Por que pagar anuidade de cartão de crédito?

Por Redação IQ 360

Se há empresas que não cobram, por que pagar anuidade de cartão de crédito? Neste artigo, falamos dos benefícios nesses casos.

Ninguém discorda que usar o cartão de crédito é uma maneira muito prática de fazer compras. Não precisar sacar o dinheiro antes de ir às compras, mesmo porque, às vezes, o valor do objeto é muito alto, e soltar cheques caiu em desuso.

Além disso, sem o dinheiro de plástico, as compras online são impossíveis de serem feitas. Mas há algo que muita gente se pergunta: por que pagar anuidade de cartão de crédito?

Se você também tem essa dúvida, confira nosso post e entenda as vantagens de pagar por esse serviço.

Por que pagar anuidade de cartão de crédito?

Como mencionado na introdução, trata-se de um serviço — uso do cartão de crédito — e, como tal, é preciso pagar por ele. Não importa se o serviço é de internet, telefonia, cabeleireiro, dentista ou cartão.

Ou seja, esse é o porquê de pagar anuidade de cartão de crédito. A anuidade do cartão de crédito nada mais é do que uma taxa cobrada para que ele possa ser utilizado.

Mas por que pagar anuidade do cartão de crédito, efetivamente? A anuidade é usada para pagar a manutenção do cartão, para que ele funcione e opere.

Quem faz a cobrança, segundo o Banco Central (que é o órgão que coordena todas as instituições financeiras do Brasil), são as bandeiras do cartão de crédito.

Elas cobram para poder disponibilizar todos os serviços do cartão de crédito para que o cliente os usufrua nos estabelecimentos que aceitam tal cartão.

Veja a seguir os principais benefícios de quem paga anuidade do cartão de crédito e a razão de esse pagamento valer realmente a pena.

Quais os benefícios para quem paga anuidade de cartão de crédito?

Seguro aluguel de carro e viagem

Um exemplo são os seguros oferecidos. Se você usar o seguro de aluguel de carro e o seguro viagem uma vez por ano, você economizará por volta de quatrocentos reais. Um excelente valor economizado por quem paga anuidade de cartão de crédito.

Garantia estendida

A garantia estendida faz dobrar a garantia original do produto adquirido com o cartão, podendo garantir um prazo de, em geral, até três anos de garantia.

Assim, se o produto apresentar defeito ou parar de funcionar, esse outro grande benefício de pagar a anuidade do cartão pode cobrir o reparo, a substituição e até mesmo o reembolso.

Serviços oferecidos

Essa é uma boa dica que mostra por que pagar anuidade de cartão de crédito vale a pena.

Alguns cartões de crédito oferecem a possibilidade de solicitar alguém para fazer reparos na casa. Com isso, você economizaria com esse tipo de serviço.

O Bradesco, por exemplo, oferece, a depender do cartão contratado, serviços de encanador eletricista e chaveiro.

Já a Caixa, conta com profissional especializado em revisões hidráulicas e elétricas, limpeza de caixa d’água e outros, instalação de prateleiras, e até de cortinas. O serviço pode ser acionado até três vezes por ano. Consulte seu banco para saber se essa vantagem é oferecida.

Anuidade anulada

Certos benefícios farão você economizar de tal maneira que a anuidade será anulada — pois as vantagens compensarão.

Um exemplo: se eu viajar e gastar cinquenta reais no aeroporto, em 12 meses terei gastado trezentos reais. Se, por ter gastado esse valor, o cartão de crédito me garante acesso às áreas Vips, o gasto que tive será anulado, aumentando as chances da planilha de gastos ficar no azul.

Descontos diversos

Algumas bandeiras oferecem descontos para almoçar e jantar fora aos finais de semana. Essa é mais do que uma boa justificativa para o porquê de pagar anuidade do cartão de crédito. No cinema também tem descontos: alguns cartões dão até 50% de desconto para que você aproveite o filme e ainda sobre dinheiro para a pipoca.

Os descontos especiais podem ser usados ainda em shows e em grandes eventos, incluindo compra antecipada de ingressos, entre outros.

Milhas e Pontos

Essa costuma ser a mais conhecida e queridinha vantagem oferecida por cartões de crédito, o acúmulo de pontos e de milhas, que permite trocar pontos por produtos e transformá-los em milhas, para poder resgatá-las em passagens aéreas.

Proteção

A proteção de compra e, ainda, a proteção de preço, são mais dois benefícios garantidos por algumas bandeiras. O seguro de compra funciona assim: imagine que você comprou um celular ou outro produto usando cartão de crédito e ele foi furtado, ou caiu e quebrou.

O Seguro Proteção de Compras compensa você com um certo valor para consertar ou comprar um novo produto. Cabe informar que cada bandeira define o prazo para acionar esse seguro, bem como o valor a ser recebido.

Já com a proteção de preço, pense que você, após comprar um produto, pode encontrá-lo mais barato em outra loja. Em vez de ficar bravo (a), saiba que você pode receber um valor para compensar o que gastou. Mais uma vez, cada bandeira estipula as condições e o valor oferecido.

Como economizar na anuidade do cartão de crédito?

Agora que você entendeu por que vale a pena pagar anuidade do cartão de crédito, confira dicas para economizar com essa taxa.

Evite cobrir emergências com o cartão

As emergências não estão previstas nos seus gastos mensais. Por isso, pagar imprevistos com o cartão de crédito pode até parecer uma boa solução momentânea, mas se essa prática for feita com frequência, ela poderá se transformar em uma bola de neve.

Além disso, evitar usar o cartão para sacar dinheiro e pagar as contas é uma maneira de gastar menos, ainda que esse gasto a mais será pago para ter essa conveniência do cartão para isso.

Pesquise antes de escolher o cartão

Ao pesquisar vários cartões, você terá os benefícios disponíveis. Analise todos e veja o que mais se encaixa nas suas prioridades e no seu perfil. Antes mesmo de contratar o serviço de cartão de crédito, fique por dentro dos termos de uso, evitando surpresas desagradáveis.

Pague a fatura integralmente

Você certamente já ouviu dizer que os juros rotativos são muito altos. Por isso, sua saúde financeira pode depender de fazer o pagamento total da fatura até o dia do vencimento.

Caso você não tenha como pagar toda a fatura, a dica é pagar todo o saldo mensal. Isso porque, quanto mais você pagar, mais economizará com os juros que estiverem aplicados a longo prazo.

Limite o número de cartões

O ideal é que você tenha, no máximo, um ou dois cartões. A vantagem do segundo cartão é, principalmente, dar a opção de uma data diferente de pagamento.

Ao centralizar as compras em um só cartão, seu programa de recompensas será mais útil. Além disso, ter poucos cartões é um bom incentivo para você se segurar nas compras.

Tente reduzir a taxa cobrada

Você viu quantas vantagens poderá obter ao pagar a taxa do cartão? Mesmo assim, se o valor estiver muito alto devido ao momento de vida pelo qual está passando, a dica é conversar com o seu gerente do banco ou com a pessoa responsável pelo cartão de crédito para avaliar uma redução da taxa. Essa é oportunidade é dada, principalmente, aos bons pagadores.

Agora que você sabe porque pagar anuidade de cartão de crédito é vantajosa, aproveite para se cadastrar e conferir os benefícios do Marketplace de cartões de crédito.