Caema 2ª via: todos os passos para emitir a fatura online

Por Redação IQ 360

Você deseja emitir a 2ª via Caema de maneira totalmente digital? Então, saiba que o processo é mais fácil do que você imagina. 

A Caema é a Companhia de Saneamento do Maranhão. Fundada em 1967, atende a 217 municípios do estado, uma população de quase 2,5 milhões de pessoas. É responsável pelos serviços de água e esgoto de uma das maiores regiões do Nordeste. 

Atualmente, possui um corpo de mais de 1.600 colaboradores, que atendem 156 sistemas de abastecimento de água. Do início da empresa aos dias atuais, saltou de 4% de penetração para 74% no estado, alcançando um percentual de 91% da população

Dada a sua importância, os clientes devem tratar como prioridade o pagamento dos débitos pendentes. O consumidor recebe a conta de água diretamente em sua casa, mas são comuns os casos de extravio, perda ou mudança de endereço, por exemplo. Nessas situações, emitir a 2ª via Caema é a solução.

Se você deseja saber como fazer isso, quais são os valores pagos e locais para realizar a quitação, continue a leitura. Neste artigo, vamos explicar tudo que é necessário para manter os serviços essenciais da Caema em sua residência. 

Caema 2ª via online: passo a passo

Solicitar a 2ª via Caema é um processo bem simples. Você pode realizá-los online, necessitando apenas do acesso à internet e um dispositivo de conexão. A seguir, veja um passo a passo sobre como fazer isso. 

Passo 1: entre no site da Caema

O primeiro passo consiste em acessar o site da Companhia de Saneamento do Maranhão. A seguir, clique em “2ª via de contas”. O ícone está no menu central, na parte intermediária da interface da página. É o segundo botão da esquerda para a direita. 

Passo 2: Insira os dados requisitados

Na sequência, o solicitante deve apenas inserir o número da matrícula da conta em questão. Para fazer isso, preencha o campo indicado como “matrícula” e, a seguir, clique em “ok”.  Esse número está no topo da conta. Portanto, basta acessar uma das faturas antigas para encontrá-lo. 

Passo 3: Selecione a fatura

Na sequência, identifique a fatura para a qual você quer emitir a segunda via. Ela estará disponível no formato PDF. Para imprimi-la, certifique-se de estar conectado a um mecanismo de impressão e realize os processos necessários. 

Prontinho! Com o documento em mãos, você pode quitá-lo sem maiores problemas. 

Informações da fatura Caema

A sua fatura Caema contém uma série de informações. Por exemplo, os dados do cliente (nome e endereço), os dados cadastrais, dados da medição, dados de faturamento, histórico de consumo e dados de qualidade da água. Além, é claro, do valor total a ser quitado e a data de vencimento. 

Outros campos dizem respeito a avisos, nos quais a empresa presta contas ou notifica sobre qualquer questão. Além disso, há o código de barras e linha digitável, que facilita o pagamento por meio de leitores digitais ou manualmente, por meio do número. 

Se preferir, o requerente pode solicitar a 2ª via do documento nas lojas de atendimento presencial. A lista de localidades se apresenta neste link

Mais uma solução válida é o aplicativo da Caema. Infelizmente, ele só está disponível para dispositivos com o sistema operacional Android. 

A última alternativa é pelo telefone de atendimento na Companhia de Saneamento do Maranhão. Nesse caso, é preciso ligar para (98) 3219 5962 ou 0800 701 0195. Nesse caso, a fatura será enviada diretamente para o endereço eletrônico fornecido. 

A companhia também atende pelo chat do Facebook. Para utilizar esse canal, basta entrar na fanpage da empresa

Regras para a emissão da 2ª via

As regras para emitir a 2ª via Caema são bem simples. A realização do processo exige que o titular more em um dos municípios nos quais a empresa é responsável pelo serviço. Além disso, deve ter em mãos o número da matrícula, disponibilizado na própria conta. 

Caema 2ª via tem custo de emissão?

Para ter em mãos a 2ª via Caema pelos meios digitais, não é necessário pagar. No entanto, caso o requerente se dirija a um dos pontos de atendimento, é possível que ele precise pagar uma pequena taxa pela impressão. 

Onde pagar a 2ª via Caema?

A 2ª via Caema pode ser paga nos Bancos Bradesco, Santander e Banco do Brasil. Além disso, há as opções da Caixa Econômica Federal e casas lotéricas. Outras opções possíveis são os aplicativos móveis, agências bancárias e internet banking

Mais serviços online da Companhia de Saneamento do Maranhão

No site da Companhia de Saneamento do Maranhão, ainda é possível realizar uma série de outros serviços. Veja só alguns dos principais:

  • Solicitação de código de barras para pagamento
  • Pagamento via cartão de crédito 
  • Loja virtual
  • Negociação de débito
  • Webmail corporativo
  • Portal do servidor
  • Ouvidoria
  • Downloads.

Agora que aprendeu como gerar a 2ª via Caema, que tal ter uma vida financeira mais organizada? Se encontra dificuldades para gerenciar várias contas no final do mês, saiba que é possível organizá-las de maneira prática e segura por meio de um único aplicativo. Se você se interessou, conheça o iq e facilite a sua rotina!