Mercado Pago: como funciona a carteira digital do Mercado Livre

Por Redação IQ 360

carteira digital do Mercado Livre

O Mercado Pago é uma plataforma para pagamentos on-line, pertencente ao Mercado Livre. Fundado em 1999, na Argentina, o Mercado Livre surgiu como uma empresa de tecnologia de comércio eletrônico, onde tanto empresas quanto pessoas podem anunciar seus produtos e realizar vendas ou compras. O Mercado Pago foi criado em 2014, com a intenção de ser um meio para fazer pagamentos.

O que é o Mercado Pago?

Mercado Pago é uma plataforma para pagamentos on-line. Ele faz a intermediação de pagamentos, oferecendo modalidades diferentes para os clientes, como boleto, dinheiro, cartão de crédito parcelado ou à vista e pode ser encontrado em diversos países da América Latina, como Argentina, Brasil, Uruguai, Chile, Venezuela e México.

Mercado Pago como funciona: para poder utilizar a ferramenta, é necessário fazer compras em sites que o tenham como parceiro. É possível manter diversos cartões de crédito cadastrados, evitando múltiplos cadastros em diferentes e-commerces.

Ele está disponível pelo site ou apps para smartphone, tanto para Android como iPhone e tanto vendedores ou compradores podem ter a plataforma instalada em seus aparelhos. O Mercado Pago pode ser usado de duas maneiras: forma de pagamento em sites parceiros ou para a compra de produtos na própria plataforma, sendo possível pagar combustível em postos de gasolina de determinada bandeira, colocar crédito no celular ou no bilhete de transporte público ou ainda usá-lo no Google Play, Xbox Live, entre outros.

O Mercado Pago começou como uma plataforma para pagamentos a ser usada apenas com o Mercado Livre. Seu trabalho foi crescendo, passou a fazer parcerias com outros sites e hoje também pode ser usado até em lojas físicas que disponibilizam a modalidade.

Mercado Pago: como funciona pagar com QR code, descontos e transferências?

Entenda o Mercado Pago e como funciona para seus públicos: o vendedor e o pagador, as modalidades de pagamento, possibilidades de desconto e as outras vantagens disponíveis para quem optar por usar a ferramenta.

Mercado Pago como funciona para comprador:

  • Privacidade na compra, os dados do comprador estão protegidos de maneira encriptada;
  • Compras garantidas no Mercado Livre, ou seja, o vendedor vê o dinheiro na conta, mas só poderá usá-lo depois que o comprador receber o produto e tiver a oportunidade de avaliá-lo;
  • Recebe auxílio do Mercado Pago, caso tenha algum problema no andamento da compra ou com o vendedor;
  • É possível parcelar uma compra em até 24 vezes, basta cadastrar o cartão de crédito desejado e escolher o número de parcelas ideal para o seu bolso;
  • Pagar à vista por meio de boleto bancário. As instruções serão passadas no momento da escolha, sem necessidade de passar por bancos ou outras instituições financeiras para o boleto ser gerado. Não há custo adicional e o pagamento é processado em até dois dias úteis;
  • O consumidor também pode depositar dinheiro no Mercado Pago para usar quando quiser. Para fazer esse depósito, é necessário pagar um boleto não pertencente a nenhum comércio e o dinheiro estará lá para o uso. Mas é necessário prestar atenção no valor mínimo e no máximo para a transação e nas próprias compras, pois se o consumidor não tiver dinheiro disponível nessa sua carteira virtual, será exigido o complemento do pagamento da compra.

Mercado Pago como funciona para vendedor:

  • Não está disponível apenas no Mercado Livre, o vendedor pode disponibilizar essa forma de pagamento no seu e-commerce, quando ele estiver hospedado em sites parceiros;
  • O vendedor pode escolher a forma que receberá seus pagamentos, ou seja, por meio de e-mail, redes sociais, no próprio site, aplicativo para celular ou outra maneira disponível;
  • Pode integrar o Mercado Pago ao seu negócio;
  • Venda protegida, caso seja contestada;
  • Protege o vendedor contra fraudes;
  • Não há necessidade de fazer nenhuma ação, caso tenha uma página no Mercado Livre, pois o Mercado Pago já está automaticamente inserido na plataforma de comércio eletrônico.

Como pagar com QR Code

Para usar essa modalidade, basta ter o aplicativo instalado no celular para usá-lo em uma das lojas físicas parceiras. O Mercado Pago considera esta uma prática econômica tanto para o lojista quanto para o consumidor e tem fechado parcerias com lojas, restaurantes, postos de gasolina e supermercados.

