Investir em banco ou corretora: qual é melhor?

Por Redação IQ 360

Chegou a hora de começar a investir. Seja porque ganhou um aumento, finalmente conseguiu guardar algum dinheiro ou porque simplesmente decidiu que agora é a hora. Está animado, pensa que vai iniciar o caminho para seu primeiro milhão ou para segurança financeira que sempre quis. No fim, você vê alguns vídeos na internet e decide qual será o primeiro título onde vai investir seu suado dinheiro. Mas… por onde? Pelo banco ou por uma corretora?

Se você está passando por isso, já passou ou conhece alguém que passa, saiba que é uma dúvida comum. Abrir conta em uma corretora ou investir no conforto do banco é uma questão que já assombrou todo investidor de primeira viagem. Afinal, por onde é melhor investir?

SAIBA+IQ: Quer saber como ficar rico? Conheça a Filosofia IQ de Investimentos (FIQI)

Corretora x bancos: o que são e como ganham dinheiro

Um banco é, em linhas gerais, uma instituição que ganha dinheiro movimentando dinheiro. Ele pega o dinheiro que seus clientes têm guardado e o faz circular, fornecendo crédito para aqueles que não possuem dinheiro em conta. Com os juros cobrados para fornecer o dinheiro para os que não têm, o banco pode não só pagar aqueles que têm saldo em conta – a rentabilidade da poupança, por exemplo – como ganhar dinheiro por emprestar para a pessoa que devia – os juros do cartão do crédito, do LIS ou dos empréstimos, por exemplo. Essa movimentação é chamada no mercado financeiro de spread bancário e é a principal forma de um banco lucrar.

Já a corretora tem seu lucro de outra forma. Ela ganha dinheiro, principalmente, pela movimentação existente dentro dela e a quantidade de dinheiro que você deixa parada em sua conta. Ou seja, ela recebe uma quantia por cada investimento feito. Assim, o interesse de uma corretora é que os investidores filiados a ela estejam sempre investindo e aumentando cada vez mais o dinheiro que tem ali guardado.

SAIBA+IQ: Como calcular a rentabilidade dos seus investimentos?

Corretoras têm mais opções de investimento do que bancos

Talvez aqui esteja o maior benefício das corretoras comparada aos bancos: elas oferecem mais opções de títulos de investimento do que, em geral, os bancos ofertam. Por uma razão simples: as corretoras têm as opções de investimentos de todos os bancos em seus sistemas. Elas são uma plataforma de investimento. Os bancos, na maioria das vezes, só têm títulos de investimento criados por eles mesmos para seus clientes. É, por consequência, uma oferta menor para você.

Assim, se torna mais atrativo investir em corretoras nesse ponto. Porque você tem uma maior variedade de títulos e mais opções para escolher o investimento que vai te trazer um maior retorno – e um caminho mais próximo para a sonhada estabilidade financeira.

SAIBA+IQ: Vale a pena abrir conta em mais de uma corretora?

 

Investimento em corretoras têm uma melhor rentabilidade

Corretoras costumam ter, na maioria das vezes, uma rentabilidade melhor do que os bancos. Como já apontamos, não é tão vantajoso incentivar investimentos para um banco quanto é para uma corretora. Ele ganha mais dinheiro quando os clientes colocam seu dinheiro em alguma de suas outras frentes – poupança, títulos de capitalização, entre outros. Por isso, muitas vezes um investimento que vai te dar mais dinheiro só estaria disponível no banco se você tivesse um maior patrimônio em conta – já nas corretoras não é assim. A chance de você conseguir um título com rentabilidade maior na CDI, por exemplo, é maior em uma corretora do que em um banco. No geral, você consegue investir em bons títulos com muito menos dinheiro em uma corretora.

Outro fator que devemos levar em conta é que as corretoras são plataformas de investimentos. E é por uma razão simples de entender, se pensarmos nas definições de cada instituição que comentamos acima. O banco ganha dinheiro circulando o dinheiro entre suas diferentes frentes, já a corretora ganha com o investidor, pelo investimento feito, através das taxas de custódia e corretagem. Quanto mais investimentos uma corretora tem, mais ela ganha. Com o banco não é necessariamente assim, no caso de investimentos.

SAIBA+IQ: Qual é a melhor corretora para investir: XP Investimentos, Easynvest ou Rico?

Corretoras têm uma maior acessibilidade e um atendimento focado

Nas corretoras, você costuma ter um atendimento exclusivamente visando investimentos. Por ser o único serviço que elas oferecem, é certo que você não vai receber opções que podem não ser do seu interesse para depositar seu dinheiro – o que os gerentes de bancos costumam fazer.

Mas também vale pontuar que muitas corretoras não têm um atendimento dedicado para quem investe pouco dinheiro, fornecendo somente um chat virtual para esses investidores. Ainda assim, é um opção de assessoria focada só em investimentos.

Elas também contam, muitas vezes, com aplicativos e sites que te ajudam a acompanhar mais facilmente seus investimentos. Eles estão a um clique de distância, e não em uma aba escondia no aplicativo ou site de seu banco. Esse acaba sendo outro ponto positivo das corretoras, já que se torna muito mais fácil saber como está seu dinheiro investido.

SAIBA+IQ: Corretoras de seguro auto online: como funcionam?

Banco ou corretora: qual vale mais a pena?

Não existe uma resposta universal para esta questão. Depende de cada pessoa, do seu perfil de investidor e o quanto está disposto a pensar sobre investimentos. Investir no conforto do banco e com indicações de seu gerente é sem dúvidas o mais cômodo, mas vimos também que nem sempre é o mais rentável. Uma maior rentabilidade, maiores opções de investimentos, mais acessibilidade para acompanhá-los e um atendimento focado em te ajudar a investir são pontos que favorecem a escolha de corretoras. Elas parecem ser, neste cenário, a melhor opção.

Hoje em dia, com um processo ágil e online, se tornou mais fácil do que nunca criar uma conta em uma corretora. Grandes corretoras, como por exemplo a XP Investimentos, em cerca de quinze minutos costumam aprovar sua conta. Além do que textos sobre investimentos e ferramentas, como as nossas, te ajudam a investir de forma mais segura e te possibilitam comparar diversos investimentos através de um comparador de renda fixa!

No fim das contas, cabe a você pesar o que mais faz sentido no seu caso.

SAIBA+IQ: Investir no Tesouro Direto ficou mais vantajoso. Saiba o motivo

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!