Como solicitar a segunda via de conta da Enel

Por Redação IQ 360

Presente em 35 países, a Enel é uma empresa de origem italiana que atua no setor de energia elétrica. Em julho de 2018, a empresa comprou 73% da antiga distribuidora de energia Eletropaulo. Com essa aquisição, a Enel se tornou a maior distribuidora de energia elétrica do Brasil, atuando nos Estados do Rio de Janeiro, Ceará, Goiás e São Paulo.

SAIBA+IQ: NET: segunda via da fatura, como tirar?

Como emitir a segunda via da fatura da Enel?

O site da Enel conta com uma interface simples e moderna. O espaço Agência Digital disponibiliza diversos serviços que podem ser facilmente acessados. Basta ter o número do CPF do titular e o número de instalação, que fica localizado em sua conta de energia.

Para solicitar a segunda via da conta de luz, acesse o site da Enel e selecione o seu estado. No canto superior direito, clique na área “agência virtual”. Acesse a área de serviço da sua casa e clique na primeira opção “2ª via de conta”.

Você será direcionado para uma área que precisa de login. Esse acesso pode ser feito via Facebook, Google+, E-mail ou com o número do CPF.

Ao entrar no sistema, você terá acesso a todas as suas contas. Clique naquela que estiver com o status “em aberto”. Agora, é só imprimir e quitar a fatura.

Além da segunda via da fatura, é possível solicitar diversos outros serviços como:

  • Religação de energia;
  • Negociar débitos;
  • Informar casos de falta de energia;
  • Alterar o titular da conta;
  • E consultar os locais de pagamento.

SAIBA+IQ: Como escolher o melhor cartão de crédito para você?

Como pagar fatura atrasada Enel

Se a sua fatura já passou da data de pagamento, não se preocupe. Você pode emitir sua segunda via normalmente como indicamos no tutorial acima. Porém, a nova conta não virá com uma data de vencimento prorrogada, os juros e as multas serão cobrados na fatura do mês seguinte.

Em caso de atraso de duas contas ou mais, com vencimento superior a sessenta dias, é possível parcelar o débito. Você pode renegociar as contas através da agência virtual, como citamos anteriormente.

Como receber a conta de luz por e-mail?

Receber a fatura de energia por e-mail pode facilitar o pagamento, pois evita possíveis extravios. Além de ser uma atitude ecologicamente correta por evitar a circulação do papel.

Para receber a conta em seu e-mail, basta ter o número do CPF do titular em mãos e o número da instalação. Faça o cadastro na área de solicitação de contas de acordo com seu o seu estado:

Após solicitar a entrega da conta de luz por e-mail, a equipe da Enel mandará uma mensagem de confirmação para a sua caixa de entrada – lembre-se de conferir a área de spam. Após a confirmação, a próxima conta será enviada diretamente no seu e-mail e a conta física não será mais entregue em seu endereço.

SAIBA+IQ: Cartão de crédito sem anuidade: conheça os 12 melhores do Brasil

Aplicativos Enel

A Enel conta com um aplicativo para cada estado. As avaliações variam entre duas e três estrelas. A maioria das reclamações é sobre a dificuldade em conseguir acessar as funcionalidades.

Segundo o app, é possível pedir religações, cancelar contrato, pedir indenizações e acompanhar solicitações. Confira as avaliações dos aplicativos:

Google Play – 3,8

Apple Store – 2,2

Google Play – 2,9

Apple Store – 1,4

Google Play – 3,4

Apple Store – 1,8

Google Play – 2,8

Apple Store – 1,9

SAIBA+IQ: Será que o seu cartão de crédito ainda é o ideal para você?

Canais de atendimento Enel

Caso precise entrar em contato com a Enel da sua cidade, você pode fazer de forma online, pelo site ou ligar em um dos canais de atendimento disponíveis:

  1. Canais de atendimento Enel São Paulo

  • Torpedo fácil (SMS):

Para informar falta de luz – envie a palavra LUZ e o número da sua instalação para o número 27273

Para solicitar segunda via – envie a palavra CONTA e o número de instalação para o número 27373

  • Atendimento comercial:

0800 72 72 120

  • Atendimento para deficientes auditivos:

0800 77 28 626

  • Atendimento emergência 24 horas:

0800 72 72 196

  • Ouvidoria:

0800 72 73 110 – atendimento das 8h as 18 em dias uteis

  1. Canais de atendimento Enel Rio de Janeiro

  • Central de relacionamento:

0800 28 00 120

  • Deficientes auditivos:

0800 28 21 887

  • SMS:

27389

  1. Canais de atendimento Enel Ceará

  • Central de relacionamento:

0800 28 50 196

  • Deficientes auditivos:

0800 28 01 887

  • SMS:

26816

  1. Canais de atendimento Enel Goiás

  • Central de relacionamento:

800 0196

SAIBA+IQ: Você está usando o cartão de crédito correto?

Enel no Reclame Aqui

A Enel tem avaliações diferentes para cada estado de atuação.

Em São Paulo, a distribuidora está bem avaliada e tem nota 7. Entre as pessoas que reclamaram, 61,1% voltariam a fazer negócio.

Em Goiás, a avaliação da empresa também é positiva: nota 7.0 e 63,1% voltariam a fazer negócio.

Mas no Ceará e no Rio de Janeiro a empresa está avaliada como ruim e tem notas de 5,8 e 5,3, respectivamente. Em geral, a Enel costuma responder às reclamações, porém demoram cerca de oito dias.

SAIBA+IQ: Bancos estão autorizados a cortar limite do cartão de crédito imediatamente

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!