Como fazer renda extra

Por Bruno Freitas

como-fazer-renda-extra

A renda extra é importante por uma série de motivos. Primeiro, porque ninguém reclama por ganhar mais. Segundo, e mais importante, porque ter mais dinheiro pode ajudar a estabilizar a sua vida financeira, o que vai ajudar no seu projeto de multiplicar o seu capital com um nível menor de esforço.

Apesar de parecer trabalhoso, usar parte do seu tempo livre para fazer uma quantia a mais de dinheiro pode gerar um retorno muito positivo. Se comparado ao salário mensal, o valor da renda extra pode parecer pequena. Mas são esses pequenos bolinhos que vão ajudar na multiplicação do seu patrimônio.

Pense com a gente: se hoje você não guarda nada do que ganha, qualquer renda extra que você conseguir arrumar pode significar um aumento de 100% em seus investimentos. Com isso, você estará caminhando mais rapidamente para uma vida financeira saudável e estável.

O IQ acredita que a renda extra que você pode fazer deva ser usado para duas finalidades:

  • Pagar suas dívidas, que é onde você perde mais dinheiro. Você paga um juro absurdo para se financiar. Por isso, além de não ficar mais no vermelho, use a renda extra para acabar com as dívidas;
  • Poupar mais, ou seja, construir sua reserva financeira em menos tempo do que levaria. Com essa segurança, você pode começar mais rapidamente a investir e ter ganhos reais e seu dinheiro será usado de forma mais inteligente.

Antes de mostrar para você como conseguir uma renda extra, é importante ressaltar a necessidade de colocar seu dinheiro na reserva de emergência. Esse é o primeiro passo a ser dado após quitar a sua dívida ou caso você não esteja endividado.

Aplicando a renda extra em sua reserva financeira

A reserva de emergência é uma quantia em dinheiro que serve para cobrir imprevistos. É o seu primeiro passo para ter uma vida financeira mais estável. E o valor necessário vai depender se você é um empregado com carteira assinado ou se é um empreendedor.

Você é um poupador antes de você se tornar um investidor – que é o passo seguinte para quem está com a vida financeira em ordem. A reserva financeira de emergência deve ser aplicada em um ativo de baixo risco, de preferência com liquidez, para que você possa usar sempre que se deparar com uma necessidade.

Assim, mesmo que seja normal querer gastar com aquela roupa que você sempre quis ou em algum produto, pense que primeiro é preciso garantir um colchão de proteção. Para saber mais sobre o assunto, veja nosso artigo Reserva de emergência: entenda o que é e como montar a sua.

Uma forma de acelerar a criação da sua reserva de emergência é conseguir uma renda extra. As atividades abaixo podem ser um bom ponto de partida:

SAIBA+IQ: Qual a diferença entre reserva financeira e reserva para a aposentadoria

Faça uma renda extra como motorista de aplicativos de carona por algumas horas ao dia

Ser motorista de Uber, 99 ou Cabify pode render um bom dinheiro adicional à sua renda mensal. Se você tem um carro em bom estado e se desloca com ele para o trabalho, pode estender por algumas horas o caminho para realizar viagens por meio desses aplicativos.

Fazer esse trabalho aos sábados e domingos também é uma maneira de ganhar dinheiro extra nos fins de semana. Essa, também, é uma maneira de conhecer novos pontos em sua cidade.

SAIBA+IQ: Guia do Seguro Auto: termos, coberturas, benefícios e preços

Ganhe uma renda extra alugando um quarto da sua casa ou algum imóvel

Alugar um quarto da sua casa ou algum imóvel é outro caminho para ganhar uma renda extra. Se você tem um quarto disponível ou até um imóvel livre, colocá-lo em aplicativos de aluguel, como o Airbnb, pode garantir um bom retorno. Além disso, alugando um quarto, há a possibilidade de enriquecimento cultural com pessoas de diferentes lugares do mundo. É um ganho dobrado ao lado do financeiro. Para quem pensa em alugar um imóvel, é possível considerar, também, o tradicional caminho de uma corretora.

