Como consultar contas de luz em atraso?

Por Redação

consultar contas de luz em atraso

Quitar as contas de luz em atraso, ficou muito mais fácil! Com o crescimento dos meios tecnológicos e ferramentas eletrônicas tirar uma segunda via da fatura de energia se tornou uma tarefa mais ágil. Vem saber como consultar sua conta de luz em atraso e deixar suas dívidas em dia,

De acordo com as regras da Aneel, o consumidor não pode ter a energia cortada por não pagar a conta de luz há mais de 90 dias, desde que as próximas faturas estejam quitadas. Por isso, fique atento aos prazos.



Contas de luz em atraso: como conferir

Atualmente há recursos online que disponibilizam o acesso e consulta de contas  de luz em atraso em plataformas eletrônicas, bastando ter acesso ao site e seguindo as opções disponíveis.

No entanto, como existem muitas distribuidoras de energia no Brasil, colocamos abaixo um exemplo de como ver contas de luz em atraso da Enel (agência internacional), nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, já que a Eletropaulo, agora é Enel também.

Você pode encontrar a distribuidora responsável pela sua cidade na lista disponibilizada pela Aneel, onde constam todas as distribuidoras de energia elétrica no Brasil com seus respectivos sites.

Além dos recursos eletrônicos, é possível consultar a conta atrasada indo pessoalmente até uma agência de atendimento. Consulte no site da distribuidora da sua cidade o endereço mais próximo da sua residência.

Consultar contas de luz em atraso pela Enel (Rio de Janeiro e São Paulo)

É possível ver contas em atraso pela Enel por várias formas. Escolha a que for melhor para você.

  • Veja pela agência virtual:  escolha o estado, faça o login com o CPF e número de instalação do cliente. O número de instalação vem na própria conta na parte superior em “Dados do cliente”;
  • Pelo aplicativo Enel, baixe no seu smartphone de sistema Android ou IOS e faça login com seu CPF e número de cliente (o mesmo número de instalação), depois vai até “Consulta de débito” para ver as contas atrasadas;
  • É possível consultar débitos de contas atrasadas por meio do Torpedo Fácil, bastando enviar um SMS gratuitamente para 27373 com a palavra SALDO junto com o CPF ou número de instalação do cliente;
  • Outra forma é pelo Atendimento Comercial 24 horas, ligando para 0800 72 72 120. A ligação é gratuita;
  • Se preferir ver contas atrasadas de luz pessoalmente, procure o posto de atendimento mais próximo.

 

Veja também: Empréstimo na conta de luz Enel: como funciona e forma de solicitar

Contas de luz em atraso - Como evitar?

Um dos motivos para deixar as contas atrasadas é o esquecimento: com tantas coisas para fazer, muitas vezes nos esquecemos de pagar nossas contas. Quando percebemos, o prazo já passou e precisamos lidar com multas.

Mas existe uma maneira fácil de deixar o pagamento das suas contas de casa em dia e não ter que se preocupar com datas de vencimento: basta registrar suas contas nos aplicativos de bancos, em débito automático por exemplo. Cadastrando sua conta de luz, água, gás, internet e telefone nos aplicativos, você não precisa se preocupar em ter que tirar a segunda via ou colocar lembretes para pagar suas contas a tempo.

Corte de luz por falta de pagamento?

Há inúmeras dúvidas referentes ao corte de luz por falta de pagamento, afinal, todo mundo precisa ficar atento para não deixar acumular as contas e correr o risco de ter sua energia cortada. Sim, é possível ter a energia cortada por falta de pagamento.

Veja alguns principais direitos legislativos referentes ao corte de luz por falta de pagamento:

  • é proibido o corte de energia elétrica do consumidor que tiver uma conta atrasada com mais de 90 dias, desde que as posteriores estejam devidamente quitadas (resolução 414/10);
  • o corte de energia deverá ser realizado, quando for o caso, em dias úteis e dentro do horário comercial de 08h às 18h (art. 172, § 5º, resolução 414/10);
  • a suspensão por falta de pagamento deverá ser notificada previamente com prazo mínimo de 15 dias;
  • caso não haja o aviso prévio do corte, a empresa responsável ficará a cargo de pagar indenização ao cliente prejudicado;
  • a empresa terá um prazo mínimo de 15 dias para realizar o corte, mas o corte deverá ser feito dentro de 90 dias após o vencimento da conta, depois disso, não poderá mais ser realizado;
  • havendo o corte e o cliente pagando a dívida, o prazo para religação em área urbana é de 24h e para área rural de 48h.

Para não ter o nome e CPF negativado pela empresa de distribuição de energia responsável pela sua cidade, é importante estar em dia com os pagamentos das contas e não deixar acumular. Afinal, toda empresa pode negativar o nome de uma pessoa por falta de pagamento por um serviço prestado e com as distribuidoras de energia não é diferente.

Negociação de contas de luz em atraso

Está com contas de luz em atraso e o nome já foi negativado? Tente uma negociação com as dívidas!

É necessário conferir o site da empresa responsável pela distribuição de energia da sua cidade e buscar as opções oferecidas para negociação de dívida.

Utilizando a Enel como exemplo mais uma vez, faça o seguinte:

  • acesse o portal eletrônico;
  • logo após, abrirá uma página com o botão “Negocie suas dívidas”, no qual você deverá clicar;
  • informe seu CPF e número de instalação;
  • selecione as contas vencidas que deseja quitar;
  • para finalizar, escolha uma forma de negociação e pagamento.

Por falar em negociação de dívida, você já conhece a Acordo Certo? Ela é uma plataforma focada em negociação de dívidas, e oferece até 99% de desconto nos acordos e conta com mais de 40 parceiros. Para começar, é só consultar o CPF gratuitamente e ver quais dívidas estão registradas no seu nome. Aproveite!

Agora que você já aprendeu a ver as contas atrasadas de luz, gostaria de aprender a organizar suas finanças pessoais? Aqui na Consumidor Positivo há serviços e conteúdos voltados para você que não quer mais deixar acumular nenhuma conta. Saiba mais!

O que é a Aneel?

Aneel é a sigla usada para a Agência Nacional de Energia Elétrica, agência reguladora que tem o compromisso de regular a transmissão, distribuição e comercialização do mercado de energia elétrica no Brasil.

A Aneel foi criada em 1997. Suas principais funções são as de fiscalizar, regular, implementar políticas do governo federal, minimizar divergências entre agentes e consumidores, além de promover atividades de outorgas de concessão em relação aos serviços de energia elétrica.