Afinal, quais são as vantagens de pagar as contas em dia?

Por Redação IQ 360

pagar as contas em dia

Você sabe quais são as vantagens de pagar as contas em dia? O planejamento financeiro, ao contrário do que muitas pessoas pensam, é fundamental, uma vez que a maioria das pessoas na vida adulta tem contas a pagar e, nos casos em que o dinheiro não é bem administrado, diversas dívidas podem ser geradas.

O grande problema de não pagar as contas em dia é que elas se tornam dívidas, e o seu valor pode ser consideravelmente aumentado, uma vez que podem incidir juros simples ou compostos sobre o valor devido e, muitas vezes, causar até mesmo a negativação do nome.

Deseja saber mais sobre os conceitos que introduzimos? Continue a leitura, pois vamos explicar detalhadamente todas as vantagens pagar contas em dia. Confira!

Confira 3 vantagens de pagar as contas em dia

Ter um planejamento financeiro, evitar o descontrole e realizar o pagamento de suas contas dias antes de seu vencimento conta com diferentes benefícios. Veja, a seguir, quais são as 3 principais vantagens de ficar atento aos seus gastos!

Evita pagar multa/juros

Uma das principais e mais óbvias razões para pagar as contas em dia é, sem dúvidas, evitar a incidência de multas e juros por atraso — fatores que fazem com que as pessoas percam facilmente o controle sobre a vida financeira.

Com o passar do tempo, as multas e juros podem atingir valores muito altos, até mesmo maiores do que o valor inicial da dívida. Como exemplo, podemos citar uma pessoa que paga R$ 100 de juros todos os meses. Em 50 anos, essa quantia poderia render quase R$ 4 milhões, considerando juros de 1% ao mês.

Apesar de pagar as contas em dia não contar como uma economia direta, é preciso considerar que os juros por mora ou os do crédito rotativo são os mais altos, portanto, geram gastos que não estavam previstos inicialmente.

Nome limpo

Ao pagar as contas em dia, você mantém o nome limpo, o que representa um grande alívio financeiro. Esse fator faz com que você tenha crédito na praça — o que aumenta o score de crédito e possibilita que compras de valores mais altos sejam realizadas com mais facilidade.

Além disso, ao ter o nome limpo, você se livra de ligações realizadas por credores e empresas de telemarketing, especializadas em realizar cobranças. Assim, você consegue realizar as suas atividades diárias sem sofrer interrupções com ligações que te lembram que as suas contas estão atrasadas.

Maiores chances de conseguir crédito/empréstimo

Como vimos, ao ter o nome limpo, as suas chances de obter crédito ou empréstimo se tornam muito maiores. Contudo, para que isso ocorra, é fundamental manter o controle de seus gastos para não se perder nos pagamentos.

Além disso, é válido ressaltar que não é eficaz buscar limpar o nome e, em seguida, contrair dívidas ainda maiores em razão do crédito maior que for disponibilizado. Dessa maneira, para evitar essa situação, é fundamental ter consciência sobre os seus gastos, e apenas contrair dívidas que você pode pagar.

Mas e se eu não conseguir pagar todas as contas em dia?

Ao não conseguir pagar as suas contas em dia, você fica sujeito a diversas cobranças e a ter o nome negativado, por exemplo, por isso é fundamental ter planejamento financeiro.

Para tanto, o ideal é buscar quitar todas as dívidas no momento em que receber o seu pagamento. Além disso, é aconselhável utilizar o saldo remanescente apenas após cumprir com todas as suas obrigações, fugindo, dessa maneira, do pagamento de juros e multas, que podem elevar consideravelmente suas contas.

Contudo, você deve estar se perguntando o que fazer nos casos em que não é possível, de nenhuma maneira, pagar todas as suas dívidas no dia correto, não é mesmo? Nesse caso, é preciso, inicialmente, observar as suas contas.

Cada conta costuma ter um tipo de cobrança por atraso, sendo que algumas contam com multas maiores e outras menores. Assim, nos casos em que não for possível cumprir com todas as suas obrigações financeiras, o ideal é priorizar o pagamento daquelas que apresentam maiores juros e, consequentemente, vão gerar prejuízos mais elevados.

Entenda os juros cobrados no atraso das contas

Como vimos, cada tipo de conta apresenta juros diferentes e, pensando em ajudá-lo nos momentos em que for preciso priorizar o pagamento de determinada conta por falta de dinheiro, vamos apresentar os tipos de cobrança das principais contas.

Em geral, os contratos de aluguel, por exemplo, costumam oferecer descontos para o pagamento em dia. Assim, nos casos em que há atraso, é comum ter que arcar com valores muito mais elevados, sendo melhor priorizar esse tipo de pagamento.

Outro pagamento que, em geral, costuma ter cobranças muito altas é o cartão de crédito, uma vez que há a incidência do chamado crédito rotativo, sendo, portanto, ideal priorizar o pagamento da fatura inteira.

No caso das contas de luz, de acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que regula as concessionárias do setor, há a incidência de multa de 2% e juros de 1% ao mês nas contas em atraso.

Já as contas de água e gás podem apresentar diferentes juros, a depender da regulação de cada Estado. Em São Paulo, por exemplo, uma fatura em atraso gera multa de 2% e 0,033% de juros ao dia, em ambas as contas.

Com relação ao condomínio, a multa costuma ser de 2% e juros de 1% ao mês, sendo que a convenção pode estabelecer valores maiores. Além disso, nesse caso, o proprietário do apartamento pode perder o seu imóvel em razão dos valores atrasados e os inquilinos podem ser despejados.

Por fim, no caso dos serviços que são regulados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), como telefone, internet, celular e TV por assinatura, o serviço pode ser suspendido parcialmente a partir de 15 dias de atraso, além da incidência de multa de 2%, há a correção monetária e juros que não podem ultrapassar 1% ao mês, sendo proporcional a cada dia de atraso.

Tenha suas finanças sob controle!

Como você deve ter percebido, existem diferentes vantagens em pagar as contas em dia, uma vez que evita a incidência de juros e multa e, ainda, mantém o seu nome limpo. Contudo, se você ainda está se perguntando como manter as finanças sob controle, vamos apresentar mais algumas dicas.

Além de, como vimos, priorizar as contas que apresentam maiores juros nos casos em que for necessário, outro ponto relevante para manter a disciplina de pagamento é usar o débito automático para não perder a data de vencimento dos boletos em razão do esquecimento.

Para ter ainda mais controle sobre as suas finanças, você pode contar com o Iq, uma startup que deseja ajudar as pessoas a terem maior controle do seu dinheiro a partir de soluções digitais seguras e transparentes, que permitem o pagamento das contas mensais em um só lugar, pagamento de contas com o cartão de crédito, definição do melhor cartão para o seu perfil de gasto etc.

Agora que você já conhece quais são as vantagens de pagar contas em dia, fique atento aos pontos que apresentamos e busque ter planejamento financeiro contando com as ferramentas adequadas, como o Iq, para usufruir de todos esses benefícios.