9 cursos online e gratuitos para colocar as finanças em dia

Por Maria Teresa Lazarini

cursos-online-financas-pessoais

Com o avanço do novo coronavírus, é recomendado que, quem puder, fique em casa para diminuir a propagação da pandemia. Se esse é o seu caso, agora é um bom momento para adquirir novos conhecimentos e finalmente colocar a vida financeira em dia. Uma das melhores maneiras de aprender sobre finanças e investimentos é por meio de cursos, como os online e gratuitos que o iq separou nesta lista.

Pegue um caderninho, escolha o melhor curso (ou os melhores cursos) para você e se prepare para organizar sua vida financeira!

1. Como Organizar o Orçamento Familiar – FGV

Criado por uma das instituições de ensino mais renomadas do Brasil, a Fundação Getúlio Vargas, o curso online e gratuito Como Organizar o Orçamento Familiar é ideal para pessoas que ainda não sabem como planejar a vida financeira. Com carga horária de 12 horas, o curso identifica o perfil financeiro dos participantes, ensina a criar um planejamento financeiro, a estruturar um orçamento familiar e a organizar as contas em caso de endividamento. Tudo isso com a expertise de Fabio Gallo Garcia, professor e Doutor em Finanças pela EAESP-FGV.

Carga horária: 12 horas
Link para se inscrever:
Como Organizar o Orçamento Familiar

SAIBA+iq: Como cobrar amigos que estão devendo?

2. Gestão de Finanças Pessoais – Banco Central

O Banco Central do Brasil desenvolveu esse curso com uma linguagem fácil e envolvente de aprender: por meio de vídeos de animação que contam a história da família Tarcísicio, o aluno do curso consegue aprender a gerenciar o seu dinheiro e a montar um planejamento financeiro para sua família. Além disso, o curso do BC, que oferece certificado aos participantes, também aborda tópicos como consumo planejado, crédito, endividamento, poupança e investimentos.

Carga horária: 20 horas
Link para se inscrever:
Gestão de Finanças Pessoais

3. Educação Financeira para Jovens – CVM

Voltado para jovens, este curso da Comissão de Valores Mobiliários aborda os principais assuntos de finanças pessoais e orienta o aluno a planejar suas finanças pensando no curto e no médio prazo. Os módulos também ensinam a relevância dos investimentos para alcançar objetivos e diferencia suas características com as da poupança.

Carga horária: 15 horas
Link para se inscrever:
Educação Financeira para Jovens

4. Como Economizar Em Tempos De Crise – FGV

Se tem um curso que se adequa ao momento atual, esse curso é o Como Economizar Em Tempos De Crise, da FGV. Com uma recessão econômica fruto da pandemia do coronavírus batendo na porta, é hora de aprender a economizar para ter todas as contas em dia e não ficar endividado. De maneira prática e didática, o curso te ajuda a responder perguntas como: “eu preciso ou eu quero isso?”, “comprar à vista ou a crédito?” e “qual é o objetivo de administrar meu dinheiro?”.

Carga horária: 8 horas
Link para se inscrever:
Como economizar em tempos de crise

SAIBA+iq: Como pagar meia no cinema sem ser estudante?

5. Matemática Financeira Básica – CVM

Saber conceitos básicos de matemática financeira é uma mão na roda para ter sua vida financeira organizada. Afinal, para saber se precisamos de um empréstimo, um financiamento ou para escolher o melhor investimento devemos levar em conta conceitos básicos de matemática financeira. Neste curso da CVM, você terá uma introdução sobre o assunto e irá conhecer aplicações práticas para te ajudar a entender melhor serviços financeiros que aparecem no seu dia a dia.

Carga horária: 5 horas
Link para se inscrever:
Matemática Financeira Básica

6. Introdução ao Tesouro Direto – Tesouro Direto

Em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf), o Tesouro Nacional lançou 3 módulos de curso sobre Tesouro Direto, uma das formas de investimento mais acessíveis e recomendadas para quem quer começar a investir com pouco. Este primeiro módulo introduz ao aluno as principais características do investimento. Os outros módulos estão disponíveis para download na mesma página.

Link para se inscrever:
Introdução ao Tesouro Direto

A planilha de orçamento para organizar sua vida financeira

Baixe e tenha acesso

E-mail enviado com sucesso.

7. Poupança e Investimentos – CVM

Este curso da CVM aborda três temas essenciais quando o assunto é organizar as finanças. No primeiro módulo, o curso ensina a criar um planejamento financeiro e um orçamento doméstico. No segundo, ele aborda dívidas e consumo e ensina dicas para economizar no dia a dia. Já o terceiro módulo é mais aprofundado na diferença entre poupar e investir e em conceitos como inflação e perfil de investidor.

Carga horária: 15 horas
Link para se inscrever:
Poupança e Investimentos

SAIBA+iq: O que é conta poupança?

8. Finanças Pessoais e Investimentos em Ações – B3

Além de ensinar didaticamente conceitos que você precisa saber para cuidar do seu dinheiro, como juros e orçamento, este curso da B3, disponível numa playlist do Youtube, também fornece uma planilha de orçamento completa para organizar seus gastos. O professor também explica tópicos iniciais sobre o mercado de ações de uma maneira que torna o assunto menos assustador que parece.

Link para assistir:
Finanças Pessoais e Investimentos em Ações

SAIBA+iq: O que são fundos de investimento em ações?

9. Como planejar a aposentadoria – FGV

Por último, não podíamos deixar de listar um curso sobre aposentadoria. Deixar sua vida financeira em dia também consiste em planejar o seu bolso para o futuro. Este curso da FGV ensina a planejar a aposentadoria de maneira consciente para que você consiga alcançar seus objetivos nesse período da vida.

Carga horária: 10 horas
Link para se inscrever:
Como planejar a aposentadoria

Agora que você já sabe quais são os melhores cursos de finanças pessoais, falta só mais um passo para organizar sua vida financeira: utilizar o iq Contas. Com o aplicativo, disponível para Android e IOS, você cadastra suas principais contas para pagamento automático com o cartão de crédito e tem acesso a gráficos de consumo sobre elas. O iq deixa seus pagamentos todos em dia para você organizar sua vida financeira de vez e não se preocupar mais com multas de atraso. Tenha acesso aqui: