Saiba tudo sobre o SAAE Angra e o serviço de água da cidade

Por Redação IQ 360

SAAE Angra

O SAAE Angra (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Angra) é uma empresa que presta serviços autônomos de água e esgoto para o município de Angra dos Reis (Rio de Janeiro), visando o atendimento das necessidades de abastecimento e saneamento para uma crescente população, bem como para os turistas das lindas praias da região.

A empresa vem implementando vários projetos, como a automação de algumas estações, visando a melhoria da qualidade de vida e dos serviços prestados. Além disso, o SAEE Angra tem investido em melhorias internas, objetivando o aprimoramento no atendimento ao consumidor. Continue lendo para saber mais!

Quais os serviços oferecidos pelo SAAE Angra?

O SAEE Angra, além de abastecer a região com água e serviços de saneamento, realiza constantes melhorias, como o novo sistema de comportas de barragens e reformas implantadas. Entre os principais serviços que a empresa oferece, estão:

  • Mudança de local de hidrômetro;
  • Instalação de hidrantes;
  • Ligação de esgoto;
  • Instalação e leitura de hidrômetros.

Serviços online para as contas de água

O SAEE Angra também oferece vários serviços virtuais para os clientes. Além da 2ª via da conta, na página da agência virtual do SAEE Angra é possível ter acesso a informações que ajudam a ter um melhor controle nos pagamentos, bem como obter uma visão geral sobre os hábitos de consumo:

  • Comprovantes das contas pagas — emite um espelho das faturas quitadas;
  • Tipo de entrega da fatura — é possível solicitar uma cópia ou recebimento do documento sempre por e-mail;
  • Simulação do valor da conta — possibilita saber o valor aproximado da próxima conta com antecedência;
  • Simulação do parcelamento da dívida — permite calcular como ficariam as parcelas para a quitação de uma dívida;
  • Histórico do consumo — possibilita conhecer os hábitos de consumo;
  • Extrato de débitos — viabiliza uma consulta simplificada e unificada de todos os débitos.

Um dos principais serviços implantados pelo SAEE Angra é o sistema “Contas online”, que tem como objetivo proporcionar transparência, agilidade e qualidade nos serviços prestados. Trata-se de um sistema que permite a leitura de hidrômetros e emissão de faturas simultaneamente.

Como tirar a segunda via da conta do SAAE Angra?

O SAAE Angra oferece diversas maneiras de acesso à 2ª via da fatura, possibilitando que o cliente opte pela mais conveniente, como atendimento pelo portal de serviços, pelo SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) ou presencial.

Portal de Serviços

Essa é uma maneira prática e cômoda de o cliente obter a 2ª via do boleto de pagamento. O portal de serviços (ou agência virtual) é intuitivo e muito fácil de navegar. Veja o passo a passo:

  • Acesse o portal e cadastre-se;
  • Clique na opção “segunda via” do menu superior;
  • Espere carregar a página totalmente no navegador;
  • Preencha o primeiro campo com o número de matrícula do imóvel (ou o código de ligação, se for o caso);
  • Digite o código de segurança e clique em “entrar”;
  • Selecione a fatura desejada;
  • Clique em “imprimir boleto”.

Atendimento por meio do SAC

O Serviço de Atendimento ao Consumidor pode ser acionado via telefone, em horário comercial (das 9h às 17h), pelos números (24) 3377-6621 / (24) 3377-6551. Além disso, o cliente pode entrar em contato pelo e-mail: saae@saaeangra.com.br.

Atendimento presencial

Alguns preferem o atendimento presencial, sem a intermediação de máquinas. Para tanto, o cliente deverá se dirigir a qualquer agência SAAE, levando documentos pessoais de identificação e a última fatura recebida. Caso prefira, o atendimento poderá ser feito no horário comercial, na sede da empresa, localizada na Praça Guarda Marinha Greenhalgh, 59 B, Angra dos Reis (RJ).

Como manter as contas em dia com a ajuda do iq?

Uma das primeiras providências que o consumidor deve tomar para conseguir manter as contas em dia é reduzir o consumo de água, já que o uso em excesso representa um gasto extra que pode comprometer as finanças pessoais, gerando atrasos e inadimplências. Além disso, é um fator de grande impacto para o desequilíbrio do meio ambiente.

Para que isso não ocorra e as faturas sejam pagas em suas datas de vencimento, a dica é efetuar o cadastro da conta SAAE em um aplicativo como o Iq. Trata-se de um sistema que permite o pagamento de contas de maneira automática, evitando atrasos, cobranças, multas e até corte no fornecimento de água. Além disso, o tempo que seria utilizado para pagar a conta pode ser aproveitado de outra forma.

O aplicativo também possibilita o pagamento das contas com cartão e emite alertas de datas de vencimento. Com ele, é possível gerenciar os gastos mensais, pois o sistema reúne os dados de todas as contas em um mesmo local virtual e gera relatórios e gráficos. Dessa forma, é possível ter uma visão dos gastos por tipo de conta.

A importância de controlar as finanças pessoais

O controle das finanças pessoais é fundamental para que a pessoa não exceda nos gastos e fique sem condições de efetuar o pagamento de contas essenciais, como água, luz e gás, entre outras. Para tanto, é fundamental fazer um planejamento financeiro por meio de planilhas e poder contar com aplicativos que ajudem nessa tarefa.

Embora algumas pessoas considerem o planejamento financeiro algo chato e complicado, ele pode ser bastante simplificado com os softwares e tecnologias disponíveis. Fazer o controle das finanças possibilita pagar as contas em dia, quitar dívidas e realizar sonhos, já que o gerenciamento dos gastos favorece a poupança. Veja, a seguir, algumas dicas para fazer o controle das finanças e economizar:

  • Estabeleça objetivos;
  • Utilize um aplicativo de controle financeiro pessoal;
  • Revise os gastos supérfluos e elimine-os;
  • Evite novas dívidas;
  • Participe de programas de fidelidade;
  • Prefira um cartão de crédito que ofereça descontos em cinemas, estacionamentos e outros;
  • Pague as contas em dia;
  • Poupe sempre que possível.

Como vimos, o SAAE Angra fornece serviços autônomos de água e esgoto para o município de Angra dos Reis (Rio de Janeiro), priorizando a qualidade nos serviços prestados. Para evitar prejuízos com atrasos e manter o controle do pagamento das contas em dia, é importante utilizar um aplicativo de finanças pessoais e adotar novos hábitos de consumo.