Cashback: saiba o que é e como usar para economizar muito

Por Redação IQ 360

Cashback

Muitas empresas estão promovendo benefícios para conquistar e fidelizar clientes. Programas de fidelidade e recompensas como o cashback tem se popularizado nos mais variados setores. Ao fornecer o cashback como benefício, tanto o comerciante quanto o consumidor acabam ganhando. O comerciante garante a venda e a fidelização do cliente, já o consumidor recebe de volta parte do valor gasto para economizar nas próximas compras.

Você já faz uso desse tipo de benefício? Se ainda não, continue a leitura deste artigo para entender como funciona o cashback e por que vale a pena aderir a aplicativos e programas que prometem “devolver dinheiro”. Além disso, conheça as opções disponíveis no mercado.

O que é cashback

O cashback é um programa de recompensas oferecido por empresas, lojas e marcas aos seus clientes. Esse conceito foi criado na década de 80 nos Estados Unidos. No entanto, somente por volta dos anos 2000, o cashback se tornou popular em outros países, como o Brasil.

O termo que significa dinheiro de volta, funciona da seguinte forma: quando o consumidor cadastrado em um programa de cashback faz uma compra em um estabelecimento parceiro recebe uma porcentagem do valor gasto de volta como benefício para utilizar da forma como desejar. Os percentuais resgatados variam e não há uma data de validade para seu uso.

Como funciona o cashback

Para ter acesso a esse benefício, é preciso se cadastrar em sites e aplicativos especializados nesse tipo de serviço ou aderir a programas de bancos e fintechs. Ao cadastrar seus dados pessoais em um dos sites ou aplicativos que oferecem o programa, o consumidor consegue fazer compras nas empresas parceiras do programa e utilizar o benefício na hora do pagamento para ter direito a uma parte do valor de volta.

A porcentagem revertida em crédito para os usuários pode variar de acordo com o tipo de produto ou serviço e regras do estabelecimento, por exemplo. O saldo de cashback acumulado pode ser utilizado em futuras compras nos estabelecimentos parceiros, para pagamento integral ou parcial de algum produto ou serviço.

Há ainda programas que permitem a transferência de valores acumulados para a conta-corrente do titular e entre outros usuários do mesmo programa de benefícios.

Fazer empréstimo para estudar vale a pena?

Baixe o guia que preparamos para você e confira! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Benefícios do cashback

Conheça alguns benefícios de aderir a programas de cashback

  • Economia nas compras;
  • Ganhar uma porcentagem das suas compras de volta;
  • Acumular pontos e vantagens ao efetuar compras;
  • Garantir o melhor preço em estabelecimentos parceiros;

Conheça aplicativos e programas de cashback

Confira as principais opções de soluções disponíveis no mercado que oferecem cashback como benefício aos seus clientes.

Beblue

Para ter acesso ao benefício de cashback da Beblue, o consumidor deve baixar o aplicativo e efetuar seu cadastro. Para acumular créditos que podem ser utilizados para pagar as próximas compras nos estabelecimentos parceiros, o pagamento deve ser realizado em uma máquina da Beblue, disponível nas lojas credenciadas. No momento do pagamento, o consumidor deve digitar o CPF cadastrado na conta, e instantaneamente parte do valor gasto será devolvido para o saldo do app. O saldo do cashback ficará disponível no prazo de 120 dias. Caso não seja utilizado neste período, o valor expira

Méliuz

Criada em 2011, a Méliuz é considerada uma das maiores empresas de cashback do Brasil. Possui parceria com mais de 1.600 lojas virtuais e físicas e além de oferecer cashback, a startup disponibiliza ainda, cupons de desconto e ofertas das lojas parceiras. O valor mínimo de resgate é de R$20,00 e o dinheiro, quando resgatado, vai direto para a sua conta bancária.

PicPay

O PicPay é um aplicativo que permite realizar compras pelo cartão de crédito e/ou transferências. Para cada pagamento realizado, o consumidor consegue reaver uma porcentagem mínima do valor que foi gasto. O saldo fica disponível na conta cadastrada e o consumidor poderá utilizar o valor para efetuar compras em estabelecimentos parceiros ou para transferir para outras pessoas que também utilizam a solução. Para utilizar basta baixar o aplicativo e efetuar seu cadastro.

Gostou do artigo? Então acesse o site do iq e confira nossos artigos e ferramentas que auxiliam na gestão das suas finanças.