Banco Digital: é seguro ter uma conta digital?

Por Redação IQ 360

banco-digital-seguro

A digitalização bancária é uma realidade e com o avanço da tecnologia os bancos digitais conquistam cada vez mais clientes. Mas é preciso muita atenção na escolha de um banco digital seguro antes de optar por essa alternativa.

Bancos digitais se caracterizam pela oferta de soluções financeiras disponíveis apenas em poucos cliques no computador ou no celular. O fato de não possuírem agências físicas e permitir que as transações sejam realizadas de maneira inteiramente digital, faz com que os bancos digitais sejam menos burocráticos e cobrem taxas menores em comparação aos bancos tradicionais.

Um banco digital é como um banco normal, a diferença é que todos os serviços financeiros como transferência, pagamentos e saques são feitos pela internet. Da abertura da conta bancária ao esclarecimento de dúvidas, todas as necessidades dos clientes são resolvidas pelo computador ou pelos aplicativos, sem precisar ir a uma agência.

Conheça os principais bancos digitais em operação hoje no Brasil

Apesar do crescente aumento na procura por serviços bancários digitais, muitas pessoas questionam se é realmente seguro ter uma conta em um banco digital. Diante de notícias sobre vazamento de dados, é muito importante avaliar a credibilidade dos bancos digitais que operam no país.

Bancos digitais são seguros?

Assim como os bancos tradicionais, os bancos digitais são regulamentados pelo Banco Central (BC). Isso garante que as contas digitais sejam protegidas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que assegura aplicações até 250 mil reais no caso de intervenção, de liquidação ou de falência da instituição financeira. Portanto, é possível afirmar que a segurança é muito semelhante à segurança das contas de bancos tradicionais.

O vazamento de dados sensíveis são um dos principais riscos em caso de falha de segurança dos bancos digitais. Mas, para evitar interceptações e ataques cibernéticos, os bancos digitais utilizam protocolos de navegação mais seguros, no qual as informações são criptografadas. Mesmo com toda a segurança, os clientes também precisam fazer a sua parte para reforçar a segurança da sua conta e seus dados:

  • Não use senhas fáceis e altere-as com frequência;
  • Cuidado com os aplicativos que você instala no seu celular;
  • Não use seu internet banking em redes públicas de wi-fi;
  • Cheque seu extrato constantemente.

Problemas mais comuns de bancos digitais

Apesar de todos os benefícios, é preciso ficar atento a alguns problemas comuns de bancos digitais antes de abrir sua conta.

  • Não há agência: Se você tem algum problema com a sua senha, para fazer uma transferência ou com algum documento, precisará resolver por aplicativo ou telefone. Muitas vezes você vai precisar ficar no telefone por muito tempo até conseguir resolver o seu problema.
  • Restrição de saque: Sacar o dinheiro também pode ser um problema, já que vai depender de onde você mora. A grande maioria dos bancos digitais é conveniado com os caixas 24h, que são muito comuns em cidades grandes. Em algumas cidades menores eles são bem difíceis de encontrar. Para melhorar isso, alguns bancos contam com saques em lotéricas, mas elas fecham de noite e final de semana. Por isso, é preciso ficar atento.
  • Mau atendimento: A digitalização do atendimento pode gerar dificuldade de comunicação, principalmente para pessoas que têm pouca familiaridade com a tecnologia. Afinal, seja para abrir solicitações ou tirar dúvidas, os clientes devem recorrer aos canais digitais, como os chats. Apesar de trazer agilidade, pode ser muito difícil resolver problemas mais complexos.

Ficou interessado em abrir uma conta em banco digital?

O processo de abertura de uma conta digital costuma ser mais simples do que o de uma conta convencional. Confira o passo a passo para abrir uma conta em um banco digital seguro:

  • Acesse o portal ou baixe o aplicativo do banco digital de sua escolha;
  • Faça um cadastro inicial pelo site ou pelo aplicativo;
  • Preencha os dados pedidos pela instituição financeira;
  • Faça o envio de fotos dos documentos solicitados (como RG ou CNH e comprovante de residência);
  • Envie uma selfie segurando o documento de identidade;
  • Assine um contrato digital.

A maioria das instituições que oferecem conta digital não cobram anuidade de seus clientes. Se você tiver algum problema com a sua conta, você pode resolver tudo usando o aplicativo do seu banco. Além dessas facilidades todas, você ainda pode contar com alguns bancos digitais que oferecem depósito de cheque, emissão de boleto e investimentos através do aplicativo.

Gostou do artigo? Então acesse o site do iq e confira outros conteúdos sobre o assunto.