Histórico de contas Cemig: como acessar e fazer a consulta

Por Redação IQ 360

Consultar o histórico de contas da Cemig é uma excelente estratégia para não ser surpreendido com algum débito passado – e que pode resultar na interrupção do serviço.

Desde 1952 no comando do abastecimento elétrico do estado, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) oferece diversos canais de atendimento para o cliente fazer essa consulta.

Tradicional no setor, a empresa foi fundada pelo ex-presidente e então governador de Minas, Juscelino Kubitschek. Hoje, a companhia se consolidou como um dos maiores grupos brasileiros do segmento de energia elétrica, estando presente em 22 estados brasileiros e 774 municípios do Brasil e do Chile.

Então, quer saber como consultar o seu histórico de contas da Cemig, além de conhecer outros serviços disponibilizados online pela companhia? Continue lendo e confira!

Quer deixar suas contas em dia e parar de pagar juros por atraso?

Confira nosso guia com DICAS EXCLUSIVAS! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Histórico de contas Cemig: como consultar?

Atualmente, a Cemig é responsável quase que exclusivamente pelo abastecimento de energia elétrica no estado de Minas Gerais – a empresa chega em 96% dos domicílios mineiros.

E para os 20 milhões de usuários que a companhia tem só em MG, poder consultar o histórico de contas da Cemig é fundamental para manter o controle dos gastos mês a mês.

Pensando nisso, criamos abaixo um passo a passo detalhado para que você também consiga fazer a sua consulta.

1. Visite a página

O primeiro passo para consultar seu histórico de contas na Cemig é acessar, no site da empresa, a página dedicada ao atendimento ao consumidor.

O portal, chamado pela empresa de Cemig Atende, oferece ainda a emissão de segunda via da conta e o cadastro para receber sua fatura por e-mail. É possível também informar à companhia que você está sem luz ou atualizar seus dados cadastrais em caso de mudança de endereço, por exemplo.

Para ter acesso a todos esses serviços, o consumidor precisa buscar no site pela opção “Atendimento” e depois clicar em “Cemig Atende”. Se você preferir, clique aqui para ser direcionado para a página automaticamente.

2. Cadastre-se no sistema

Para acessar a página de autoatendimento, você deve ter em mãos seus dados de usuário e senha. Caso seja o seu primeiro contato com o sistema digital da Cemig, será necessário fazer o seu cadastro antes de prosseguir.

No rodapé da página, você vai encontrar a opção “Não possui usuário?” e pode clicar em “Cadastrar-se” para continuar. Depois disso, o sistema vai pedir que você selecione o perfil de conta que deseja criar: cliente Cemig, imobiliária ou corretor de imóveis.

Escolha a primeira opção para consultas pessoais e informe, em seguida, um endereço de e-mail e senha, além do nome, telefone e CPF ou CNPJ do titular da conta.  Se preferir, você pode seguir com o seu cadastro vinculando uma conta do Google ou do Facebook.

3. Acesse a página com seus dados

Depois que tiver concluído o seu cadastro, você pode retornar à página inicial do Cemig Atende. A partir de agora, o acesso à sua conta pode ser feito utilizando os dados de usuário e senha que você inseriu na etapa anterior.

Caso você tenha utilizado sua conta Google ou do Facebook em seu cadastro, poderá também seguir por esse caminho.

4. Demais canais de atendimento

O portal Cemig Atende não é o único canal de atendimento da companhia de abastecimento elétrico, no qual você pode consultar o histórico de contas da Cemig. Pela internet, os clientes podem ainda usar as redes sociais para falar com a empresa, enviando uma mensagem direta no Facebook ou no Twitter.

Existe ainda a opção de falar por aplicativos de mensagem, como Telegram (por meio do @cemigbot) ou WhatsApp, pelo número (31) 3506 1116. Quem preferir enviar uma mensagem por SMS pode fazê-lo pelo número 29810.

O Cemig Atende também funciona em um aplicativo disponível para dispositivos Android, iOS e Windows Phone. A companhia oferece ainda o tradicional atendimento telefônico pelos números 116 (Minas Gerais), 0800 721 0116 (demais estados) ou 0800 723 8007 (deficientes auditivos).

Informações do histórico de contas Cemig

O histórico de contas da Cemig traz algumas informações importantes para que o consumidor possa controlar seus gastos. Ao utilizar esse serviço, o cliente tem acesso às contas dos últimos 12 meses para fazer a comparação.

Além do valor cobrado em cada fatura, na página é possível observar a evolução do consumo (em kWh) e a situação de pagamento de cada conta do período.

Se você quiser, pode clicar para receber a fatura detalhada por e-mail ou baixar a versão em PDF.

Quer deixar suas contas em dia e parar de pagar juros por atraso?

Confira nosso guia com DICAS EXCLUSIVAS! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Por que consultar seu histórico na Cemig?

Quem quer manter o controle sobre seus gastos e suas despesas em dia não pode deixar de acompanhar o seu histórico de contas da Cemig. Além dos dados e valores, a página oferece um gráfico para que você tenha noção sobre como seu consumo tem evoluído durantes os meses.

Assim, você pode verificar se um aumento repentino no valor da conta foi causado por um gasto maior de energia ou por um reajuste na tarifa.

Com o histórico de contas, é possível ainda verificar o pagamento de faturas passadas e regularizar sua situação com a companhia.

Quer outra dica para manter as suas contas organizadas? Conte com a ajuda do aplicativo iq! Nossa empresa faz de tudo para que você foque sua atenção no que realmente importa, enquanto gerenciamos as suas finanças.

A plataforma permite, entre outras facilidades, a possibilidade de concentrar todas as suas contas em um só lugar. Acesse nosso site, baixe o app e veja como podemos descomplicar a sua vida.