Como pagar IPTU na sua cidade: passo a passo para 2020

Por Redação IQ 360

pagar-iptu

Você sabe como pagar IPTU na sua cidade para ficar em dia com a prefeitura? Essa é uma das primeiras preocupações logo após o ano novo, e vale a pena ficar atento aos descontos, prazos e condições de pagamento do imposto. Afinal, janeiro é conhecido pelas despesas extras como impostos, licenciamento de veículo e matrículas escolares — e o contribuinte deve estar com o bolso preparado. Por isso, vamos explicar passo a passo como pagar o IPTU na sua cidade e deixar seu imóvel 100% regular.

E, para ajudar você a pagar o IPTU sem perder dinheiro, o iq preparou uma planilha completa e simples de usar. Com ela, você descobre se, no seu caso, vale mais a pena pagar à vista ou parcelado. Baixe aqui:

É melhor pagar o IPTU à vista ou parcelado?

Preparamos uma PLANILHA EXCLUSIVA para te mostrar a melhor opção. Preencha ⬇️ e baixe agora

E-mail enviado com sucesso.

Como pagar IPTU na sua cidade

Para saber como pagar IPTU na sua cidade, é importante acompanhar os comunicados oficiais e estar bem informado sobre as regras para 2020.

Veja como quitar o imposto em alguns passos:

1. Fique de olho nas notícias sobre o IPTU

Entre novembro e dezembro, as prefeituras já começam a divulgar as informações e novidades sobre o IPTU do próximo ano.

Por isso, é importante acompanhar as mídias locais para se informar sobre o reajuste do imposto, descontos, benefícios fiscais e regras para pagamento.

2. Consulte a situação do seu imóvel

Antes de pagar o IPTU do ano, é bom consultar a situação do seu imóvel, para ver se não há débitos atrasados e pendências.

Para isso, basta acessar o site da prefeitura da sua cidade e utilizar seu número de contribuinte para checar o status do imóvel.

Se houver dívidas, você pode buscar formas de regularizar a situação e negociar valores.

3. Confira o calendário do IPTU

No máximo até o início de janeiro, as prefeituras já divulgam o calendário completo do IPTU com todas as informações sobre prazos, vencimentos e condições de pagamento.

Ao acessar essa publicação, você saberá exatamente quando chega a notificação e os boletos dos impostos, evitando perder qualquer prazo.

4. Escolha a melhor forma de pagamento

Depois de se informar sobre o reajuste, datas e condições do IPTU, você deve escolher a forma de pagamento mais vantajosa. Dependendo do desconto fornecido, vale a pena pagar o imposto à vista e economizar, desde que não comprometa o seu orçamento logo no início do ano. Se for pesar no bolso, é melhor optar pelo parcelamento em 10 vezes e escolher a melhor data de vencimento para os boletos (quando a prefeitura permite).

5. Considere o débito automático

De modo geral, as prefeituras oferecem opções de pagamento do IPTU via bancos credenciados (online ou nos terminais de autoatendimento) e no débito automático. Ao optar pelo débito automático, você evita multa diária e juros por atraso, ficando sempre em dia sem precisar se preocupar com o vencimento. Por isso, é interessante considerar esse meio de pagamento, mesmo que você esteja habituado a pagar os boletos.

Como pagar o IPTU 2020: exemplos de cidades

As orientações de como pagar o IPTU 2020 são diferentes em cada cidade brasileira. Confira o processo em algumas capitais:

IPTU em São Paulo

O IPTU em São Paulo deve ter o vencimento da primeira parcela ou pagamento à vista para 1º de fevereiro de 2020, com possibilidade de impressão online da segunda via até 31 de janeiro. O desconto oferecido à vista é de 3% e os contribuintes que atualizarem seu cadastro no site podem escolher a data de vencimento dos boletos — se não escolherem, o padrão é dias 9 ou 14.

IPTU no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o vencimento da primeira parcela ou parcela única do IPTU é 7 de fevereiro de 2020, com direito a um desconto de 7% à vista. Os meios de pagamento são agências bancárias autorizadas, caixas eletrônicos e via internet, além da opção de débito automático. Já a segunda via estará disponível a partir de 21 de janeiro no site e nos postos de atendimento.

IPTU em Curitiba

Na capital do Paraná, os boletos do IPTU vencem no dia 10 de fevereiro, com desconto de 4% para quem pagar à vista. Já o vencimento das parcelas será entre os dias 11 e 15 de cada mês, para quem optar pelo parcelamento.

IPTU em Belo Horizonte

Em Belo Horizonte, a primeira parcela do IPTU vence mais cedo: no dia 20 de janeiro. Até essa data, quem pagar o imposto em parcela única ganha 5% de desconto. Este ano, o reajuste da prefeitura foi de 3,91%, segundo o índice IPCA-E de 2019.

IPTU em Recife

O IPTU em Recife tem o vencimento da primeira parcela programado para 10 de fevereiro, para quem deseja pagar à vista com desconto de 10%. Diferentemente de outras cidades, quem parcela o imposto também ganha desconto: 5%, desde que a parcela seja superior a R$ 47,65.

IPTU em Brasília

No IPTU de Brasília, as datas de vencimento são definidas de acordo com o número final da inscrição do imóvel e os prazos são mais longos. Para inscrições que terminam em 1 e 2, por exemplo, a cota única ou primeira parcela deve ser paga até 18 de maio de 2020, enquanto os finais 9 e 0 esticam o prazo até 19 de junho. Para quem pagar à vista, o desconto será de 5%, como no ano anterior.

IPTU em Salvador

Em Salvador, a primeira parcela ou cota única do IPTU vence entre os dias 1º e 28 de fevereiro, de acordo com a escolha de cada contribuinte. Os pagamentos à vista dão direito a desconto de 10% sobre o valor da taxa do lixo (TRSD) e 7% sobre o IPTU.

Como pagar o IPTU em dia

Planejar como pagar o IPTU em dia é fundamental para manter seu imóvel regularizado e equilibrar sua vida financeira. O mais indicado, no caso, é guardar dinheiro durante o ano para encaixar essa despesa em janeiro e aproveitar os descontos à vista.

Mesmo que você opte pelo parcelamento, é preciso planejar como esse gasto afetará o orçamento ao longo do ano, prestando atenção às datas de vencimento. Aliás, esquecer de pagar boletos e acabar gastando com multas e juros é um dos erros que mais traz prejuízo para o bolso dos brasileiros. Por isso, se você quer manter suas contas em dia sem se preocupar com as datas, a melhor solução é optar pelo serviço do iq. Ao conectar suas contas à nossa plataforma, você pode pagar todas com cartão de crédito e acumular benefícios, além de programar pagamentos automáticos e controlar melhor os gastos.

Além disso, para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, já é possível agendar o pagamento automático do IPTU em 10 parcelas. Basta cadastrar o cartão de crédito e os dados do imposto.

Assim, quando chegar a hora de pagar o IPTU, você estará no controle do orçamento e começará o ano sempre no azul.

As informações foram úteis?

4 / 5 (1 avaliação)