar o pagamento.

O débito é feito diretamente na folha de pagamento, com parcelamento sem juros em um prazo de 45 a 50 dias. Já as compras podem ser feitas 24 horas por dia, sete dias por semana.

4. Atendimento odontológico

O colaborador também pode usufruir de atendimento em consultórios odontológicos particulares com hora marcada. O Unicard oferece cobertura de todos os procedimentos na área, incluindo ortodontia e próteses.

Além disso, a tabela de preços gira em torno de 50% em relação aos valores médios do mercado, e os tratamentos odontológicos podem ser parcelados em até seis vezes sem juros.

5. Benefícios em farmácias

O Unicard conta com uma rede com mais de 600 farmácias credenciadas. O colaborador pode, então, pesquisar descontos e ofertas, optando pela compra no estabelecimento com preços mais competitivos.

Já o parcelamento de itens de farmácia pode ser feito em até três vezes na folha de pagamento. O funcionário também tem acesso a preços especiais em farmácia de manipulação especializada.

6. Benefícios em óticas

Assim como nas farmácias, o colaborador tem vantagens em óticas credenciadas ao Unicard. Dessa forma, pode parcelar compras em até quatro vezes sem juros, também com desconto na folha de pagamento. O cartão pode ser utilizado para comprar diversos produtos do segmento, como óculos de grau, armações e lentes de contato.

Vantagens do Unicard para as empresas

Depois de conhecer as vantagens do Unicard para os colaboradores, é hora de entender as razões para oferecer o cartão aos funcionários. A seguir, confira quatro benefícios para a empresa:

1. Custo zero de administração

Se você estava em busca de uma vantagem financeira, é esta: o Unicard não cobra custos de administração ou emissão de cartões. Ou seja, empresa e funcionários não pagam nada. Pelo contrário: o sistema é custeado pela rede credenciada.

2. Gestão por sistema online

A gestão do benefício dos colaboradores é feita totalmente online por meio do sistema do Unicard. Com ele, é possível centralizar uma série de comandos, entre eles:

  • Cadastrar colaboradores
  • Incluir dependentes autorizados para uso do benefício
  • Estabelecer limite individual de consumo para cada funcionário
  • Efetuar bloqueio do benefício em caso de rescisão
  • Consultar saldos.

3. Facilidade de implementação

Outra vantagem é a facilidade de implementar o sistema na empresa. Para isso, o gestor só precisa gerar o arquivo dos funcionários. Os processos de importação, emissão de cartões e geração de layout para importação ficam por conta do Unicard.

4. Valorização dos colaboradores

Por fim, vale lembrar que oferecer benefícios de saúde é uma forma de valorizar o capital humano do negócio. Dessa maneira, a empresa demonstra que se preocupa com o bem-estar físico e financeiro do colaborador, o que contribui para elevar a motivação no ambiente de trabalho.

Gostou do artigo? Então acesse o site do iq e confira outros conteúdos sobre o assunto.