10 ideias para ganhar dinheiro (Guia 2020)

Por Redação IQ 360

10 ideias para ganhar dinheiro

Procurando ideias para ganhar dinheiro? Então, você encontrou o post certo. Em novembro de 2019, o IBGE, principal instituto público de pesquisas do país, estimou que mais de 3 milhões de brasileiros procuravam emprego há pelo menos dois anos.

Se você está nesse quadro, não se desespere. Cada vez mais, ser funcionário já não é o único meio de sobreviver, e mesmo quem tem emprego pode precisar novas ideias para garantir uma renda extra.

Aqui, você vai encontrar algumas dessas ideias para ganhar dinheiro e poderá avaliar se alguma delas se encaixa no seu perfil.

5 ideias para ganhar dinheiro em casa

A primeira coisa que todo mundo pensa hoje em dia é: será que posso ganhar dinheiro sem sair de casa? A resposta é sim, desde que você tenha algo a oferecer, é claro. Para facilitar sua vida, reunimos cinco ideias para ganhar dinheiro em home office:

1. Aulas particulares

Se você tem domínio de alguma área de conhecimento, encontre estudantes que precisem de seu auxílio. Na plataforma GetNinjas, por exemplo, você pode se cadastrar como professor de música, artesanato, luta, entre várias outras atividades. Lá, os alunos te encontram a partir da qualificação que você tem.

2. Cursos e produtos digitais

Você não precisa necessariamente esperar a chegada de algum aluno para ensinar. Basta criar um produto digital, como um curso em áudio ou vídeo, ou um livro eletrônico (ebook), e cadastrá-lo em uma plataforma como Hotmart e Udemy. No Hotmart, as comissões sobre produtos vendidos variam entre 30% e 80%, segundo o site Núcleo Expert.

E se o seu produto for bom, você investe uma vez na produção e depois colhe os frutos por um bom tempo. Vale a pena estudar esse mercado.

3. Cuidado de animais

Gosta de bichinhos? Se sim, aproveite para ganhar dinheiro tomando conta deles. Você encontrará pessoas que precisam de quem cuide de seus pets em plataformas como Pet Anjo e Dog Hero. As duas plataformas fornecem assistência para quem se inscrever. Em março de 2019, a Pet Anjo tinha 4 mil anfitriões em 150 cidades brasileiras, e a Dog Hero, 18 mil espalhados por Brasil, Argentina e México, de acordo com a Revista Exame.

4. Artesanato

Se você tem habilidades como artesão, saiba que não é mais necessário montar uma barraquinha na rua para vender seu produto. Sites como o Elo7 e Ateliweb são especializados na comercialização de itens de fabricação caseira.

Você também pode usar serviços de venda como Mercado Livre e OLX para tentar ganhar dinheiro com sua arte. Confira dicas para venda de artesanato no site do Sebrae.

5. Estamparia e impressão

Se você tiver condições de adquirir equipamentos para estampar camisetas ou imprimir em canecas e outros brindes, o retorno costuma ser bom. “A estamparia digital ainda é um mercado em pleno crescimento no Brasil”, afirmou a gerente de vendas de Grandes Formatos da Epson Brasil, Evelin Wanke, ao site da Feira FuturePrint. Mas se você não tem como adquirir uma máquina, veja no site Estampa Web como terceirizar a estamparia.

6. Coaching

Coach, ou “treinador” em inglês, é o profissional que repassa ao cliente técnicas que podem ajudar a pessoa a melhorar de vida. O nicho de coaching mais divulgado é o profissional, que ajuda a aumentar a produtividade a partir de mudanças de comportamento e de novas ações diante os desafios diários.

Mas há também o coach pessoal. Dentro desses dois nichos, há vários tipos de coaches, de acordo com o Instituto Brasileiro de Coaching. Um coach pessoal pode ser familiar, espiritual ou até de emagrecimento, enquanto o profissional pode ser voltado a concursos públicos, empreendimentos e liderança. Os profissionais da área costumam obter um bom rendimento mensal e podem começar em home office, com atendimento a domicílio ou, eventualmente, em salas de coworking.

4 ideias para ganhar dinheiro com novos negócios

Talvez você esteja interessado em ideias para ganhar dinheiro com negócios e empreendimentos mais formais. Nesse caso, temos quatro sugestões:

1. Alimentação alternativa

Esse segmento vem crescendo no mundo todo. Segundo o projeto Brasil Food Trends 2020, só no país, o mercado de alimentação saudável aumenta 12,3% a cada ano.

Além de alimentos saudáveis e fitness, pessoas com restrições alimentares procuram produtos livres de glúten ou lactose. Isso sem contar os vegetarianos e veganos, que tiveram de 2012 a 2018 um crescimento de 75% no Brasil, de acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira.

2. Cardápio gourmet

Há quem não dê tanta bola para o fitness, mas não abre mão de sabor e qualidade.

A variedade de possibilidades de alimento gourmet vai do hambúrguer, passando pela pipoca até a coxinha. Mas isso requer pesquisa e técnica.

“Faça algo que você domina e de que você gosta muito”, aconselha a empresária Juliana Motter, responsável pela Maria Brigadeiro, em entrevista à Revista Exame.

3. Mercado pet

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o mercado pet no país movimentou R$ 20,3 bilhões em 2018.

São quatro tipos de negócios:

  • Pet Vet: cuidados veterinários preventivos, ou clínicas voltadas apenas para uma espécie.
  • Pet Food: alimentação diferenciada para a saúde dos pets.
  • Pet Care: hospedagem, equipamentos e acessórios, cuidados com higiene e estética.
  • Pet Food: alimentação saudável para os animais.

Ainda há espaço para crescer no ramo.

4. Economia compartilhada

Você já se deu conta de que não precisa mais comprar um disco, basta procurar pelo artista no Spotify?

E que também não é mais necessário ter um carro para se locomover, é só chamar um Uber ou mesmo usar uma patinete elétrica.

Esses são só alguns exemplos de economia compartilhada, plataformas que dividem produtos e serviços. E tudo começou com a ideia de alguém.

Pensar em algo que possa ser compartilhado e criar a própria plataforma pode ser lucrativo, mas depende da contratação de desenvolvedores e da criação de uma startup voltada para o negócio.

Ideia para organizar o dinheiro

Depois de escolher o seu nicho, que tal uma ideia para organizar o dinheiro que vai entrar e sair?O iq é uma plataforma em que você pode reunir todas as contas mensais para ter controle sobre como anda seu orçamento.

Com o aplicativo do iq ou um navegador qualquer, você terá acesso às informações de suas despesas, além de poder pagar tudo com cartão de crédito, com direito a inúmeros benefícios. Experimente o iq e veja como será mais fácil organizar suas finanças.

As informações foram úteis?

0 / 5 (0 avaliação)