Vale a pena abrir conta em mais de uma corretora?

Por Bruno Freitas

corretora_diversificação

São inúmeras as corretoras de valores no mercado financeiro. Rico, Easynvest, Modalmais, Guide, Clear e XP Investimentos são alguns dos nomes que aparecem em toda conversa sobre investimentos. Elas também já foram analisadas pela equipe do IQ. Olhamos o pior e melhor de cada uma para mostrar qual seria a ideal para você.

No entanto, uma pergunta ficou no ar: “Se todas as corretoras têm qualidades e defeitos, não seria bom investir em mais de uma corretora e aproveitar o melhor de cada uma?” É sobre isso que vamos procurar responder. Será que vale a pena abrir várias contas?

SAIBA+IQ: Tá ligado nessa nova forma de investimento? Tudo sobre o LIG

Vale a pena abrir conta em mais de uma corretora?

Quer uma resposta curta e direta: sim, vale a pena abrir conta em mais de uma corretora de valores. É uma boa estratégia para seus investimentos e pode garantir maiores ganhos para você.

Essa estratégia também permite comparar a rentabilidade de diferentes títulos, para encontrar as menores taxas para determinados investimentos. Por exemplo, há corretoras focadas em renda fixa que tem taxas de corretagem mais baixas e outras que tem o Tesouro Direto como carro-chefe e, por isso, não cobram taxas.

Recomendamos que você utilize mais de uma corretora para seus investimentos. Mas vamos explicar com mais detalhes os motivos:

SAIBA+IQ: Ibovespa: o que é o índice Bovespa?

Abrir conta em mais de uma corretora não tem custo nenhum

Não é cobrada taxa alguma para abrir conta em uma corretora de valores. Assim, é possível ter conta em quantas quiser, sem pagar nada pela manutenção. O único gasto é o tempo para o preenchimento do cadastro. Mas também vale frisar que tem sido cada vez mais rápido passar por esse processo. Antes o cliente esperava alguns dias para poder começar a investir, algo que hoje acontece em poucas horas.

Assim, é interessante pensar em ter uma conta nas corretoras que mais se destacam, assim será possível usar o melhor de cada uma delas em diferentes estratégias de alocação.

SAIBA+IQ: O que são Robôs de investimentos?

Abrir conta em mais de uma corretora garante melhores taxas

Ser cadastrado em múltiplas corretoras permite encontrar as melhores taxas para cada operação. Além disso, é possível comparar os títulos de uma maneira muito mais abrangente. Assim, além dos CDBs oferecidos por uma corretora, você consegue comparar com a oferta da concorrente. Aquele com a melhor rentabilidade é o ideal para você investir.

SAIBA+IQ: Os ETFs podem ser a sua porta de entrada na bolsa

Tem mais títulos disponíveis para você

Além da rentabilidade, uma oferta maior de títulos ficará disponível para sua avaliação em diferentes corretoras de valores.

Apesar de as corretoras independentes funcionarem como um marketplace, mostrando para seus clientes investimentos emitidos por diferentes companhias financeiras, elas não têm todos os títulos na sua prateleira. Sempre terá algum que está apenas na concorrente. Por isso, ter conta em mais de uma corretora garante acesso a todas essas opções, o que, no fim, vai gerar mais ganhos para a sua carteira.

SAIBA+IQ: Bitcoin em busca dos 500% de valorização em 2019

Usar as qualidades das corretoras a favor do seu dinheiro

Ser cliente de diferentes corretoras de valores também permite usar as qualidades de cada uma delas favor do seu dinheiro. O cliente pode aproveitar os carros-chefes de títulos de renda fixa ou algum tipo de investimento específico, como a renda variável. As vantagens são menores taxas e mais opções para investir.

Para entender um pouco de cada uma dessas corretoras, recomendamos navegar nos textos de análise sobre elas. Leia Qual a melhor corretora de valores para investir?

SAIBA+IQ: Os segredos do sucesso do Starbucks

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!