Mercado pago é seguro? Confira nossa análise!

Por admin

Mercado pago é seguro

O Mercado Pago, serviço de pagamento do Mercado Livre, é uma plataforma que possibilita que os seus usuários façam ou recebam pagamentos. No entanto, antes de começar a utilizá-lo, é comum que a dúvida “será que o Mercado Pago é seguro?” apareça.

A ferramenta possibilita, ainda, a compra em sites que adotam o Mercado Pago como forma de pagamento por meio de cartões de crédito, boleto ou até mesmo débito em conta corrente.

Se você deseja saber, de maneira definitiva, se o Mercado Pago é seguro, acompanhe o post que vamos apresentar todos os detalhes. Continue a leitura e confira!

Como funciona para o comprador

O comprador, ao utilizar o Mercado Pago, pode pagar as suas compras à vista (por boleto ou débito em conta corrente) ou no cartão de crédito, à vista ou parcelado, de acordo com o parcelamento permitido pelo lojista (a plataforma permite que o vendedor permita compras em até 24 vezes).

Há, ainda, outra possibilidade de pagamento, em que o cliente pode adicionar dinheiro em sua conta do Mercado Pago e utilizá-lo para fazer o pagamento de suas compras.

Vantagens

A maior vantagem de comprar pelo Mercado Pago é que a compra é protegida pela plataforma, que permite que o comprador entre em contato em até 7 dias depois do recebimento de sua compra, para reclamar que recebeu um produto diferente do que aquele que adquiriu.

É possível que o comprador reclame, ainda, em até 21 dias a partir da data da compra, caso não tenha recebido o conteúdo que adquiriu.

Quando há qualquer tipo de divergência, o Mercado Pago realiza o intermédio da comunicação do cliente com o lojista e, nos casos em que não há acordos entre as partes, a plataforma interfere e se responsabiliza por devolver o dinheiro da compra.

Desvantagens

Mesmo com todas as medidas de segurança adotadas pelo Mercado Pago, ainda é preciso adotar algumas precauções para não cair em golpes de pessoas mal-intencionadas — sendo essa a sua maior desvantagem para os compradores.

Um dos golpes aplicados é que, após a compra, o vendedor a cancela e entra em contato com o comprador por outros meios (como por meio de uma ligação ou por WhatsApp) e solicita que o pagamento seja realizado de outra maneira, como por transferência bancária, e depois não entrega o produto.

Nesse caso, não há nenhuma proteção para o comprador e nem sequer a devolução do dinheiro, uma vez que a compra que, originalmente, havia sido feita por meio do Mercado Pago foi cancelada, e o pagamento foi realizado de maneira distinta.

Outro ponto que merece atenção é que o Mercado Pago não oferece a referida proteção para as transferências realizadas de uma conta para outra por meio da plataforma. Dessa maneira, para ter a sua compra protegida, é preciso realizá-la diretamente no Mercado Livre ou na loja que aceita o método de pagamento, e não transferir o dinheiro diretamente para a compra do vendedor.

Como funciona para o vendedor

O Mercado Pago possibilita que o vendedor ofereça condições de pagamento diversas aos seus clientes, o qual recebe, inclusive, incentivos extras para absorver o custo do parcelamento que os consumidores pagariam.

Um exemplo é que, quando um cliente paga a sua compra em 12 vezes sem juros, o vendedor não precisa absorver todo o custo dos juros, uma vez que o Mercado Pago oferece um desconto de até 15%.

Outro fator relevante é que o Mercado Pago se preocupa com a segurança do vendedor e busca evitar fraudes, oferecendo, por meio do Programa de Proteção ao Vendedor, suporte para solução de chamados e protege a venda nos casos em que há contestação da compra.

Vantagens

Todas as vantagens que são proporcionadas aos compradores, consequentemente, revertem-se também para os vendedores já que, a partir do instante em que há facilidade e benefícios aos usuários, a tendência é que eles utilizem mais o serviço.

A consequência disso é que devem ocorrer mais compras por meio de plataformas que oferecem o Mercado Pago como método de pagamento, aumentando as vendas dos lojistas.

O Mercado Pago oferece determinados benefícios exclusivos aos lojistas que têm o seu próprio e-commerce, como a possibilidade de adequar todo o processo de pagamento de acordo com a sua loja virtual.

Isto é, aqueles vendedores que querem que o seu mecanismo de pagamento tenha a identidade de sua marca, o Mercado Pago realiza as devidas adaptações, de acordo com as necessidades de cada um.

Outro benefício do Mercado Pago é um serviço que conta com recursos eficientes que auxiliam os lojistas a gerenciarem o seu negócio, como uma ferramenta que permite a visualização em tempo real das atualizações do estado de cada pagamento de cada comprador.

Isso torna mais simples o processo de identificar cancelamentos, possíveis problemas de pagamento e até mesmo a precisar com mais exatidão o seu faturamento mensal.

Desvantagens

Como vimos, o Mercado Pago é seguro, porém, mesmo investindo em segurança, o sistema pode apresentar algumas brechas e, por essa razão, os vendedores devem ficar atentos a possíveis golpes.

Um dos golpes mais famosos que atinge vendedores faz com que o lojista envie o produto ao comprador sem receber por ele. A fraude consiste no recebimento de um e-mail falso, que se assemelha muito ao verdadeiro (com o mesmo layout, linguagem e fonte originais), confirmando que a compra foi realizada por meio do Mercado Pago, sendo que nessa mensagem há todos os dados do comprador, a etiqueta de envio do produto e até mesmo as instruções e procedimentos padrões para vendedores.

Por fim, o produto é postado nos Correios e enviado ao suposto comprador. Entretanto, como se trata de uma fraude, o vendedor nunca recebe pelo produto enviado, uma vez que não houve nenhuma compra de verdade por meio da plataforma do Mercado Pago.

Nesse caso, para identificar a fraude, é necessário que o vendedor se atente ao endereço que enviou o e-mail e verifique diretamente na plataforma do Mercado Pago se a compra foi, de fato, concretizada.

Agora que você já sabe que o Mercado Pago é seguro, utilize a plataforma sem medo, mas lembre-se de se atentar a possíveis golpes e fraudes, pois, da mesma maneira que ocorre em outros locais, é possível se deparar com pessoas mal-intencionadas que buscam burlar o sistema.

No entanto, mais importante do que apenas comprar e vender é, sem dúvidas, ter organização financeira e maior controle do seu dinheiro, sabendo adotar as melhores decisões financeiras — para tanto, conte com o iq!

Se você gostou das informações que apresentamos, continue a visita no iq e conheça a nossa planilha de gastos: saiba como usar para controlar sua vida financeira!

As informações foram úteis?

0 / 5 (0 avaliação)