Entenda como funciona seu cartão de crédito

Por Redação

Como usar bem seu cartão de crédito

Um cartão de crédito é um dos principais meios para pagamentos de compras no mundo inteiro. Muita gente já abandonou o dinheiro físico e só anda com o cartão – pagando, assim, todas suas compras com ele.
Ainda assim, é comum que não se saiba bem como funciona um cartão. Neste texto, vamos desmistificar as principais dúvidas e fazer você entender de vez como funciona seu cartão de crédito.  

Saiba como ser aprovado para um cartão de crédito!

Confira dicas exclusivas no ebook iq para aumentar as chances de ser aprovado para um cartão de crédito Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Cartão de crédito é como um empréstimo

O cartão de crédito pode ser muito útil, já que permite ao usuário comprar sem que isso implique em um gasto imediato em sua conta corrente.
Pode-se dizer que o cartão de crédito é um método de pagamento que se assemelha a um empréstimo automático com prazo de um mês. Já que na prática, o banco provedor do cartão faz um empréstimo, mas em contrapartida exige o pagamento de todos os valores na data acordada.
Assim, o cartão de crédito permite que você compre hoje um produto sem que o dinheiro seja descontado imediatamente da sua conta. Na verdade, essa compra só será cobrada quando a fatura do cartão chegar. E escolhendo a melhor data de pagamento da fatura, você pode escolher quando isso vai acontecer  e se programar – no entanto, é recomendado que seja próximo do dia em que recebe o salário.
Um cartão de crédito pode ser pedido no banco onde a pessoa já tenha conta corrente ou em uma emissora de cartões como a Credicard, por exemplo. Neste último caso, não é necessário ter uma conta bancária.
Quando se faz um cartão de crédito, o banco estabelece um limite que você pode gastar. Esse limite é definido de acordo com o seu perfil de consumidor, de forma que exista uma garantia de que poderá pagar esses valores no final de cada mês. À medida que se paga, o limite de crédito é restabelecido. Também é possível negociar para que ele mude – aumentando ou diminuindo.
Quando há o pagamento total da fatura no final do mês, ou na data acordada entre as partes para a liquidação da fatura, o banco não cobra nenhuma taxa de juros. Mas no caso de pagar apenas uma parte da fatura, e não seu valor cheio, o usuário do cartão passa a pagar uma taxa de juros em cima do valor não pago – o chamado juros rotativos, que assombra a vida financeira de muitos.
Esse é o grande perigo dos cartões de crédito. Quando perdemos o controle dos gastos e não conseguimos honrar o pagamento da fatura, começamos a pagar juros enormes, bem superiores a qualquer outro tipo de empréstimo. Estamos falando de juros anuais que passam dos 400%.
Se em um mês não houver dinheiro para pagar o valor total da fatura, no mês seguinte vai ser ainda mais difícil honrar os seus compromissos. O que acontece é que é preciso pagar a soma dos valores já parcelados do mês seguinte, mais os juros e o valor que falta pagar do mês anterior. É necessário tomar cuidado para sua situação não se transformar em uma bola de neve e você se afundar em dívidas.

Benefícios do cartão de crédito

Em muitas situações o cartão de crédito pode trazer vários benefícios. O primeiro grande benefício é dispor de crédito para quando precisarmos. Assim, conseguimos adiar os gastos sem precisar pagar juros.
Parcelar as compras numa situação de emergência é outra vantagem. Com os gastos controlados e a situação financeira planejada, é possível quitar uma compra de emergência no menor tempo possível. Mas lembre-se que os juros do cartão é muito alto, e por isso, o crédito rotativo deverá ser visto como um empréstimo emergencial, e não recorrente.
O cartão de crédito deve ser usado principalmente em compras com valores mais elevados, como passagens, eletrodomésticos, ou compras do mês no supermercado, por exemplo. Para aquelas compras do dia a dia, devemos usar o dinheiro que se encontra na conta corrente. Dessa forma conseguimos controlar melhor os gastos com o cartão, evitando um possível endividamento por não ter dinheiro para pagar toda a fatura.

Fechamento e vencimento da fatura

A data de fechamento e vencimento da fatura não são a mesma coisa. Isso quer dizer que existe um período em que os seus gastos não são contabilizados na fatura do mês atual.
De fato, sabendo essas datas, podemos ganhar até 40 dias para pagar uma compra. Vejamos na prática como funciona.
A data de vencimento da fatura do cartão é o dia limite para pagamento da fatura sem ter de pagar juros. A data de fechamento da fatura é o dia em que a administradora prepara a fatura para enviá-la a você.
Suponhamos que você escolha o dia 15 como a data de vencimento da fatura. Neste caso, a administradora necessita fechar a fatura com, no mínimo, dez dias de antecedência. Assim, no dia 5 a fatura já é preparada para o envio.
Ou seja, entre o dia 5 e o dia 15, todas as compras feitas não vão ser pagas no mês corrente, mas sim no mês seguinte, ganhando assim 10 dias adicionais aos habituais 30 que tem.

Outras vantagens do cartão

Os cartões de crédito podem oferecer também uma série de benefícios, como descontos em compras, viagens ou milhas que você pode transformar em passagens aéreas. Dependendo do cartão, conseguimos diferentes benefícios, por isso vale conferir qual melhor se adapta ao seu perfil.
A grande parte dos cartões oferece pontos por cada dólar gasto com ele. Esses pontos poderão ser trocados por produtos específicos, ou por milhas, que depois serão convertidas em passagens aéreas. Veja mais detalhes em nosso artigo sobre programas de fidelidade.
Para quem gosta de viajar, essa é uma oportunidade única de usar o cartão de crédito, conseguindo um bom desconto na passagem com suas compras mensais.
Com certo cuidado, o cartão de crédito pode ser o seu melhor amigo no controle das finanças. Isso porque ele inclui sempre o envio da fatura, onde descreve todos os gastos detalhados. Essa lista de gastos pode ser muito útil para o planejamento financeiro futuro. É possível ver onde deve cortar gastos e quais foram os bons investimentos que fez.
Mas para conseguir usufruir de todas as vantagens do cartão de crédito, é importante manter sempre anotado os gastos totais com o cartão para que não perca o controle dos seus gastos.
Em dúvidas para escolher um cartão de crédito?
Com o simulador de Cartões de Crédito, você encontra o melhor cartão para o seu perfil! Seja para acumular milhas, descontos na fatura (cashback), descontos em compras ou outros benefícios, a ferramenta inteligente indica qual é o ideal para as suas necessidades e desejos. Confira aqui!

Você sabia que o Brasil é o país que mais usa cartão de crédito na América Latina? Confira a pesquisa que o iq fez para mostrar como o cartão de crédito é importante no cotidiano do brasileiro.