Quer cancelar cartão Caixa? Veja um passo a passo para fazer

Por Redação IQ 360

cartao-caixa

Se você sente que vem gastando mais do que devia ou está em busca de uma opção com mais vantagens, cancelar o cartão Caixa pode ser uma boa alternativa. 

Mas você sabe como fazer isso? Diferentemente do processo de contratação, as instruções para o cancelamento de um cartão de crédito não costumam ter muito destaque na página dos bancos. 

Por isso, preparamos um tutorial completo para ajudar você nessa missão. Além disso, buscamos as respostas para algumas das perguntas mais frequentes sobre o assunto. Continue lendo e confira!

Como cancelar cartão Caixa: tire suas dúvidas

Antes de começarmos, é importante frisar a diferença entre bloqueio e cancelamento do cartão. 

O primeiro caso é mais comum quando, por exemplo, você perde o seu cartão ou ele é roubado. Ou seja, funciona como uma medida de segurança. Depois do bloqueio, é possível solicitar a segunda via e voltar a utilizar o serviço. 

O cancelamento, por outro lado, costuma ser acionado quando existe insatisfação com o produto ou o simples desejo de parar de usar o cartão. Aqui, não é mais possível pedir a segunda via, pois o cliente manifestou que deseja interromper o serviço de forma definitiva.

Isso significa que, caso você deseje ter um cartão da Caixa no futuro, vai precisar preencher uma proposta de adesão novamente e ter o seu cadastro analisado. Mas, se o que você realmente busca é o cancelamento, fique de olho nas respostas a seguir.

Onde cancelar cartão Caixa?

Existem duas formas de cancelar o cartão Caixa: indo até uma agência ou pelo telefone, na central de atendimento ao cliente. Ou seja, não adianta acessar o site ou o aplicativo da Caixa para tentar resolver esse problema.

O que precisa para cancelar?

O principal é ter consigo um documento oficial de identificação, como RG ou CPF. Durante o processo, também podem ser solicitadas outras informações pessoais para confirmar a sua identidade.

Tem como cancelar com fatura aberta?

Sim, é possível cancelar o seu cartão mesmo com faturas em aberto. Caso essa seja a sua situação, a conta vai continuar sendo enviada para a sua casa ou por e-mail – vale o método que você costumava utilizar antes do cancelamento – até que todo o valor seja quitado.

O cancelamento é imediato?

Em geral, o cancelamento ocorre em poucos minutos e o seu limite de crédito é automaticamente suspenso.

Três passos para cancelar cartão Caixa

Dúvidas respondidas? Então, vamos ao passo a passo para efetuar o cancelamento. Caso você deseje ir até uma agência da Caixa para realizar o processo, não há muito mistério.

Nesse caso, tenha um documento de identificação em mãos, pegue uma senha e dirija-se aos caixas de atendimento pessoal. No entanto, é provável que o atendente tente dissuadir você da ideia, oferecendo melhorias no seu limite ou mesmo vantagens adicionais. 

Aqui, o importante é saber exatamente por qual motivo você decidiu fazer o cancelamento e evitar mudar de ideia apenas porque a proposta parece tentadora. 

Decidiu cancelar o cartão da Caixa pelo telefone? Siga os passos abaixo. 

1. Ligue para o SAC

O Serviço de Apoio ao Cliente (SAC) é o canal telefônico disponibilizado pela Caixa para a realização de cancelamentos. Para ter acesso a ele, ligue para o 0800 726 0101.

2. Fale com um atendente

Ao discar o número, é possível que você precise ouvir uma série de mensagens automáticas antes de ter acesso ao menu de opções. Se você está com pressa, pode optar por digitar, desde o início, o número 3 no teclado do telefone ou do seu celular. Ele vai redirecionar você para um atendente especialista em cancelamentos. 

Vale ressaltar, porém, que o período de espera para o atendimento pode ser grande. Por isso, é preciso ter paciência e tempo para aguardar.

3. Solicite o cancelamento

Foi atendido? É hora de explicar os motivos e reforçar que você deseja cancelar o cartão. Mais uma vez, pode ser necessário uma dose a mais de convicção para seguir com o cancelamento até o fim, mesmo diante de propostas tentadoras. 

Vai ser preciso informar o seu CPF e ainda conferir mais alguns dados para garantir que você é mesmo o titular do cartão. Por isso, ter ele em mãos também pode agilizar o processo. Quando tudo estiver finalizado, já é possível inutilizar o cartão – tome cuidado para não deixar os seus dados visíveis

Efetuou esse cancelamento, mas ainda tem uma longa lista de contas a pagar? Se o que você busca é mais praticidade e uma ajuda extra para não se esquecer de nenhuma delas, está na hora de conhecer o aplicativo iq

Nele, você encontra um gerenciador eficiente para o pagamento de todos os seus boletos no cartão de crédito, na data certa. Multas por atraso? Nunca mais! Baixe o aplicativo do iq (Android e iOS) agora mesmo para conhecer todas as vantagens oferecidas e garantir mais controle sobre o seu dinheiro!