Como trabalhar em casa: 5 ideias de negócios online

Por Redação IQ 360

trabalhar em casa

Quer descobrir como trabalhar em casa para ter mais flexibilidade e autonomia no dia a dia?

Para aproveitar essa tendência, a dica é encontrar ideias de negócios online, já que é no digital que se encontra um universo cheio de oportunidades.

Se você não sabe como trabalhar em casa, tenha em mente que essa é uma possibilidade para colaboradores de empresas, profissionais autônomos e empreendedores.

Mas planejamento é essencial para fazer essa transição.

Para ajudar nesse desafio, preparamos um guia com dicas de planejamento de como trabalhar em casa e ideias de negócios online. Aproveite.

É possível trabalhar em casa?

Atualmente, com a internet, trabalhar em casa é uma tendência entre profissionais de diferentes áreas.

Essa é uma possibilidade para empreendedores, autônomos, freelancers e colaboradores de empresas que buscam por mais flexibilidade.

Para entender essa tendência, vale a pena olhar para alguns dados.

De acordo com uma pesquisa de 2018 da Owl Labs, ao redor do mundo, 52% dos funcionários de empresas trabalham em casa pelo menos uma vez por semana.

A América do Sul tem destaque: possui 81% mais empresas totalmente remotas.

E no Brasil, como é essa realidade? Uma pesquisa de 2018 da SAP Consultoria em parceria com a Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades (SOBRATT) mostra que 45% das empresas brasileiras praticam home office, e 15% avaliam a implementação.

De acordo com o estudo, trata-se de um crescimento de 22% em relação a 2016.

Trabalhar de casa também é visto como uma forma de aumentar a produtividade.

Segundo um levantamento da FlexJobs, realizado com 3 mil pessoas interessadas em flexibilidade no trabalho, 65% dos participantes acreditam que seriam mais produtivos em casa do que em um ambiente de trabalho tradicional.

Como trabalhar em casa: o planejamento

Abaixo, confira dicas essenciais do planejamento para trabalhar em casa.

Analise se esse é o melhor caminho para você

Trabalhar em casa não envolve apenas benefícios. Um ponto negativo é a diminuição do contato com outras pessoas e a possibilidade de interrupções por familiares e vizinhos.

Portanto, avalie o seu perfil e as necessidades específicas do seu ramo de atuação.

Busque por oportunidades

Ter oportunidades em vista é essencial, sobretudo se você for deixar o emprego para trabalhar de forma autônoma.

Nesse caso, crie um currículo atualizado, um portfólio online e um perfil no LinkedIn.

Principalmente para quem deseja trabalhar com o mercado digital, algumas opções interessantes para buscar oportunidades são plataformas de trabalho para freelancers, como Upwork e Workana.

Outra estratégia é oferecer os serviços para pequenas empresas da sua cidade.

Organize a rotina

Outro passo essencial é organizar a rotina para não perder produtividade com as distrações de casa.

Aqui, a dica é criar uma rotina com horários bem definidos para trabalhar.

Além disso, plataformas de gestão de tarefas, como Trello e Evernote, e métodos de produtividade, como a Técnica Pomodoro, são excelentes ferramentas de organização.

Monte seu local de trabalho

Para trabalhar de casa, você precisa pensar na estrutura necessária, como computador e internet, por exemplo, dependendo da atividade que realiza.

E lembre-se que fazer home office não significa trabalhar de casa todos os dias. Você pode fazer suas atividades em cafés ou coworkings, por exemplo.

Faça um planejamento financeiro

Principalmente para quem deseja trabalhar de forma autônoma, ter uma reserva financeira de pelo menos três meses é essencial.

Por isso, o planejamento deve começar antes da transição para o home office. Faça um diagnóstico da situação financeira, elimine gastos desnecessários e controle todas as entradas e saídas.

Como trabalhar em casa: 5 ideias de negócios online

Nas próximas linhas, você vai descobrir cinco negócios online que podem viabilizar a sua vontade de trabalhar em casa de forma autônoma, criando um negócio ou buscando por vagas em empresas que oferecem home office.

Claro que, para atuar nestas áreas, é preciso qualificação. Então, use as dicas a seguir como um bom ponto de partida para começar a estudar.

Redação e estratégia SEO

De maneira geral, o mercado de produção de conteúdo digital é um campo cheio de oportunidades.

Um segmento é o de SEO, que consiste em otimização de sites e conteúdos para o mecanismo de busca do Google  — uma estratégia realizada em blogs empresariais.

De acordo com a pesquisa SEO Trends 2018, 59,8% das empresas brasileiras fazem otimizações em suas páginas e, delas, 81,2% têm essa estratégia há três anos.

Design

Outra ideia de como trabalhar em casa é fornecer peças de design para empresas, como peças publicitárias, posts para redes sociais, layouts de sites e produtos digitais de forma geral.

Segundo um relatório da plataforma Workana, em 2016, a área de trabalho remoto mais popular era a de design e multimídia, com 32% dos freelancers.

Coaching

Adquirir uma formação em coaching também é uma boa oportunidade de negócio.

Conforme aponta um relatório da International Coach Federation (ICF), em 2016, havia 53 mil profissionais na área ao redor do mundo, em um mercado que movimenta 2,3 bilhões de dólares.

Nesse caso, a ideia é realizar o coaching online por meio de videochamadas.

Desenvolvimento de software

Para quem domina linguagens de programação, a dica é prestar serviço de desenvolvimento de software.

Além de oferecer alta remuneração, essa carreira aparece em primeiro lugar no ranking de 100 melhores profissões em 2019, elaborado pela U.S. News & World Report.

Análise de Big Data

Outra área promissora para criar negócios online é a de análise de Big Data, que consiste na gestão e análise de dados para embasar a estratégia de empresas.

De acordo com a pesquisa The Future of Jobs Report 2018, do Fórum Econômico Mundial, a projeção é de que 85% das empresas irão adotar análise de Big Data até 2022.

E aí, já tem suas ideias de como trabalhar em casa?

Aproveite para ler outros conteúdos do blog para ficar atualizado sobre o universo de finanças.