Inteligência artificial e finanças: app Olivia é confiável?

Por Redação IQ 360

Olivia é confiável

Os empreendedores Lucas Moraes e Cristiano Oliveira são responsáveis pela criação de uma startup chamada Olivia a assistente virtual Olivia, a qual, ao aprender os hábitos de consumo de seus usuários, procura minimizar o máximo possível seus gastos mensais.

Mas, afinal de contas, será que dá para depositar sua confiança em uma tecnologia desse tipo? Olívia é confiável?

App Olivia é confiável?

De acordo com seus idealizadores, a principal barreira que a Fintech pode sofrer no Brasil é a falta de confiança da população em liberar acesso a suas contas, a sua vida financeira, para uma inteligência artificial.

Como nos Estados Unidos já existe uma cultura de Open Banking, há uma facilidade maior quando o quesito é o funcionamento desse tipo de tecnologia, lá, a fintech já está a todo vapor e já conecta mais de 14 mil instituições financeiras.

Alguns, inclusive testemunham que puderam melhorar em sete vezes sua economia e sua experiência com Olivia tem sido muito boa.

Como funciona?

Essencialmente, a mais nova Fintech Olivia analisa seu perfil de gastos e gera, por meio dessa análise, soluções que façam com que você economize. Ou seja, ela percebe seus hábitos de consumo.

Há muitos aplicativos no mercado que se propõem a categorizar seus gastos, gerar planilhas, mas, de modo geral, o propósito desses aplicativos termina aí. Já o aplicativo Olivia vai além.

Eis o exemplo de Lucas Moraes para explanar essa função: “Imagine que você abasteça seu carro no mesmo posto toda semana. A Olivia está conectada com a sua conta bancária e sabe disso. […] próxima etapa é que ela vai prever o futuro: no dia anterior ao que você costuma abastecer, recomenda um posto mais barato”, continua. É uma forma de realmente automatizar a decisão financeira — de traduzir a informação em ação.

Como ela interpreta seus dados?

Na prática, quando a pessoa abre o aplicativo pela primeira vez, a Olivia pede permissão para acessar as transações financeiras da pessoa e aprender, assim, com seus hábitos de compras.

Com o uso e o tempo, a Olivia passa a conhecer cada pessoa e começa a auxiliá-la por meio de recomendações financeiras personalizadas. Fazendo uso de inteligência artificial, a assistente chega a prever as suas próximas compras e recomenda as melhores formas para gastar seu dinheiro e esticar seu salário.

Olivia faz gastar menos?

Olivia é confiável no quesito resultados também. Naturalmente, não há uma garantia de 100% de aproveitamento da ferramenta, afinal de contas, não depende só de Olivia que essa relação seja saudável.

Pode ser que ela faça recomendações e sugestões que você não siga, ou que você não tenha comprometimento devido com o que o aplicativo se propõe a fazer,. Com isso,  perderá grande parte da experiência e pode muito bem prejudicar seu desempenho.

O que acontecem com meus dados?

Como não há uma cultura de Open Banking no Brasil, a Olivia precisa de parceria com bancos para poder funcionar. Quem é correntista da instituição parceira faz o login em sua conta do banco pelo app da Olivia, colocando sua conta e senha. O banco, por sua vez, gera um código e envia para a Olivia.

Esse código é como se fosse um documento autorizando a Olivia a acessar as informações daquela conta, mas sem que a fintech precise usar a conta e a senha do usuário.

No caso dos bancos que não são parceiros, a Olivia usa os serviços de uma empresa europeia que desenvolveu uma conexão com os bancos no Brasil e faz essa ponte.

Segurança do app Olivia

De acordo com Moraes, as informações mais relevantes de sua conta, como a senha, estão protegidas por criptografia. Assim, não há alguém que possa acessar sua conta. Nesse sentido, funciona de maneira parecida com o Guia Bolso.

Qual a reputação do app Olivia?

Por enquanto não há avaliações no Reclame Aqui sobre o aplicativo Olivia. Como teve lançamento dia 15 de janeiro aqui no Brasil, teremos de esperar um pouco mais para sabermos o que vai incomodar os usuários efetivamente.

Olivia é confiável, pelo menos tem se demonstrado bastante segura e por enquanto, bem-sucedida em sua proposta.

Organização financeira é essencial, por isso o iq tem os melhores artigos que te ajudam no planejamento e podem ser de grande valia na hora de compreender o mercado financeiro.