Como emitir segunda via de conta Sabesp

Por Redação IQ 360

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, mais conhecida como Sabesp, foi fundada em 1973 com a junção das empresas Comasp, Fesb, Saec, Sanesp, Sanevale e SBS, que trabalhavam na coleta, tratamento de esgoto e distribuição de água. A união foi feita com o objetivo de administrar os serviços públicos de saneamento básico na região de São Paulo.

Atualmente, a Sabesp oferece serviços variados voltados para o saneamento básico da região de São Paulo e atua em mais de 371 munícipios. Esses serviços são cobrados mensalmente e a conta geralmente é emitida na hora: um agente da Sabesp vai até o local e, de acordo com as medições no registro de consumo de água, imprime da hora a sua fatura.

Mas, podem ocorrer imprevistos, como perda ou rasura da conta. Nesses casos é possível emitir uma segunda via pelo site da Sabesp, que conta com um atendimento online exclusivo para os clientes. Confira o passo a passo sobre como emitir a sua segunda via e evite multas por atraso no seu pagamento.

Como emitir a segunda via da fatura Sabesp

  • Acesse o site da Sabesp. Logo na primeira página, há algumas opções relacionadas a sua fatura, clique em “Segunda via de conta”.

  • Você será redirecionado para a página da agência virtual. Nesta etapa, informe o RGI da sua conta. O RGI é o número de identificação que fica localizado bem no topo da sua conta da Sabesp – basta consultar em qualquer fatura anterior e digitar no espaço solicitado.

  • Após informar o RGI, clique em prosseguir

  • Uma página para confirmação de titular e endereço será aberta. Confira todos os dados. Se estiverem de acordo com os da sua residência, prossiga. Caso contrario, é só realizar uma nova consulta ao lado

  • Ao acessar a página referente as suas contas, selecione Emitir a segunda via e escolha entre as opções: pagar no banco pela internet, exibir 2° via para impressão, receber 2° via pelo Correio (será cobrado taxa de R$ 2,16) ou exibir código de barras.

Como emitir segunda via Sabesp pelo aplicativo

O Sabesp Mobile está disponível para Android e iOS. Além das funcionalidades voltadas para facilitar a visualização de informações, com o app é possível emitir a segunda via da conta. Baixe o aplicativo e faça login utilizando o RGI da sua fatura. Assim, é possível conferir seus débitos e emitir uma segunda via. Confira as outras funções do aplicativo:

  • Você pode adicionar quantos RGIs quiser
  • Consulta das últimas doze contas Sabesp
  • Tutorial de débito automático
  • Envio de informações sobre vazamentos de água, esgoto e falta de água

Apesar de oferecer funções práticas, o aplicativo tem uma avaliação mediana.

Na Google Play, ele está avaliado em 3,4, em uma escala de 5. Parte das reclamações mais recentes são sobre problemas após a última atualização do app.

Na Apple Store, a nota é um pouco menor, 2.1 em uma escala de 5. As reclamações variam entre recebimento de muitas notificações e falta de funcionalidades.

Como pagar conta Sabesp atrasada

Diferentemente de algumas empresas, é possível efetuar o pagamento de contas atrasadas da Sabesp com a mesma via com data vencida. Desse modo, os juros serão cobrados na fatura do mês seguinte. Caso já queira pagar os juros de uma vez, basta emitir uma segunda via e o novo valor será calculado automaticamente. Lembre-se de pagar a fatura em atraso o mais rápido possível, pois passados trinta dias de atraso, o cliente está sujeito ao corte do fornecimento de água.

Canais de atendimento Sabesp

Caso você precise entrar em contato com a Sabesp para resolver problemas ou até mesmo solicitar a segunda via da fatura de outra forma, pode entrar em contato com a central de atendimento ou baixar o aplicativo Sabesp Mobile.

Central de atendimento

0800 011 9911 – região metropolitana

0800 777 3700 – deficientes auditivos e de fala

0800 055 0195 – interior e litoral

0800 016 0195 – deficientes auditivos e de fala

0800 055 0565 – ouvidoria

Sabesp no Reclame Aqui

O site Reclame Aqui é uma das principais formas de conferir o atendimento ao cliente de uma empresa. Com notas que vão de 0 a 10, as empresas são avaliadas de acordo com as reclamações que recebem, as respostam que dão e o índice de solução dos problemas. No caso da Sabesp, não consta nota, e ela está classificada como não recomendada. Desde 2017, a empresa só respondeu 1,7% das reclamações feitas. Mesmo com uma péssima reputação e falta de respostas, 50,1% dos clientes voltariam a fazer negócio com a empresa.

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