Como organizar um casamento em 10 passos

Por Redação IQ 360

Saber como organizar um casamento chega a ser uma arte. Não à toa, não faltam empresas especializadas (e bem caras!) para isso.

Mas você pode aprender como organizar casamentos por conta própria e economizar um bom dinheiro!

Confira os 10 passos para aprender como organizar um casamento em nosso guia completo logo abaixo.

1. Você realmente quer uma festa de casamento?

É importante lembrar que o dia é SEU. Ou seja, você realmente quer uma festa de casamento? Essa não é a única opção e não adianta aprender como organizar um casamento se isso não é o que você quer.

Por exemplo, é perfeitamente possível preferir um cruzeiro apenas com seus parentes mais próximos. Inclusive, essa experiência pode sair ainda mais barato que uma festa tradicional para centenas de convidados.

Por isso, pense se realmente quer uma festa nos moldes tradicionais ou se prefere tentar algo diferente. Vale conversar com seu par também para que fiquem de acordo com a comemoração perfeita para ambos.

2. Decida quantos convidados serão chamados

Antes mesmo de fechar uma data para o casório, precisa decidir quantas pessoas quer que estejam nele. Ou seja, precisa pensar já em um escopo para a festa.

Por que isso é tão importante?

Pois o número de convidados será o parâmetro na hora de fechar quaisquer contratos. Se reúna com a pessoa com quem vai se casar e bolem uma lista com todas as pessoas que cada um deseja convidar.

Com um número estabelecido em mãos, todas as negociações serão mais fáceis a partir daqui.

3. Tenha um orçamento prévio

Certamente já te disseram que um casamento custou bem mais que as expectativas e é quase impossível ter orçamento ao aprender como organizar um casamento. Ainda assim, isso não é desculpa para deixar de fazer um orçamento.

Esse orçamento pode ser feito por meio de uma planilha de gastos.

Coloque todos os gastos com a cerimônia nessa planilha, por menores que sejam.

Obviamente que alguns itens serão acrescentados, substituídos ou reduzidos ao longo da organização. Porém, é importante ter um local no qual pode ver como está usando os seus recursos financeiros e conseguir se preparar de maneira antecipada.

Esses cursos online podem ser de grande ajuda para colocar as finanças em dia para organizar como usará o dinheiro na organização do casório.

4. Não deixe de cotar!

Mais uma dica financeira de como organizar um casamento, cotar e pechinchar deverão ser parte da sua rotina. Nunca pesquise apenas por um ou dois fornecedores, a não ser que eles tenham o monopólio do serviço.

O que duvidamos que exista quando falamos no mercado de casamentos. Por mais trabalhoso que seja, verá como valeu a pena ter cotado e pechinchado para o seu orçamento.

5. Elabore um cronograma

Da mesma maneira que faz no escritório onde trabalha, um casamento também precisa de organização para que saia tudo perfeito no grande dia. Por isso, é importante elaborar um cronograma com suas devidas metas e prazos.

Só assim, não ficará sem saber se algum detalhe ficou faltando, além de evitar surpresas desagradáveis quando subir ao altar.

6. Faça listas de tarefas

O cronograma é como se fosse um mapa com o que precisa ser feito até o dia do casamento. Por isso, pode ser complexo de acompanhar ou até mesmo de usá-lo para lembrar o que precisa fazer a cada dia.

Você pode facilitar isso por meio de uma lista de tarefas simplificada. Dessa maneira, você passa as informações do dia de seu cronograma para uma lista mais simples e fácil de compreender. Assim, não ficará perdido em relação ao que precisa ser cumprido no dia.

Também pode criar listas de acordo com uma categoria de tarefas, como decoração, alimentação ou relacionada aos trajes.

7. Procure dias alternativos para casar

Fins de semana são mais convenientes, já que não impede convidados que trabalham durante a semana de comparecer ao seu casamento. Por essa conveniência, também costumam ser mais caros.

Se possível e não fizer com que seu casório fique vazio, opte por dias alternativos. Períodos onde muitos costumam tirar férias também podem ajudar, como no início ou na metade do ano, na época de férias escolares.

8. Evite a pressa!

O ditado “a pressa é inimiga da perfeição” não foi dito à toa e nunca perde sua validade. Principalmente perto do grande dia, a ansiedade será maior, assim como a pressa em ter tudo resolvido.

Porém, ela pode ser a grande inimiga da sua cerimônia. Caso tenha seguido os passos anteriores, terá se organizado o suficiente para que não precise ter pressa ao longo do processo de organização.

9. Deleguem tarefas!

Vocês podem ser um casal super organizado e eficiente, mas existem muitos detalhes a dar conta, principalmente se ainda estão aprendendo como organizar um casamento. Deleguem tarefas!

Inclusive, recomendamos que contrate uma cerimonialista. Por ser uma profissional da área, ela terá indicações e mais dicas de organização para que tudo saia perfeito em seu grande dia.

Vale mencionar também a ajuda de parentes, seja colocando a mão na massa ou no bolso para ajudar um dos dias mais importantes da sua vida em algo memorável.

10. Lua de mel? Confira esses macetes!

As dicas acima vão te ajudar a montar uma base em pouco tempo para que aprenda de maneira mais fácil e rápida como organizar um casamento.

Com organização, orçamento e muita vontade de ter um dia inesquecível, todo o processo será mais fácil de suportar. Sabemos bem que a tarefa é complexa e exige perfeição e eficiência e por isso mesmo trouxemos esse artigo para te ajudar.

Mas o casamento não é feito só de festa! Já pensou sobre a lua de mel?

Ainda não? Que tal aproveitar pontos e milhas para conseguir a viagem dos seus sonhos sem gastar nada?

Confira nossos artigos ensinando como as regras do iq para maximizar seus pontos e milhas, além desse texto mostrando os benefícios do cartão Latam Pass Internacional, que te possibilita juntar milhas para fazer sua viagem dos sonhos durante a lua de mel!