Conta Digital do Banco N26: como funciona?

Por Redação IQ 360

n26 conta digital

Já imaginou ter uma conta bancária na Europa sem precisar sair de casa? Para muitos brasileiros considerar essa ideia parece uma coisa muito distante, mas hoje em dia, graças às facilitações da internet, isso deixa de ser absurdo. Com o Banco N26 será possível suprir essa necessidade e concretizar essa ideia.

Com sua fundação em 2013, o Banco N26 conta digital é uma startup financeira de berço alemão, sediada em Berlim. A proposta é ser um banco completamente digital, sem agência física.

Tudo é feito pela internet, desde a abertura da conta às transações financeiras. O Banco N26 tem autorização para atuar pelo Banco Central Europeu e se espalhou por mais de 24 países e já conta com mais de um milhão de correntistas.

Além disso tudo, a abertura da conta é simples e gratuita, demora apenas oito minutos para ser efetuada.

Como funciona o Banco N26

O N26 bank teve sua fundação na Alemanha por Valentin Stalf e Maximilian Tayenthal, no ano de 2013. Tendo sido considerado o primeiro banco digital na Europa e também líder do seguimento no continente, a fintec em pouco tempo se expandiu para outros países da Europa.

Atualmente está disponível para residentes de 24 países do continente europeu e pretende ser lançado no Brasil em 2020.

Inicialmente o N926 operava como uma plataforma de Wirecard e teve sua licença do Banco Central Europeu Europeu e do BC Alemão obtida em 2016.

Assim, o funcionamento do banco se dá por meio de um aplicativo ou pelo próprio site do banco, por meio dos quais é possível gerenciar sua conta, fazer transações e tudo o que um banco te dá direito.

Para operações bancárias, como saque, por exemplo, o Banco N26 conta com parceria da Mastercard.

Ao passo que o banco funciona completamente on-line, ou seja, sem agencias físicas, os clientes que aderirem ao banco recebem um cartão de débito de bandeira da Mastercard que pode ser usado para saques em caixas eletrônicos e pagamento em débito.

É possível fazer cinco saques por mês em qualquer país do mundo, e, ainda, no caso da União Europeia, não há taxa adicional alguma. No caso de outras regiões, há apenas a cobrança do valor de conversão de moedas.

No caso de transações entre contas bancárias com moedas diferentes, a parceria se deu com a Transferwise. O N26 conta digital funciona de maneira integrada a ela para que os custos de operação sejam reduzidos, bem como o tempo da mesma.

Quais as taxas do Banco N26?

Não há taxas para a abertura da conta no Banco N26 conta digital no modelo Standart. A utilização é gratuita e não há necessidade de pagamento de manutenção. Ainda, neste modelo, o cliente tem a possibilidade de fazer 5 saques mensais gratuitos na União Europeia.

 Há, no entanto, a versão premium, a qual foi batizada N26 Black. Seu custo é de € 9.90 por mês e tem lá suas vantagens em relação ao modelo Standart.

Na versão premium, o cliente pode fazer saques ilimitados em qualquer país do mundo. No caso de quem viaja bastante, pode ser mais vantajoso se aventurar pelo modelo Black.

Quem pode fazer a conta?

Para se tornar cliente do Banco N26 é preciso estar de acordo com alguns pré-requisitos:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Ter algum dos documentos de verificação. No caso dos brasileiros, é possível utilizar o passaporte;
  •  Possuir endereço em algum dos países da zona do euro ou em qualquer dos países que o N26 já atue;
  • Ter celular compatível com o aplicativo do N26 conta digital. Sem ele, não será possível realizar as operações. Afinal de contas, tudo é digital;
  • Por último, mas não menos importante, não é possível ter mais de uma conta N26, sendo assim, na hora de se cadastrar, não pode constar conta anterior em seu nome.

Passo a passo: como abrir uma conta no Banco N26

Abrir uma conta no Banco N26 é fácil e rápido, basta seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o site do banco e clique em “Open Bank Account”;
  2. Escolha o país de residência ou país de atuação do banco que desejar e tiver endereço confiável. Aqui é necessário prestar bastante atenção, pois, no caso da escolha de Brasil, você terá que esperar até que o banco comece suas atividades no Brasil efetivamente;
  3. Realize o cadastro de acordo com as informações que são requisitadas;
  4. Selecione o modelo de conta que desejar. Como já posto acima, o tipo de conta que escolher vai influenciar no custo que terá para administrar a conta, e em quais serviços você terá à disposição;
  5. Valide seu email;
  6. Faça o download do aplicativo N26 conta digital.
  7. Já no aplicativo, faça a comprovação de sua identidade. Isso é feito por meio de foto do passaporte seguida de uma selfie.

Depois disso, você será aprovado ou não. Caso seja aprovado você pode escolher qual tipo de entrega se encaixa nas suas necessidades, sendo a entrega regular free of charge ( 10 dias), e a expressa (2-3 dias) com custo de € 25.

Vantagens de se usar a conta digital N26

As vantagens de abrir uma conta no Banco N26 variam de acordo com o perfil do cliente, mas podem ser listadas, de maneira geral:

  • Rapidez de cadastro (apenas 8 minutos);
  • Saques gratuitos;
  • Cartão com tecnologia contactless (pagamento por aproximação);
  • Abertura e gerenciamento 100% online;
  • Notificações em tempo real em transações feitas e recebidas;
  • Praticidade na hora de controlar a receita;
  • Controle de segurança à mão. É possível bloquear o cartão ou restringir seu uso pelo próprio celular;
  • Rápida transição de valores entre diferentes moedas. Ainda, baixas taxas na hora de efetuar tais operações.

Para além de divulgar essas novidades da tecnologia, a IQ está aqui para te ajudar a organizar seu orçamento e conseguir utilizar bem seus recursos. Não deixe de conferir os outros textos do blog.