Saiba tudo sobre a sua Cemig fatura

Por Redação IQ 360

A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) é um dos principais consórcios de abastecimento de energia elétrica do país. A empresa funciona desde 1952 e tem capital aberto, contando com 117 mil acionistas distribuídos em 44 países.

Se você é cliente Cemig, saiba tudo o que você precisa sobre a sua Cemig fatura.

Fatura Cemig: como acessar?

O cliente tem a opção de receber a Cemig fatura na forma tradicional, mas atualmente existem outras formas de visualizá-la e fazer o pagamento online. Veja como:

Segunda via

Para emitir a segunda via da sua Cemig fatura pela internet, basta acessar o site da Cemig e localizar a sessão “Cemig Atende”. Faça o login com o seu usuário e senha. Caso ainda não seja cadastrado, você pode realizá-lo no próprio site, informando os dados do titular.

Fatura por e-mail

Para passar a receber a Cemig fatura exclusivamente por e-mail, o processo é parecido. No site da Cemig, localize a opção “Conta por e-mail” e faça o seu login indicando usuário e senha. Ao fazer essa mudança é importante que você cheque a sua caixa de entrada ou spam e, caso precise, sinalize o remetente como confiável.

Aplicativo

Além de emitir a segunda via da Cemig fatura, também é possível reportar falta de luz, pegar o código de barras para pagamento e outros serviços pelo app. Ele está disponível para iOS, Android e Windows Phone.

Detalhes da sua fatura

O modelo de fatura tradicional e o modelo LIS (Leitura e impressão simultânea) possuem informações em comum, como:

  • Modalidade tarifária: seu tipo de tarifa e o subgrupo de tensão.
  • Informações técnicas: possibilita mostrar até quatro leituras diferentes.
  • Mês, data de vencimento e valor da fatura.
  • Histórico de consumo: pode exibir mais de uma leitura. 
  • Informações sobre valores das alíquotas PASEP e COFINS.

Se quiser verificar todas as informações sobre o seu consumo, você deverá solicitar uma consulta detalhada da sua Cemig fatura por meio do Cemig Atende.

É possível economizar na conta de luz?

Muitas pessoas desejam diminuir o consumo de energia para que a conta de luz fique mais barata. Você sabe o que fazer nessas situações? Veja algumas dicas:

  1. Tente usar o chuveiro elétrico no modo verão e tome banhos de, no máximo,  10 minutos.
  2. Espere para juntar uma boa quantidade de roupas para lavar de uma vez.
  3. Se tiver roupas leves, deixe-as para passar por último com o ferro desligado, assim, você aproveita o calor do aparelho sem gastar energia elétrica.
  4. Antes de comprar um aparelho, procure pelo selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) de eficiência.
  5. Tire da tomada todos os aparelhos que ficam em modo stand-by.
  6. Não guarde alimentos ainda quentes na geladeira. Também não é recomendado colocar roupas para secar atrás do aparelho.
  7. Verifique periodicamente as instalações do local para buscar fugas de energia. Desligue todos os aparelhos da tomada e todas as luzes. Se depois de alguns minutos, o medidor não parar, pode haver vazamento. Chame um profissional qualificado para verificar o problema.

Entre em contato com a Cemig

A Companhia Energética de Minas Gerais disponibiliza diversos canais de atendimento ao público. Confira os principais:

Por Whatsapp

É possível consultar seus débitos e informar a sua leitura pelo Whatsapp. Adicione o número (31) 3506-1116 aos contatos e inicie uma conversa pelo aplicativo para começar o seu atendimento. 

Via Telegram

Pelo aplicativo Telegram, é possível consultar débitos, histórico de consumo e de atendimento, reportar falta de energia e muito mais.  Para isso, tenha o aplicativo instalado e adicione o contato @CemigBot. Para iniciar o atendimento, basta informar o CPF ou CNPJ do titular, seguido do número de cliente.

Por telefone

Quem está no  estado de Minas Gerais pode entrar em contato pelo  116. Outros estados 0800 721 0116 e, para deficientes auditivos, 0800 723 8007.

Nas redes sociais

A Cemig está presente nas redes sociais com perfis no Facebook, Instagram e no Twitter.

Não perca tempo pagando boletos

O tempo que você passa para pagar os boletos manualmente pode ser usado de outras formas. Ativando o gerenciador iq, você consegue cadastrar as suas faturas e pagá-las direto no seu cartão de crédito.  Faça o seu cadastro, baixe o aplicativo e deixe de se preocupar com datas de vencimento agora mesmo.