Mercado Pago como funciona o pagamento com QR Code: tudo é feito através da tela do celular. O consumidor pode pagar com o valor disponível na sua conta da plataforma ou selecionando um dos seus cartões de crédito cadastrados.

Como ter descontos

Lojas parceiras podem criar cupons de desconto por meio do seu painel administrativo e pode disponibilizar sua promoção tanto por meio da web quanto do aplicativo. O site também costuma apresentar uma página de promoções de parceiros de viagens, a linha branca e eletrônicos.

Como transferir

Para colocar dinheiro no Mercado Pago, como já mencionamos, deve-se pagar um boleto com a quantia desejada e esperar o crédito entrar na sua conta. Já para retirar o dinheiro, basta inserir sua agência e conta do banco. A ação está sujeita a taxas.

Como render

É possível fazer seu dinheiro render no Mercado Pago. Ele não é uma conta poupança, mas ele rende diariamente e pelo tempo desejado. Seu rendimento anual é de 100% do CDI. A atualização acontece entre 11 e 17h dos dias úteis.

O Mercado Pago é seguro?

O site do Mercado Pago fala que todos os seus processos são encriptados através do método TSL ou Transport Layer Security que protege as informações do comprador, através do seu computador, smartphone ou outro dispositivo até seus servidores. Para solicitar pagamento, o procedimento é o mesmo, através de informações encriptadas.

Leia também: Mercado Pago e Seguro

Mas é necessário lembrar que todo cuidado é pouco e caso a pessoa acesse a plataforma via computador, é necessário verificar se está entrando realmente em um site verificado, com conexão segura e certificado válido.

Quais são as taxas do Mercado Pago?

Como todas as plataformas, o Mercado Pago possui taxas. Há a necessidade de ficar atento sempre no que está se pagando e como isso pode impactar nos negócios do vendedor e até mesmo nas compras. Entenda no Mercado Pago como funciona suas taxas:

A plataforma cobra uma tarifa a cada pagamento que o vendedor receber.

Meio de pagamentoDisponibilidade do dinheiroValor da taxa
Cartão de Crédito e dinheiro a conta do Mercado PagoNa hora4,99%
Em 14 dias4,49%
Em 30 dias3,99%
BoletoEm 3 diasR$ 3,49

Ao vender no Mercado Livre, é necessário ficar de olho nas tarifas do site de comércio eletrônico. Caso seja necessário que o comprador adicione algum valor à transação, é necessário pagar uma tarifa de 4,49% sobre o valor adicional e o dinheiro estará disponível em 28 dias para o vendedor ou em 5 dias para o vendedor profissional.

Ao realizar venda através do QR Code:

Meio de pagamentoDisponibilidade do dinheiroValor da taxa

(%)

Cartão de CréditoNa hora1,99
Em 30 dias1,69
Dinheiro do Mercado PagoNa hora0,99

O comprador pode pagar os custos do parcelamento com a maquininha do Mercado Pago, caso seja do desejo do vendedor, por isso há a necessidade de ficar atento na hora de realizar a compra.

Como usar o cartão pré-pago do Mercado Pago

O cartão do Mercado Pago como funciona para pagar da conta da pessoa na plataforma como dinheiro no Brasil ou em qualquer lugar do mundo. Ele é grátis, não tem custo de emissão ou anuidade. Pertence a bandeira Mastercard Internacional, pode ser pedido pelo app e também dá a possibilidade de assinar serviços digitais, como as contas de streaming de vídeo e música ou até mesmo um game e realizar saques nos caixas do Banco 24 Horas.

Usando a maquininha Mercado Point

A maquininha do Mercado Pago como funciona e quais são os tipos. Para ter acesso a uma maquininha de pagamento, é necessário ter uma conta na plataforma. Fazer o cadastro como empresa, ou seja, com uso do CNPJ e comprar a maquininha.

São três tipos disponíveis:

  • Point Pro – É possível imprimir o comprovante de vendas e não é necessário o celular para realizar a operação.
  • Point Mini Chip – Também não é necessário um celular para realizar venda, pois ela já possui um chip.
  • Point Mini – Ela é conectada ao tablet ou celular para realizar a venda.

Lei também: Mercado Pago Point

Elas aceitam as principais bandeiras de cartão de crédito. Segundo o site, suas tarifas são as melhores do mercado, o dinheiro está disponível na hora e não há necessidade de conta bancária.

Gostou do artigo? Então acesse o site do iq e confira nossa ferramenta de gerenciamento de contas, disponivel para Android e IOS. Pelo app, é possível ter conhecimento de todas as contas de casa durante o mês.