Uber é seguro? Saiba como aumentar sua proteção

Por Redação IQ 360

Sinônimo de revolução no quesito mobilidade urbana, o aplicativo Uber agilizou a vida de milhões de brasileiros desde que foi implantado no país e, ainda, abriu novas oportunidades de geração de renda. No entanto, muita gente questiona se o Uber é seguro.

Como nem tudo é prefeito nas relações humanas, sempre há pontos positivos e negativos a serem observados. Para você ter um panorama geral sobre essa reflexão, elaboramos este post para auxiliá-lo em suas decisões. Confira!

Descubra se o Uber é seguro

Primeiramente, a empresa exige o cumprimento de vários critérios para que um motorista se inscreva no aplicativo, além de fazer uma varredura nos antecedentes por meio de análise de dados em parceria com o governo federal.

Dessa maneira, pessoas que tenham antecedentes criminais, que omitiram informações no cadastro ou que estejam com a CNH inválida não conseguem a aprovação para atuarem no aplicativo.

Além disso, o Uber conta com uma ferramenta que rotineiramente faz uma verificação da identidade do motorista por meio de um pedido de selfie, ou seja, existe uma preocupação da empresa com a segurança dos usuários.

Outro detalhe é que o motorista só consegue trabalhar se tiver carros fabricados a partir de 2008 na modalidade UberX, com ar condicionado e quatro portas. Em algumas cidades, só são permitidos veículos com até oito anos de existência.

Além disso, há motoristas inscritos no UberConfort que necessitam de, no mínimo, 100 viagens registradas, além de boas avaliações por parte dos clientes.

Inclusive, o fato de os passageiros poderem avaliar os motoristas também contribui com a qualidade do serviço.

O aplicativo também disponibiliza ferramentas que auxiliam no constante acompanhamento do trabalho dos motoristas inscritos. Caso cometam alguma falha grave, podem receber punições, inclusive a retirada definitiva do serviço.

Os motoristas têm que manter uma média alta nas notas recebidas pelos usuários. Caso contrário, também podem ser banidos do Uber.

Outro ponto importante é que tudo fica registrado por meio de GPS, ou seja, a empresa recebe, em tempo real, informações sobre os deslocamentos. Com isso, caso alguém esqueça algo de valor dentro do carro, pode solicitar rapidamente a devolução por meio do próprio aplicativo.

Dessa maneira, podemos afirmar que o Uber é seguro. No entanto, existem implicações que fogem do controle da empresa, como a violência urbana. Por isso, as pessoas precisam tomar medidas preventivas, como veremos agora.

Veja como andar com segurança no Uber

Muitas vezes, compartilhar um deslocamento com outros passageiros pode ser mais seguro e econômico. A opção pode ser solicitada por meio do UberPOOL.

Outro detalhe importantíssimo é sempre verificar se a bateria do seu celular está carregada, pois caso o aparelho desligue, você pode ter a viagem cancelada, sendo um fator de risco, dependendo do lugar em que esteja aguardando.

Além disso, existem muitos outros detalhes que merecem a sua atenção no quesito segurança.

Espere o Uber em locais protegidos

A segurança é uma premissa que deve corresponder a atitudes preventivas por parte de todos: empresa, motoristas e usuários. Sendo assim, uma boa dica é sempre aguardar pelo carro em um local seguro.

Observe se há câmeras de monitoramento por perto, boa movimentação de pessoas, seguranças etc.

Identifique o motorista e o carro

A identificação do motorista e do carro é uma atitude que deve ser corriqueira na utilização do aplicativo. Assim, certamente você terá uma garantia a mais para evitar possíveis percalços.

O próprio Uber fornece as informações após a solicitação do carro, ou seja, trata-se de mais uma medida preventiva.

Analise a reputação do motorista

Como dissemos acima, os motoristas são constantemente avaliados e têm exposta a percepção dos passageiros sobre o serviço prestado.

Por isso, é válido observar esse detalhe, pois ele ajuda a evitar contratempos ou até mesmo situações que possam ser desagradáveis.

É importante informarmos que os motoristas que têm notas abaixo de 4,6 correm o risco de serem suspensos e até perderem o direito de continuar prestando o serviço para o Uber.

Fale com alguém sobre o deslocamento

Quem está em deslocamento pelas ruas precisa sempre avisar alguém de confiança sobre a rotina. Mande uma mensagem dizendo em que lugar está e para onde está indo.

É uma atitude simples que contribui com a segurança e traz tranquilidade.

Cancele a corrida em caso de suspeita

Caso você perceba algo incomum, é possível cancelar a corrida pelo próprio aplicativo.

O passageiro também pode pedir ao motorista que pare antes do destino se perceber algum comportamento inadequado. São atitudes que auxiliam na melhoria da segurança na utilização do Uber.

Ligue para as autoridades de segurança

O próprio Uber conta com um canal de contato direto com a polícia, ou seja, se você se sentir inseguro em uma viagem, pode solicitar a ajuda de uma autoridade de segurança.

A empresa assegura que mantém os números de telefones assim como endereços dos usuários em sigilo no chamado U-Sigilo. Dessa maneira, você tem uma garantia a mais para fazer denúncias sobre possíveis problemas ao longo dos deslocamentos.

Conheça as vantagens de viajar de Uber

A principal vantagem de viajar de Uber é a economia obtida em comparação aos táxis tradicionais. Ao compartilhar um deslocamento, o preço chega a fiar mais barato do que um transporte público.

A segurança também pode ser considerada um ponto positivo, tendo em vista que a empresa investe pesado em soluções para sempre manter a integridade dos passageiros e motoristas preservadas.

A experiência do usuário é outro aspecto que recebe inúmeros investimentos por parte da empresa. Inclusive, as avaliações são exatamente para focar na constante melhoria do serviço.

Além das vantagens existentes para os passageiros, é inegável o quanto o Uber auxiliou na geração de renda de muitos brasileiros, assim como na vida de pessoas de mais de 600 cidades ao redor do mundo.

Atualmente, inúmeros motoristas vivem do aplicativo e chegam a ganhar bem mais em comparação a antigos trabalhos com carteira assinada.

Portanto, de um modo geral, como evidenciado nos fatores apresentados neste post, podemos afirmar que o Uber é seguro e pode ser uma boa escolha para o seu descolamento nos centros urbanos.

E aí, você acha que é mais vantajoso se deslocar com carro próprio ou Uber em sua cidade? Saiba a resposta neste post!