Como emitir a segunda via da Enel SP

Por Redação IQ 360

Quem mora na capital do estado de São Paulo e em diversas cidades da região metropolitana tem sua energia elétrica fornecida pela Enel SP que, até 2018, era chamada de Eletropaulo. A mudança de nome aconteceu após a compra da empresa pela Enel Brasil, que pertence a um grupo italiano. Ao todo, são 18 milhões de pessoas atendidas pelos serviços da empresa.

Se você é um desses clientes e precisa saber como emitir segunda via ENEL SP, acompanhe este conteúdo, que traz um passo a passo detalhado de como fazer isso de forma rápida e fácil. Boa leitura!

Como emitir a segunda via da Enel SP pelo site

Até chegar à sua casa, a fatura de energia elétrica pode se perder pelo caminho, ou mesmo ser danificada, impedindo seu recebimento na data correta, antes do vencimento estabelecido.

No entanto, isso não isenta o cliente de pagar a conta. Por isso, é essencial saber como emitir uma segunda via, para evitar o atraso no pagamento, que gera cobrança de juros e até mesmo o desligamento da energia. Felizmente, é possível mudar isso com alguns cliques, de forma gratuita, basta seguir os passos abaixo:

  • Acesse o site da Enel, escolha sua localidade (no caso, São Paulo) e clique no local que indica a emissão das novas vias de cobrança;
  • Tenha em mãos o CPF do titular da conta e o número da instalação da residência. A melhor forma de ter acesso a esse número é pegando uma fatura antiga;
  • Se for o primeiro acesso, o cliente deverá fazer um cadastro utilizando um endereço de e-mail, a conta do Google ou o Facebook. Além disso, será necessário acrescentar algumas informações pessoais e criar uma senha;
  • Com o login em mãos, basta acessar o portal e solicitar a segunda via das faturas que estão com o pagamento em aberto, que fica disponível em formato PDF e pode ser paga normalmente em bancos, casas lotéricas ou mesmo pela internet.

No mesmo portal, utilizando o login e senha cadastrados, é possível, ainda, acessar outros serviços, como o cadastramento de envio de faturas por e-mail, de débito automático, a mudança do titular da conta, como também informações sobre problemas de falta de luz.

Como emitir a segunda via pelo APP

Quem estiver com o celular em mãos, caso prefira, pode optar por utilizar o app oficial da ENEL, que também oferece, entre suas funcionalidades, a opção de emissão da segunda via da fatura de energia elétrica.

Ele está disponível tanto para Android (que engloba a maior parte dos aparelhos do mercado) e iOS (sistema operacional do iPhone). Com o aplicativo instalado, o processo é similar ao que acontece no site, conforme os passos listados a seguir:

  • Faça o cadastro, utilizando seus dados pessoais e da instalação para, a partir disso, ter acesso às funcionalidades do aplicativo;
  • Obtenha s segunda via de pagamento por meio da visualização no próprio aplicativo ou solicitando o envio do boleto por e-mail;
  • Todas as faturas em aberto, incluindo as que estão em atraso, aparecerão na solicitação de segunda via. Nesses casos, serão cobrados juros e multas de acordo com o que está previsto em contrato. Os encargos aparecerão na conta do mês seguinte.

O corte pode acontecer em até 15 dias após a notificação de atraso ter sido enviada ao consumidor, então é importante ficar de olho nas datas para não ser pego de surpresa.

Como baixar e instalar o APP da Enel SP

Por estarmos sempre com o celular na mão, o aplicativo gera muito mais comodidade para o consumidor, uma vez que, com poucos toques na tela, é possível acessar a segunda via dos débitos e outros serviços.

O app é gratuito, e está disponível para os principais sistemas operacionais móveis (Android e iOS). Entretanto, a instalação do aplicativo pode gerar algumas dúvidas que, em sua maioria, são fáceis de serem contornadas.

Quem tem um smartphone com Android, deve acessar o Google Play, loja de aplicativos desse sistema operacional. Lá, basta procurar por “Enel São Paulo” e, ao encontrar o aplicativo, clicar no botão “instalar”. Em poucos segundos, a aplicação será baixada e instalada, estando pronta para o uso.

A versão do aplicativo da Enel SP para aparelhos Android já recebeu, até março de 2020, mais de 6 mil avaliações, com nota média de 3,3 estrelas.

Quem tem um iPhone deve seguir passos semelhantes. A diferença é que o aplicativo estará disponível na App Store, loja de aplicativos do iOS. Encontrando o app, basta clicar no ícone e baixá-lo. A versão disponível também funciona em iPads. Até então, são quase 250 avaliações e nota média de 1,9 estrelas.

No Reclame Aqui, a empresa tem nota de atendimento regular, alcançando a média de 6,7, em uma escala que vai até 10.

Se as soluções oferecidas pelo site não forem satisfatórias, é possível entrar em contato com a Enel SP por meio de outros canais de atendimento, como telefone e SMS.

Gostou do artigo? Então acesse o site do iq e confira outros conteúdos sobre o assunto.