[ATENÇÃO] Conta de luz em São Paulo fica mais cara a partir de sábado. Saiba como negociar

Por Redação IQ 360

conta-de-luz-aumentar-sao-paulo

A Enel São Paulo, antiga AES Eletropaulo, fará reajustes nas tarifas da conta de luz. A partir de sábado (4), o consumidor pagará em média 4,23% a mais pelo serviço. A mudança foi aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regula o setor.

Quer saber as 5 melhores formas de economizar energia?

IMPERDÍVEL - Confira nosso material exclusivo para economizar na conta de luz de uma vez por todas! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Qual será o reajuste?

A taxa de reajuste na conta depende do tipo de cliente. Para os consumidores residenciais, o aumento na conta de luz será de 3,61%. As empresas conectadas em baixa tensão terão reajuste médio de 3,58% e as de alta tensão, 6%.

Hoje a Enel atende cerca de 7 milhões de unidades consumidoras. Elas são localizadas em 24 municípios de São Paulo e da região metropolitana.

SAIBA+iq: Como consultar contas de luz em atraso?

Mas por que a conta aumentou?

Segundo a Aneel, o cálculo do reajuste na conta de luz considera três fatores:

  • Variação de custos associados à prestação do serviço;
  • Encargos de transmissão de energia;
  • Custos gerenciados pela própria empresa para manter as atividades.

Além desses fatores, a agência diz que “no caso da concessionária paulista, os itens que mais impactaram o reajuste foram os custos com aquisição de energia da hidrelétrica de Itaipu, valorada em dólar, e os custos de transmissão de energia”.

Dá para negociar ou parcelar a conta de luz?

Sim. Quem é cliente da Enel-SP pode parcelar a conta de luz sem cobrança de juros.

Para isso, a Enel disponibilizou uma ferramenta no site que simula diversas formas de negociação. É possível parcelar a conta em até 8 vezes com parcelas cobradas nas faturas de energia. O consumidor também pode parcelar em até 12 vezes se for pagar no cartão de crédito.

Para negociar o pagamento da conta de luz da Enel, acesse o Portal de Negociação. Você também consegue pagar a conta de luz da Enel automaticamente no cartão de crédito pelo iq. Clique no banner abaixo e organize sua vida financeira.