Cartão Coop: vantagens e como fazer (GUIA)

Por Redação IQ 360

Em busca de mais informações sobre o cartão Coop? Essa é uma ótima ideia.

O cartão Coop oferece descontos e parcelamentos em supermercados, drogarias e postos de gasolina, para toda a rede conveniada.

Diferentemente de grandes marcas do varejo e do atacado, a Coop não é um supermercado, e sim uma Cooperativa de Consumo. Se você quer entender melhor o que é o cartão Coop e como ele funciona, confira este conteúdo com os principais benefícios oferecidos e um passo a passo de como solicitar o seu.

O que é o cartão Coop

O cartão Coop é um cartão de crédito da rede Bradesco, que pode ser solicitado por clientes pessoas físicas ou oferecido por empresas a seus funcionários.

Basicamente, funciona como um cartão de crédito específico para fazer compras em estabelecimentos da rede conveniada, ou seja, ele deve ser usado exclusivamente nas lojas Coop, drogarias e postos de gasolina. 

A bandeira pode ser Visa, Mastercard ou Cielo, e as transações são autorizadas com o uso de uma senha numérica. Além dessa modalidade padrão, há o Private Label, que exige assinatura para aprovação das transações.

Benefícios do cartão Coop

A seguir, confira as principais vantagens do cartão Coop tanto para empresas quanto para usuários:

Gerenciamento pelo aplicativo

Uma das facilidades do Cartão Coop é que, por ser administrado pelo Bradesco, é possível acessar a fatura e gerar um código de barras para pagamento pelo próprio app da instituição, sem sair de casa. Para isso, basta baixar o App Bradesco Cartões e fazer um login com os seus dados.

Sem taxa administrativa ou anuidade

Outra vantagem do cartão Coop é que o usuário não paga anuidade, e, para empresas, não é cobrada nenhuma taxa administrativa. 

Melhores condições de pagamento

O cartão Coop oferece grande facilidade para parcelar compras. O usuário pode parcelar em até quatro vezes sem juros as compras em supermercados e em até seis vezes a aquisição de medicamentos na rede conveniada.

O parcelamento pode ser ainda mais estendido para alguns tipos de produtos. Para dermocosméticos, as compras podem ser parceladas em até 12 vezes sem juros. E para eletroeletrônicos o usuário pode escolher pagar em 12 vezes sem juros ou até 24 vezes com juros. 

Além disso, o cliente tem até 40 dias para começar a pagar as compras parceladas. 

Descontos exclusivos

Este talvez seja um dos principais diferenciais do cartão: mesmo sem anuidade, ele oferece descontos em atividades de lazer, como 50% em ingressos na Rede Cinemark e vouchers de 10% em reservas de hotéis, por exemplo.  Além disso, com as milhas do cartão, pode fazer aquela viagem dos sonhos gastando bem menos do que imagina.

Assistência em serviços residenciais

Na modalidade Cartão Coop Fácil Elo Internacional, é oferecida ainda a Assistência Casa 24h. Com ela, você tem acesso a profissionais de serviços de reparo para imprevistos em casa, como encanador, chaveiro, eletricista e vidraceiro, por exemplo, e assim evita surpresas desagradáveis na economia doméstica.

Como fazer o cartão Coop

Para fazer o cartão Coop pessoa física, as exigências são semelhantes às de muitos outros cartões: o interessado precisa ser maior de 18 anos, não ter restrições no CPF e possuir renda igual ou superior a um salário mínimo. Para solicitar, o cliente deve ir a qualquer supermercado da rede e seguir os passos abaixo.

1. Torne-se um cooperado

Para solicitar o seu cartão Coop, antes você deve se tornar um cooperado. Basta se dirigir ao balcão de Atendimento ao Cooperado, na loja da Coop, tendo em mãos um documento com foto, seu CPF, um comprovante de residência dos últimos dois meses e um comprovante de rendimentos atualizado.

2. Aguarde a aprovação da administradora

Com seus dados e documentos, a atendente efetuará o cadastro, solicitando a análise junto à administradora dos cartões. Quando o cadastro é aprovado pela administradora Bradescard, você recebe um cartão provisório na mesma hora.

Dessa forma, você pode efetuar a sua primeira compra no mesmo dia. Mas atenção: você só poderá usar esse cartão uma vez até a chegada do definitivo.

3. Aguarde a chegada do cartão definitivo

Após efetuar a primeira compra com o cartão provisório, você deve aguardar a chegada do cartão definitivo por correio para fazer novas compras. Segundo a cooperativa, o prazo é de 15 dias

Para receber o seu cartão Coop, é importante que haja alguém maior de 18 anos para assinar o recebimento em sua residência. Caso contrário, ele será enviado de volta para a administradora.

Agora que você já conhece os benefícios do cartão Coop e já sabe como solicitar o seu, ficou mais fácil fazer compras e economizar com todas as vantagens que a rede oferece. 

E se você quiser saber mais sobre outras opções de cartões de crédito disponíveis no mercado e suas principais vantagens, confira este conteúdo que preparamos listando os 5 melhores cartões sem anuidade.