Educação sem fronteiras: quais são as melhores universidades do mundo?

Por admin

melhores universidades do mundo

Separamos as dez melhores universidades do mundo segundo o QS World University Rankings 2020 e também destacamos as posições das melhores universidades brasileiras no ranking.

Se você é uma pessoa que deseja fazer intercâmbio e estudar fora ou tem curiosidade para saber quais universidades brasileiras se destacam mundialmente, o ranking das melhores universidades do mundo é para você.

Quais são as melhores universidades do mundo?

Das dez melhores universidades do mundo, cinco delas ficam nos EUA, quatro no Reino Unido e uma na Suíça.

Universidades famosas no Brasil e no mundo aparecem logo nas primeiras posições do ranking, como o Massachusetts Institute of Technology, a Harvard University e a University of Oxford. A ETH Zurich, universidade da Suíça, aparece em sexto lugar.

Mas, antes de falar das primeiras do ranking de melhores universidades do mundo, que tal vermos como as universidades brasileiras se destacam no ranking?

Brasileiras no Ranking

A universidade brasileira mais bem colocada no ranking é a Universidade de São Paulo (USP). Ela está na posição #116 do ranking, tendo melhorado duas posições em relação ao ranking anterior. Também é a terceira melhor universidade da América Latina, perdendo apenas para a Universidad de Buenos Aires (UBA; #74) e para a Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM; #103).

As outras universidades brasileiras que se destacam no ranking são: a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp; #214); a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ; #358); a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp; #439); e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp; #482).

No total, são 19 universidades brasileiras no ranking. Somente cinco melhoraram sua posição. Seis tiveram uma queda e oito se mantiveram na mesma posição.

Ranking mundial

Vamos então focar nas melhores universidades do mundo segundo o ranking.

Massachusetts Institute of Technology (MIT) – Estados Unidos

Em primeiro lugar pelo oitavo ano consecutivo está o Instituto Tecnológico de Massachusetts, ou MIT. O instituto se destaca na área de exatas, possuindo as melhores disciplinas classificadas de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Ciências da Computação e Sistemas de Informação, Estatística, Física e Astronomia e diversos outros.

Para quem pensa em mergulhar na área de exatas, o MIT é com certeza a melhor opção. Vale a pena conferir seus cursos.

Stanford University – Estados Unidos

Em segundo se encontra a Universidade de Stanford. Possui a melhor disciplina de Estudos Ambientais do ranking, mas se destaca em inúmeras outras. Possui diversos departamentos acadêmicos exemplares, como a Escola de Ciências da Terra, Escola Standford de Direito e Escola de Medicina da Universidade Stanford.

Harvard University – Estados Unidos

Em terceiro está a famosa Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. A Universidade de Harvard possui inúmeras disciplinas com a melhor colocação no ranking, como Agricultura e Silvicultura, Ciências Biológicas, Direito, Economia, História e Medicina. Sem dúvidas é um exímio centro educacional.

University of Oxford – Reino Unido

Em quarto lugar se encontra outra universidade extremamente famosa, a Universidade de Oxford. Possui quatro divisões acadêmicas que separam suas disciplinas: divisão de Humanas; divisão de Ciências Médicas; divisão de Matemática, Física e Ciências Biológicas; e a divisão de Ciências Sociais.

Possui muitas disciplinas com a melhor colocação no ranking, como Antropologia, Arqueologia, Farmácia e Farmacologia e Geografia.

California Institute of Technology – Estados Unidos

Em quinto lugar se encontra o Instituto de Tecnologia da Califórnia.  Possui diversas disciplinas extremamente bem colocadas, como Biologia, Química, Engenharia Química, Ciências Humanas e Sociais, Matemática e muitos outros.

ETH Zurich – Suíça

Em sexto se encontra a Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, ou ETH Zurich, na Suíça. O ETH possui a disciplina mais bem colocado de Ciências Terrestres e Marítimas, e é o líder de educação tecnológica no país.

University of Cambridge – Reino Unido

Em sétimo lugar se encontra a Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Possui a melhor disciplina de Anatomia e Fisiologia segundo o ranking, mas também se mantém forte na área de Matemática.

University College London (UCL) – Reino Unido

Em oitavo lugar está a o Colégio Universitário de Londres, ou UCL. A UCL é uma mega universidade que possui diversas filiais ligadas a ela, que estão espalhadas por toda Londres. Possui as melhores disciplinas de Arquitetura e Pedagogia segundo o ranking, sendo mais de 3700 cursos todo ano.

Imperial College London – Reino Unido

Em nono lugar se encontra o Colégio Imperial de Londres. Todos os cursos oferecidos pela faculdade se encontram nas faculdades de Engenharia, Medicina, Negócios e Ciências Naturais existentes na universidade.

University of Chicago – Estados Unidos

Em décimo lugar, se encontra a Universidade de Chicago, nos EUA. Ela se sobressai pelo seu mestrado em Teologia, mas também se destaca na área de Ciências Biológicas, Físicas, Sociais e Humanas e em áreas interdisciplinares.

Decidiu qual é a melhor universidade?

Se você tem um sonho de estudar nas melhores universidades do mundo, é interessante notar que não é necessário viajar muito.

A América Latina possui muitas universidades bem colocadas no ranking, e algumas brasileiras têm se destacado cada vez mais.

Ainda sim, um intercâmbio pode ser uma boa ferramenta de aprendizado e pode ser muito importante para o seu currículo e para se futuro. Para isso, o planejamento financeiro é um pré-requisito extremamente importante.

O iq está aqui para ajudar nesse quesito. O iq é uma startup que tem como objetivo ajudar os brasileiros a ter maior controle sobre suas finanças e tomar melhores decisões financeiras. O aplicativo para smartphone é uma boa pedida para ter nas mãos o controle total de seus gastos e se planejar para um futuro de intercâmbio.