Como fazer a lista de presentes de casamento perfeita para você?

Por Redação IQ 360

fazer-lista-de-presentes-de-casamento

Ganhar presentes ao casar é algo tradicional. Alguns casais já possuem bens, outros começarão a vida a dois com a troca de alianças e ainda não tem nada. Nas duas situações parentes e amigos vão querer dar presentes como forma de demonstrar afeto nesta data tão importante. Por isso, montar uma lista de presentes de casamento é algo que deve ser feito.

Para ajudar nesta etapa o Iq preparou um artigo com dicas para você montar a sua lista de presentes. Confira!

Como montar uma lista de presentes de casamento?

A montagem da lista de presentes de casamento deve ser feita em conjunto pelo casal, levando-se em consideração quais utensílios, móveis e equipamentos já possuem.

Para noivos que irão se casar, porém já possuem muitas coisas, existe a possibilidade de presentes serem convertidos em dinheiro ou serem presenteados com cotas em dinheiro. Mas isto veremos mais à frente, por isso continue lendo o artigo.

Entre os objetos que podem conter em uma lista de presentes estão: eletrodomésticos, eletrônicos, utensílios de cozinha, enxoval, móveis, objetos para decoração, entre outros . É possível pensar também a montagem da lista a partir dos cômodos de uma casa: objetos para a sala, quarto, cozinha, banheiro, quintal, escritório ou lavanderia.

Ao fazer a lista de presentes de casamento é preciso considerar algumas coisas para que tudo dê certo. Para isso é necessário que:

  • os noivos pensem a lista juntos;
  • verifiquem quais produtos realmente precisam;
  • façam a lista com antecedência de alguns meses;
  • pesquisem e escolham lojas que sejam adequadas aos interesses do casal;
  • optem por lojas com facilidades de pagamento para os convidados;
  • escolham produtos de variadas faixas de preço para compor a lista;
  • divulguem de maneira adequada para os convidados a lista.

Montar a lista de presentes de casamento

● Tipo de lista

– Tradicional: Os noivos escolhem uma loja de produtos física onde os convidados podem ir até lá e comprar os presentes da lista desejados pelo casal;

– Online: Essa é uma versão cada vez mais popular por ser muito prática. Diversas lojas que vendem produtos pela internet possibilitam aos casais a montagem de listas de presentes online. Esta é uma maneira fácil e segura que facilita para os convidados a compra do presente. Muitas empresas tem a opção dos produtos serem convertidos em crédito para a compra de outros produtos;

Cotas online: Da mesma forma que a opção anterior, a opção por cotas é feita pela internet e se refere a um presente em forma de cota de dinheiro. Muito comum para ajudar na viagem de lua de mel, as cotas são vendidas por sites especializados que também oferecem outros serviços de casamento. Estes sites cobram uma porcentagem do valor arrecadado dos presentes.

As cotas de presente são frações de alguma oportunidade ou experiência (viagem, passeio, jantar) convertidas em dinheiro que ajudam os recém-casados a pagarem a lua de mel, ou a utilizarem o dinheiro para gastarem como bem entenderem.

● Valores

Os valores dos presentes que constam na lista devem levar em consideração que nem todos os convidados tem o mesmo poder aquisitivo e nem a mesma proximidade com o casal.

Dessa forma é preciso que a lista de presentes de casamento seja democrática e tenha produtos que contemplem uma grande variedade de possibilidades.

O ideal é não exagerar nem para mais e nem para menos. Os noivos na hora de montarem a lista podem estipular um valor mínimo e um máximo para os produtos que estarão na lista.

Esta é a melhor maneira de ganhar mais presentes, pois todos que puderem irão encontrar algo para presentear nesse momento especial.

● Como divulgar

Existe um código de etiqueta que indica não anexar junto ao convite de casamento a lista de presentes. Isto pode fazer o convidado se sentir obrigado a dar um presente. Porém esta é uma decisão do casal. Caso optem por indicar onde encontrar a lista no convite, recomenda-se que seja de maneira discreta.

O mais comum são os noivos terem as suas listas prontas e divulgarem para amigos e familiares próximos, ou para quem já tenha indicado a intenção de dar um presente. Com entes queridos sabendo onde estão as listas de casamento a divulgação está garantida, porque as outras pessoas ficarão sabendo.

Em caso de listas de presente de casamento feitas em lojas online existe a possibilidade de enviar uma mensagem por e-mail informando os convidados sobre a existência dela.

Outra forma muito útil é a divulgação da lista junto ao site de casamento. Com o avanço da internet tornou-se comum os casais ao marcarem a cerimônia e a festa terem um site para o evento.

Nestes sites encontram-se informações sobre o casamento, sobre a história dos noivos e servem para a confirmação de presença. Junto ao site destina-se um espaço para as listas de presentes e as cotas, com explicações e links para ajudar na escolha.

● Trocas e devoluções

Um lista bem montada, isto é, que foi pensada e preparada de acordo com reais as necessidades do casal, evita que trocas e devoluções ocorram.

Em todo o caso, com a possibilidade de converter o valor do produto em crédito para outras coisas, os noivos tem flexibilidade para escolher o que fazer com o presente. As lojas e sites especializados em casamento oferecem essas alternativas, inclusive é possível modificar a lista online, incluindo e excluindo produtos.

● Entrega

A entrega dos produtos é feita pela loja que os recém-casados escolheram para a compra dos presentes. Dessa forma, a entrega é responsabilidade da loja que deve realizar a entrega no endereço escolhido dentro do prazo estipulado. Se algum produto foi trocado por crédito é necessário destinar o valor para a compra de outro presente.

Nos casos de cotas e a conversão em dinheiro, o valor é depositado na conta escolhida respeitando as regras do site.

Viu como montar a lista de presentes de casamento é fácil? E para ajudar você a realizar o casamento dos sonhos o iq organiza as suas finanças, assim sobra tempo para planejar a troca dos anéis e sobra dinheiro para equipar a casa como desejar.