Acidentes elétricos: saiba como se proteger em casa

Por Emily Moura

Acidentes elétricos

Acidentes doméstico com a energia elétrica, infelizmente, são mais comuns do que imaginamos. Segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) só no primeiro semestre de 2020 foram registradas 741 ocorrências, sendo 434 decorrentes de choques domésticos.

Para ajudar a evitar esse tipo de acidente, que pode ser fatal, nós do iq preparamos dicas práticas para você colocar em prática agora mesmo. Confira

Como evitar acidentes elétricos em casa?

Existem diversos hábitos perigosos que passam despercebidos e podem provocar graves acidentes, confira nossas dicas e deixe sua casa mais segura.

Ligações clandestinas

Ligações clandestinas são muito perigosas, além de oferecer riscos para quem faz, pode prejudicar toda a vizinhança, provocando incêndios e descargas elétricas. Sempre chame um profissional da área para mexer na fiação.

SAIBA + iq: Como saber se estão roubando minha energia? Distribuidoras dão orientações

Benjamim pode sobrecarregar a instalação elétrica

Evite ligar muitos aparelhos em uma mesma tomada, usar benjamins e extensões pode sobrecarregar a rede elétrica da sua casa e causar curtos circuitos e descargas elétricas. Procure sempre ter mais tomadas em um ambiente ou opte por revezar os eletrônicos.

Desligue os disjuntores antes de trocar a lâmpada

Pode parecer obvio, mas muitas pessoas acabam esquecendo esse detalhe. Se for necessário trocar uma lâmpada, certifique-se que o ambiente é seguro. Desligue a chave de energia ou disjuntor e só depois mexa no bocal da lâmpada.

Mantenha seus eletrônicos longe da umidade

Sempre mantenha seus eletrônicos em áreas secas. Evite deixar qualquer eletrônico perto de pias, torneiras e chuveiros. Algumas pessoas gostam de usar secadores ou escovas elétricas no banheiro, para isso, certifique-se que o ambiente está totalmente seco para evitar choques e curto circuitos.

Cuidado com fios desencapados

Muitas vezes fios são deixados desencapados, e isso pode causar um acidente de descarga elétrica com alta voltagem. O ideal é trocar o fio. Se não for possível, passe uma fita isolante como solução temporária

Se tiver crianças em casa, o cuidado deve ser redobrado

Infelizmente é muito comum que crianças acabem colocando o dedo em tomadas. As lesões podem ir de apenas um machucado leve até uma descarga de alta tensão. Por isso, use capas protetoras de plástico em todas as tomadas da casa que estão fora de uso.

Faça manutenção na sua instalação

Com o passar do tempo é normal que as instalações elétricas da sua casa fiquem desgastadas, por isso, faça uma revisão no mínimo a cada dez anos. Chame um eletricista para avaliar o estado dos fios, para trocar ou apenas arrumar em alguns pontos. A revisão é uma prática que ajuda a evitar acidentes e prejuizos, como queimar algum eletrodoméstico ou falta de luz.

Quer saber as 8 melhores formas de economizar energia?

IMPERDÍVEL - Confira aqui, nosso material exclusivo para você não se preocupar mais com contas atrasadas, já que irá economizar energia com muita eficiência! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Confira as áreas de maior risco nas residências

As residências possuem várias ligações, desde a tomada exclusiva da TV até aquela que carregamos o celular. Confira as áreas de maior risco e tenha atenção redobrada.

  • Eletrodomésticos
  • Extensão, Benjamin e tomadas
  • Fio partido ou desencapado
  • Carregador de celular
  • Cerca elétrica
  • Varal energizado

O que fazer se alguém for vítima de um choque elétrico?

Se, mesmo tomando todos os cuidados, houver um acidente elétrico na sua residência fique calmo! O primeiro passo é desligar a chave de energia ou disjuntor e ligar para a emergência 192. Lembre-se de nunca tocar na vítima, pois a descarga pode ser conduzida até o seu corpo e causar outro acidente.

Gostou das dicas? Acompanhe o site do iq e confira outros conteúdos sobre o assunto!