SAIBA+IQ: Faça seu quarto vazio se transformar em uma renda de R$ 6 mil no ano

Alugue sua garagem

Se você não está confortável em alugar um quarto, talvez possa alugar uma vaga da sua garagem para conhecidos ou vizinhos. Esse é um jeito de ter uma renda extra sem atrapalhar sua rotina. Se você mora em apartamento, a sugestão é colocar a vaga no grupo do condomínio e oferecer para os vizinhos – por razões de segurança, a maioria dos edifícios não permite a entrada de pessoas de fora.

SAIBA+IQ: Descubra como o preço do seguro auto é calculado

Receba dinheiro extra vendendo produtos usados

Vender produtos usados é um dos melhores jeitos de fazer uma renda extra sem se esforçar muito. Como bônus, você ainda se livra de uma série de coisas que não usa mais há tempos, mas que podem interessar outras pessoas. É caprichar na foto e anunciar em alguma das inúmeras plataformas que existem, como Mercado Livre, Enjoei, OLX entre outras opções.

SAIBA+IQ: Pedir demissão: dicas para avaliar se está na hora de trocar de emprego

Faça uma renda extra trabalhando como afiliado

Programas de afiliados podem ajudar você a fazer uma renda extra. Além dos programas de empresas de perfumes e itens de cozinha, que fornecem os catálogos de vendas para serem distribuídos, hoje em dia existe a possibilidade de praticar essa atividade e receber uma comissão usando só a internet. No geral, você vai divulgar cursos e produtos que pagam bem quem consegue atrair e convencer um grande número de clientes. É para mandar em todos os grupos do Whatsapp.

SAIBA+IQ: Por que a Apple quer transformar o mercado de cartões com o Apple Card

Faça uma renda extra sendo babá de pets

Se você gosta de animais, essa forma de ganhar dinheiro é para você. Além de passar um tempo cuidando de bichinhos de estimação, você ainda vai receber por isso.

Esse é um dos bicos que está ficando cada vez mais comum, uma vez que as pessoas passam menos tempo em casa e precisam de alguém para ficar de olho e brincar com os animais.

Alguns sites, como o Pet Anjo, são focados em oferecer cuidadores que vão a domicílio ou que hospedem os bichinhos. Já outros, como o My Pet’s Nanny, permite que você se cadastre em diversos serviços diferentes – de babá à táxi pet. A média de preço dos pet sitters do Pet Anjo, por exemplo, é de R$ 60 o dia.

SAIBA+IQ: Quanto investir por mês para ter uma boa aposentadoria?

Faça freelas

Plataformas como Workana e Freelancer reúnem pedidos dos mais variados, sendo possível se candidatar e negociar com o cliente o orçamento do serviço. Assim, se sua profissão permitir ou se você tem algum conhecimento específico, fazer um freela é uma forma de garantir uma boa renda extra no fim do mês.

SAIBA+IQ: Procuram-se interessados em emprego temporário

Faça tours a pé pela cidade

Fala outro idioma, como o inglês, gosta de conhecer pessoas e de andar bastante? Se sim, essa pode ser a melhor opção para você. Apesar de teoricamente serem gratuitos, os tours funcionam à base de gorjetas (que podem ser bem vantajosas). Você pode se candidatar em agências como a São Paulo Free Walking Tour.

SAIBA+IQ: As 9 regras do IQ para maximizar seus pontos e milhas

Crie cursos online e ganhe uma renda extra com eles

Outra opção para ganhar um dinheiro é usar uma habilidade que tem e ensinar para as pessoas. Plataformas como a Udemy permitem que qualquer um crie um curso e ensine o que sabe, cobrando um valor definido pela instrução. Se o seu sonho sempre foi ser professor e não sabia como, essa pode ser sua chance – e, em troca, fazer uma renda extra com isso.

SAIBA+IQ: 7 bicos para ganhar dinheiro extra em 2019

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!

As informações foram úteis?

0 / 5 (0 avaliação)