Finanças do casal: 5 dicas para vocês se organizarem

Por Redação IQ 360

financas-casal

A vida a dois pode ser bastante prazerosa, mas é também cheia de altos e baixos. É preciso muita conversa, compreensão e, principalmente, respeito mútuo para uma convivência saudável. Um dos grandes fatores de desentendimentos é a questão das finanças do casal. Aquele que nunca passou por uma discussão sobre dinheiro que atire a primeira pedra.

É por isso que preparamos o post de hoje, para que você e seu parceiro possam ter uma vida financeira saudável, o que facilita vários outros pontos da vida a dois. Afinal, com as finanças em dia, é possível aproveitar melhor os momentos a dois, planejar compra de bens, viagens, além de viver o dia a dia de forma mais tranquila.

Como ter uma vida financeira a dois saudável

1.   Tenha objetivos

É sempre bom trabalhar em prol de algo, seja para fazer uma grande viagem, comprar a casa própria ou mesmo trocar de carro. Por isso, tenha sempre objetivos em mente (melhor ainda se estiverem escritos e bem definidos).

2.   Defina um estilo de vida

Os dois vão trabalhar até se aposentar? Alguém vai trabalhar e o outro cuidará da casa e dos filhos (se é que terão filhos)? Planeje com antecedência como será a vida futura de vocês, para, a partir daí definir as finanças do casal.

3.   Divida as despesas

É preciso ter bem definido quem pagará o que dentro de casa, principalmente com relação às contas mensais – ou seja, com qual quantia cada um vai contribuir a cada mês.

4.   Invista

Investir é a melhor maneira de maximizar o seu dinheiro, e isso não é diferente quando falamos de finança do casal. Assim, é preciso definir quanto cada um vai investir por mês, onde investir e, principalmente, o objetivo desse investimento.

5.   Tenha uma reserva pessoal

Nem tudo é feito a dois. Cada um precisa, também, ter uma reserva para seus próprios gastos, como aqueles feitos com roupas, saídas com amigos, etc. Nas finanças do casal, manter certa individualidade em alguns momentos também é saudável.

3 aplicativos para a organização das finanças do casal

Para controlar todos os gastos e receitas do casal, use e abuse da tecnologia, e que está aí para facilitar o dia a dia. Entre os apps que podem ser usados para organizar as finanças do casal, estão:

Minhas Economias

O portal Minhas Economias conta com um gerenciador financeiro, que ajuda a organizar as contas, manter o orçamento em dia e fazer o planejamento. Além disso, oferece aplicativos de controle financeiro, para que o casal lance suas receitas e despesas de qualquer lugar, no momento que quiser.

Além disso, o Minhas Economias tem uma ferramenta para adicionar os seus sonhos. Sabe aquilo que vocês planejam comprar juntos, aquela meta pessoal ou a viagem que sonham em fazer, mas que ficam em segundo plano por falta de grana? O aplicativo te ajuda a gerenciar e se planejar para realizar esses objetivos.

Funciona assim: coloquem o seu sonho, o valor, quando desejam realizar esse objetivo e quanto já economizaram para alcançá-lo. O aplicativo vai calcular o valor que vocês devem poupar por mês para concluir esse objetivo, e, com o passar do tempo, o quanto da meta já foi cumprida.

Mobilis Finanças Pessoais

Com o Mobilis, é possível controlar todos os gastos, inclusive com cartões de crédito e boletos, tudo sincronizado em um único aplicativo. Ele ajuda nas finanças do casal porque permite a definição de metas e objetivos para economizar, o acompanhamento de despesas por categoria, a sincronização de todas as suas contas bancárias e outras facilidades.

Organizze Finanças

No Organizze, é possível registrar todos os seus gastos, receitas e transferências, criar metas para despesas e acompanhar contas e cartões. O aplicativo gera relatórios financeiros da forma que você preferir, e possibilita a sincronização com suas contas bancárias.

Gostou do conteúdo? Acesse o site do iq e confira outros artigos sobre o assunto.