Como pagar boleto pelo site, app e no cartão

Por admin

pagar boleto pelo site, app e no cartão

Está cansado de pegar aquelas longas filas nas agências bancárias para acertar as suas contas do fim do mês? Então você precisa aprender a pagar boleto online com o seu cartão de crédito. É rápido, prático, e o melhor, sem sair de casa.

Se esse for o seu interesse, ou seja, otimizar o tempo, escapar das filas e ter mais comodidade, continue lendo este artigo e veja como é possível pagar suas dívidas pela internet de forma segura e eficiente.

Como pagar boleto: atenção para não errar

Antes de mais nada, é importante destacar que, atualmente, existem muitas formas de pagar boletos. Seja de maneira online, seja de modo físico, é sempre necessário tomar alguns cuidados para não ter problemas e cair em fraudes, não é?

Atenção aos prazos

É imprescindível ficar atento aos prazos de pagamento para não atrasar nem ter dores de cabeça para pedir segunda via e sofrer com os juros. Esse cuidado é muito importante quando se tem muitas contas para administrar quando você precisa começar a organizar sua vida financeira.

Revise os dados do boleto

Outra precaução é conferir as informações antes de concluir a operação financeira. Esse tipo de atitude evita que você pague contas erradas ou que programe, sem perceber, datas impertinentes. Além disso, você se previne contra fraudes.

Leia os campos mais importantes do documento

Para que essa conferência seja eficaz e certeira, basta ler os campos fundamentais do documento, como o nome do local de pagamento, do beneficiário, a data de validade e o valor. Todos esses dados devem estar de acordo com as informações acertadas entre você e o beneficiário. Caso haja algum dado desencontrado, não finalize o procedimento.

Como pagar boleto pela internet

Equivocadamente, muitas pessoas ainda acham que pagar boleto pela internet é perigoso.

Influenciadas por fantasmas de hackers estelionatários que estão sempre atentos para roubar dados e dinheiro, acabam optando por quitar seus compromissos da forma tradicional.

Há, também, aquelas pessoas que têm dificuldades de utilizar as ferramentas online de autoatendimento. Isso é muito comum, na verdade.

Por isso preparamos este post, para ajudá-lo a pagar seus boletos sem errar, seja por meio de sites ou apps. Na verdade, os serviços funcionam praticamente da mesma forma em ambas as interfaces. Veja nossas dicas abaixo:

Verifique o seu cadastro no Internet Banking

Internet Banking é a plataforma online de instituições financeiras, como bancos e operadoras de crédito. Exemplos desse serviço digital são os sites e apps, que podem ser acessados por desktop ou pelo próprio smartphone.

O primeiro passo é saber se você está cadastrado e autorizado por seu banco a utilizar essa ferramenta. Geralmente, por razões de segurança, é preciso ativar esse cadastro e obter autorização junto à instituição financeira para acessar a plataforma.

Acesse o campo destinado a pagamentos

Depois de verificar a sua situação cadastral e ativar o seu acesso ao Internet Banking, o próximo passo é clicar no menu principal e abrir uma aba com o nome “pagamentos”. O menu, normalmente, fica localizado na parte superior ou lateral da página.

Confira as informações

Antes de fazer a operação, confira as informações do boleto. Certifique-se de que é a conta certa e continue o processo. Em seguida, é preciso escolher o tipo de pagamento, ou seja, se é boleto, convênio, fatura, conta de água, luz, IPVA etc.

Há sites e apps que oferecem classes personalizadas desses serviços, para facilitar a identificação. No caso em questão, você deverá selecionar o item “boleto” e optar pelo pagamento via leitura automática de código de barras ou digitação manual.

Revise os dados antes de finalizar

Essa informação é muito importante. Não faça nada por impulso nem de modo automático. Sempre leia antes de clicar em alguma função, principalmente na hora de finalizar o pagamento.

É indispensável revisar novamente as informações do boleto antes de pagar, como o nome do beneficiário, o valor do documento, a data de vencimento e, sobretudo, a data do pagamento. Feito isso, basta finalizar a operação.

Resumão

Vai aí um resumo na forma de passo a passo para você pagar seus boletos pelo site ou app:

  • Coloque seu login e senha;
  • Abra o menu e selecione a opção de “pagamentos”;
  • Escolha o tipo de pagamento;
  • Forneça as informações solicitadas para o pagamento, como o código de barras, data do pagamento e valor (no app, basta posicionar o celular para a leitura automática do código);
  • Confirme o pagamento e salve o comprovante em alguma pasta no desktop ou celular.

Como pagar boleto com cartão de crédito

Ok, mas como é possível pagar boletos com cartão de crédito? Essa opção de pagamento via conta corrente ou cartão de crédito pode ser configurada no próprio site ou app, no momento da operação. A maior parte dos bancos, porém, cobra uma taxa de serviços para as transações feitas com crédito.

Para escapar desses encargos, é possível acessar plataformas de gestão de contas que organizam suas dívidas em um único lugar e que permitem que você faça seus pagamentos com cartão de crédito.

Dessa forma, você economiza tempo, acumula milhas, pontos e benefícios com seu cartão de crédito, controla melhor os seus gastos, evita atrasos e multas e conta, ainda, com outras facilidades.

Além disso, você pode usufruir dos direitos de quem tem cartão de crédito.

Onde mais dá para pagar boleto?

Caso você ainda não se sinta seguro em pagar seus boletos pela internet, mesmo depois de ler nossas explicações, existem aquelas formas consideradas mais convencionais de realizar essas tarefas.

Apesar de mais demoradas, trabalhosas e até menos seguras (pois você se deslocará de sua casa até um local na cidade), essas possibilidades já são muito conhecidas, como as casas lotéricas, os caixas eletrônicos e empresas terceirizadas de pagamentos, geralmente instaladas em lojas.

Existem, também, inúmeros aplicativos desenvolvidos para o pagamento de contas, bem como as plataformas online de gestão de contas, conforme mencionamos anteriormente.

Enfim, esperamos que esse artigo seja bastante útil para você, que deseja fugir daquelas filas “monstruosas” e pagar boletos com segurança, eficiência e comodidade, sem precisar sair de casa.

A tecnologia veio para ficar. Cabe a nós, então, utilizarmos as ferramentas ao nosso favor, não é mesmo?

Gostou do conteúdo? Acesse o site do iq e confira outros artigos sobre o assunto.

As informações foram úteis?

0 / 5 (0 avaliação)