É do Brasil: confira os MBAs brasileiros com certificação internacional

Por Maria Teresa Lazarini

A certificação internacional é um título que indica a alta qualidade de uma escola de MBA e tem alto peso na hora de escolher o curso.

melhores-mbas-brasil
Certificações como a AMBA e EQUIS garantem que a escola de MBA passou por uma rigorosa avaliação

No momento de escolher o Master in Business Administration para a sua carreira, é comum surgir a dúvida: devo fazer o MBA no Brasil ou faço fora do país? Apesar de ótimas opções estrangeiras não faltarem, o investimento em cursos no exterior pode pesar no bolso do profissional. Mas há soluções para fazer um MBA de excelência sem precisar sair do Brasil.

Atualmente, são diversas as escolas brasileiras com padrão de qualidade semelhante às instituições do exterior. Para te ajudar a conhecê-las, separamos neste artigo as escolas de negócio do Brasil que já contam com uma ou mais certificação internacional, que são acreditações que garantem a alta qualidade do MBA mundialmente. Confira.

Qual é a relevância da certificação internacional para um MBA?

A certificação internacional é um título que indica a alta qualidade de uma escola de MBA em padrões mundiais. Ela é uma espécie de selo de excelência para a instituição, uma vez que reconhecimento internacional.

Para obter a certificação, as escolas precisam passar por um longo e rigoroso processo nas mãos de órgãos avaliadores como a Association of MBAs e a Advance Collegiate Schools of Business. A avaliação analisa e classifica a infra-estrutura, o corpo docente e a metodologia de ensino da escola que oferece o MBA.

O processo para obter o título pode durar anos e custa caro para as escolas. Além disso, a validade do selo expira e a faculdade deve renová-lo para manter a acreditação.

Uma escola que consegue uma certificação internacional atendeu a requisitos de instituições e órgãos que estão ligados diretamente a práticas e exigências do mercado em termos de qualificação”, explica Cleberson Paula, coordenador geral da pós-graduação do Ibmec SP.

Sobre a relevância das certificações na escolha de um MBA, Paula lembra que o selo é importante, já que é uma acreditação internacional daquela faculdade.  “É um valor que a escola tem, dado que órgãos vão regulamentar se fornecem ou não essa certificação e se devem mantê-la ou não”, comenta o coordenador geral da pós do Ibmec SP.

As principais certificações internacionais são:

  • Association of MBAs (AMBA), da Inglaterra;
  • Advance Collegiate Schools of Business (AACSB), dos Estados Unidos;
  • European Quality Improvement System (EQUIS-EFMD), da Bélgica.

Por se tratar de certificação internacional, o Ministério da Educação (MEC) não é responsável por regular as acreditações estrangeiras.

O que é o Triple Crown em MBA?

O Triple Crown é uma maneira de classificar as escolas de MBA que possuem as três principais certificações globais, que são a AMBA, AACSB e EQUIS. Apenas 100 escolas de MBA no mundo possuem a Triple Crown e as brasileiras Insper e FGV-EAESP fazem parte desse número.

MBA: confira as escolas no Brasil com certificação internacional

Selecionamos as escolas de MBA no Brasil que possuem uma ou mais certificações internacionais. Confira quais são elas:

1. Insper

O Insper é uma das poucas escolas no mundo que possui a Triple Crown. Os produtos que a instituição, uma das mais renomadas da América Latina, oferece são: MBA Executivo, MBA Executivo em Finanças, MBA Executivo Internacional e Master em Gestão Pública.

Para quem é o MBA do Insper – De acordo com o Insper, os MBAs executivos da escola são direcionados a “executivos com experiência profissional superior a 5 anos, vivência em gestão e formações variadas, de áreas e setores econômicos diversos […] e que buscam o aprimoramento e o preparo necessários para encarar os desafios organizacionais e assumir posições de destaque no mercado de trabalho”. Leitura fluente em inglês e raciocínio lógico são requisitos considerados no processo seletivo. Saiba mais sobre os MBAs disponíveis no Insper.

2. Fundação Dom Cabral (FDC)

Em 2019, a Fundação Dom Cabral foi classificada como a 9ª melhor escola de negócios do mundo e a melhor da América Latina pelo Financial Times. A instituição tem as certificações internacionais do EQUIS e da AMBA e oferece o Executive MBA.

Para quem é o MBA da FDC – A Fundação afirma que o candidato deve ter pelo menos cinco anos de experiência em gestão e atuação profissional relevante e ascendente. É indispensável que o candidato tenha nível intermediário da língua inglesa para leitura e interpretação de textos. Saiba mais sobre o MBA da Fundação Dom Cabral.

3. Fundação Getúlio Vargas (FGV)

A Escola de Administração e Negócios da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo possui a requisitada tripla acreditação internacional (AACSB, EQUIS e AMBA). A instituição tem parceria com a Universidade Estadual de Michigan, também renomada escola de MBA. A FGV do Rio de Janeiro tem aliança com a Escola de Negócios de Manchester, que também possui possui a Triple Crown.

Contando todas suas unidades, a Fundação Getúlio Vargas tem MBAs online e presencias em diversas áreas, como Administração, Ciências Sociais, Relações Internacionais e Economia.

Para quem é o MBA da FGV – A FGV informa que seus MBAs são recomendados para “experientes profissionais interessados em especializar-se em sua área de atuação, aprimorando conhecimento e buscando cada vez mais destaque no mercado de trabalho”. Saiba mais sobre os MBAs da Fundação Getúlio Vargas.

4. Faculdade IBMEC

O Ibmec é uma instituição de ensino com unidades no Rio de Janeiro, em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte e foi a primeira escola a oferecer um MBA em Finanças no Brasil. Os cursos do Rio de Janeiro são acreditados pela AMBA.

Presencialmente, o Ibmec oferece MBA em finanças, controladoria, gestão de desenvolvimento de pessoas, gestão de negócios, gestão de projetos e em varejo digital. Online, a instituição oferece MBAs de direito agrário e ambiental, finanças, gerenciamento de projetos, gestão de negócios e gestão do agronegócio.

Para quem é o MBA do Ibmec – O coordenador geral da pós-graduação do Ibmec SP, Cleberson Paula, comenta que o MBA da instituição exige uma experiência mínima do profissional e que essa experiência é um fator importante para ele acompanhar os conteúdos que vão ser apresentados na sala de aula. Saiba mais sobre os MBAs do Ibmec.

5. Fundação Instituto de Administração (FIA)

A Fundação Instituto de Administração (FIA) é vinculada à Universidade de São Paulo (USP) e foi uma das pioneiras no Brasil a criar programas de MBA executivos. Considerada como uma das melhores escolas de educação executiva da América Latina pelo ranking da Financial Times, a FIA oferece diversos cursos dos mais variados temas, como o MBA Analytics em Big Data e o Americas MBA.

Para quem é o MBA da FIA: O público-alvo dos MBAs da Fundação Instituto de Administração é determinado de acordo com o curso em questão. No entanto, é recomendável já possuir experiência no setor abordado pelo MBA. Saiba mais informações sobre os MBAs da FIA.

6. Coppead – UFRJ

A Coppead é a escola de negócios da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Certificada pelo EQUIS, a instituição oferece o Executive MBA, um programa que conta com uma semana no exterior em uma escola de negócios parceira.

Para quem é o MBA da Coppead: A instituição procura executivos que ocupam posições em cargos sênior ou de gerência, que estão se preparando para ocupar posições executivas, que ingressaram recentemente em posições relevantes nas suas empresas ou até mesmo empreendedores e herdeiros de empresas familiares. Saiba mais informações sobre o MBA da Coppead.