A influência da geração millennials no mercado

Por Redação IQ 360

geração millennials no mercado

A geração millennials é aquela nascida entre os anos 1981 e 1996, conforme definição do Pew Research Center, nos Estados Unidos, e também é conhecida como geração Y ou geração da internet.

Eles vivenciaram a transição do mundo analógico para o digital em grande velocidade e costumam ter alguns comportamentos característicos. Como consequência, eles influenciam o mercado de trabalho e trazem um novo perfil de consumo.

Para esclarecer o assunto, preparamos este post mostrando as características dessa geração e como adaptar a sua empresa para contratar ou vender com os millennials.

Quais as características da geração millennials?

Cada indivíduo tem as suas características e convicções, então quando falamos em traços da geração millennials, é preciso ter em mente que isso é uma análise geral, mas que deve ser aprofundada conforme o público-alvo específico, que a empresa pretende atingir.

Porém, para entender os impactos que eles trazem para o mercado, listamos algumas características comuns entre adultos dessa geração; são elas:

  • têm grande relação com a tecnologia, com uso de aplicativos e redes sociais;
  • contam projetos de vida flexíveis;
  • mant êm um foco maior em experiência, não em bens;
  • sofrem menor influência por propagandas;
  • valorizam opinião e experiência de outros;
  • buscam resultados e são imediatistas;
  • desejam ter qualidade de vida;
  • buscam equilíbrio entre carreira e vida pessoal;
  • têm maior consciência ambiental;
  • são consumidores leais.

Como vender para millennials?

Conhecendo as características da geração millennials, é possível desenvolver estratégias mais eficazes para conquistá-los como consumidores da sua empresa. Confira algumas dicas que podem ser aplicadas.

Publicidade

Essa geração não se deixa levar por propagandas. Na verdade, é comum que eles fujam de publicidade, optando por streaming, ad blocks, entre outras ferramentas. Isso significa que a empresa precisa investir em outras formas de marketing, como o Inbound. Bem menos invasivo e focado em conteúdos de qualidade, isso aumenta as chances de conquistar o consumidor millennial.

Autenticidade

A confiança é um dos fatores decisivos antes das compras, então é importante que a marca tenha autenticidade. Questões como responsabilidade social e ambiental, veracidade de informações divulgadas e alinhamento das ações realizadas com o que é divulgado são pontos fundamentais para conseguir conquistar esse público.

Redes sociais

Se a tecnologia é grande aliada da geração millennials, quem deseja vender precisa estar presente nas redes sociais. Cada vez mais elas são utilizadas como fontes de pesquisa para conhecer novas marcas e a opinião de outros consumidores.

Além disso, é um dos principais meios de comunicação e podem ser usada     s para intermediar as vendas. Portanto, se você quer ter sucesso na sua loja, desenvolva uma estratégia de mídias sociais.

Fidelidade

A geração Y tem uma tendência maior de fidelização com as marcas. Quando tem compatibilidade entre os valores, ofertando um produto de valor e qualidade, aliada à boa experiência de clientes, é comum que eles se conectem com a empresa.

Com isso, estratégias de fidelização podem ter um retorno maior entre esses consumidores. Então, vale a pena investir na qualidade do atendimento, em programas de pontos, descontos em novas compras e outras práticas.

Como trabalhar com millennials?

Para ter sucesso com a equipe da sua empresa, também é importante saber como trabalhar com a geração millennials para obter bons resultados. Conheça algumas práticas que podem ajudar!

Estabelecer o plano de carreira

Evoluir na carreira demonstra os resultados positivos obtidos com o trabalho, então os millennials costumam ter um plano de carreira e objetivos profissionais bem determinados. Se a empresa quer manter os colaboradores em longo prazo, precisa ter esse planejamento desenvolvido para oferecer oportunidades de crescimento e reter talentos.

Horários flexíveis

Com foco em qualidade de vida e equilíbrio, as jornadas de trabalho flexíveis costumam ser diferenciais importantes para atrair e manter colaboradores da geração millennials. Além disso, o uso constante da tecnologia colabora para que eles tenham facilidade de adaptação ao trabalho remoto, que pode ser usado em conjunto com a jornada flexível. Assim, se o modelo de negócio permitir, avalie a implementação dessa estratégia.

Engajamento em causas sociais

A preocupação com o meio ambiente e sociedade são características fortes dessa geração, então eles têm um desejo de colaborar para melhorias no mundo. A dica aqui é unir o útil ao agradável — a empresa pode desenvolver programas ou participar ativamente dos já existentes, em parceria com ONGs e outras ações sociais.

Assim, os colaboradores conseguem participar dentro da própria empresa. A iniciativa do empregador em ações de responsabilidade social      também faz com que os colaboradores sintam que têm um alinhamento maior aos valores morais do negócio, o que traz mais motivação para o trabalho.

Investir em tecnologia

A geração Y é totalmente ligada em tecnologia e tem facilidade com o seu uso. Por outro lado, as ferramentas disponíveis no mercado facilitam os processos empresariais, com automação de tarefas e outras funcionalidades importantes. Então é normal que os funcionários busquem empresas que acompanhem as tendências tecnológicas e tenham modernizado as atividades.

A geração millennials engloba grande parte dos adultos ativos no mercado, principalmente na faixa entre os 25 e 35 anos, então é fundamental que as empresas saibam se adequar para conseguir vender e trabalhar com esse público.

Se você quer acompanhar mais tendências do mercado, confira agora o que é e como funciona a economia compartilhada!