Como controlar as finanças e conseguir mais estabilidade?

Por Redação IQ 360

como-ter-controle-financeiros

Se você está passando por dificuldades financeiras, saiba que não está sozinho. Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) revelam que no início de 2019, mais de 62 milhões de brasileiros estavam endividados.

Todo mundo deseja ter estabilidade financeira para não precisar passar apertado e conseguir realizar alguns sonhos. Para alcançar essa meta, em primeiro lugar, é preciso muita determinação e força de vontade. Tem que estar disposto a fazer alguns sacrifícios em nome de uma recompensa maior, que será conquistada a médio e longo prazo.

Mudar é bastante difícil. Hábitos antigos precisam ser eliminados e novas práticas devem ser adotadas para alcançar sucesso em qualquer área da vida. Na financeira não é diferente, mas saiba que é possível sim mudar para melhor. Tudo é uma questão de organização.

É um processo a médio e longo prazo. E todas as vezes que você sentir vontade de desistir, pense em uma vida sem dívidas, sem ter que contar moedas no final do mês e sem passar perrengue esperando o próximo salário cair na conta.

De quebra, ainda ter um dinheirinho guardado para poder realizar seus sonhos. Isso com certeza te dará motivação para persistir e alcançar o objetivo de ter uma vida financeira organizada. Além de garantir mais qualidade de vida e tranquilidade para poder curtir momentos sem ter que se preocupar muito com dinheiro.

Nesse artigo você vai conferir algumas dicas de fácil aplicação, que vão te ajudar a retomar as rédeas do seu orçamento e aprender como controlar as finanças para ter mais estabilidade.

 

Planejamento orçamentário: saiba como fazer o seu!

Aprenda a ter maior controle das suas finanças!

E-mail enviado com sucesso.

Planejamento é tudo!

Para conseguir controlar as finanças não existe muito segredo. Planejamento é tudo! É preciso conseguir enxergar de que forma o dinheiro está sendo gasto e as eleger prioridades. Qualquer decisão não ponderada, pode render um rombo no seu orçamento no final do mês.

Dedicar tempo ao controle financeiro é um passo fundamental de como conseguir controlar as finanças. Uma vez por semana, separe uma horinha para rever os gastos da semana, colocá-los na ponta do lápis em um único documento, planilha ou aplicativo e assim conseguir visualizar o todo.

Este momento também deve ser usado para listar aquelas despesas que são mensais e classificá-las como fixas ou variáveis. Ou seja, você deve saber se aquele valor será gasto todo mês (caso positivo, por quanto tempo?) ou se foi uma despesa pontual, daquele mês específico.

Não esqueça de fazer uma previsão dos seus gastos, pelo menos, pelos próximos três meses. Lembre de incluir despesas que são sazonais como IPVA e IPTU, que chegam somente no início de cada ano e não duram o ano inteiro.

Você deve comparar esses valores com toda a renda que você tem a receber.

Se você possui dívidas em aberto, o ideal é que você encontre uma forma de unificar todos esses valores de forma a conseguir quitar o saldo no menor tempo possível. Avalie os custos de juros e multas e cogite a possibilidade de contrair um empréstimo com uma parcela que caiba no seu bolso. Muitas vezes essa alternativa economiza taxas e tira o seu saldo do vermelho.

Controle todo e qualquer gasto

Para facilitar a sua visão sobre como controlar as finanças, uma dica de ouro é inserir na sua rotina diária pelo menos 15 minutinhos para anotar tudo o que foi gasto naquele dia. Seja no celular, em uma agenda, num papelzinho (só não vale perder), vai ser muito rápido e vai te ajudar bastante. Esse processo vai te poupar tempo na sua tarefa semanal de fazer o financeiro.

Você vai perceber que anotar os gastos te ajuda a pensar duas vezes antes de sair gastando dinheiro com qualquer coisa. Você vai passar a ponderar: será que preciso mesmo gastar esse valor?. Assim, fica mais fácil de ver onde é possível enxugar o orçamento.

Reveja seus planos

O objetivo principal de saber como controlar as finanças é o equilíbrio entre a renda e as despesas. Se você não tem o controle sobre isso, fica difícil conseguir planejar alguma coisa. E você passa a fazer as coisas no modo automático, sem saber ao certo se o seu dinheiro vai dar ou não.

Fazer um pente fino em todas as despesas faz parte do processo de como controlar as finanças. Você vai precisar rever suas contas, por exemplo, buscar planos e pacotes de serviços de telefonia e tv a cabo mais em conta.  Estabelecer metas de não gastar também pode render uma graninha extra no final de um período. Fazer o “dia do gasto zero” ou não comprar nenhuma peça de roupa durante um tempo, vai te ajudar a economizar e você pode aplicar o dinheiro de outra forma, em um investimento, por exemplo.

Faça o dinheiro trabalhar para você e tenha uma reserva

Guardar e investir dinheiro são coisas diferentes. Um fundo de investimento é um dinheiro que você destina a algum tipo de aplicação, seja ela poupança, tesouro direto ou qualquer outra modalidade. Esses valores não devem ser mexidos durante um período, para que o dinheiro possa render ao longo do tempo. É como se o dinheiro estivesse trabalhando por você.

Já um fundo para emergências é um dinheiro que você deixa guardado, não necessariamente rendendo, mas ao qual você poderá recorrer em caso de algum problema que te gere custos. O mais comum é precisar de dinheiro extra para arcar com despesas de saúde, por exemplo. É uma segurança que irá te trazer tranquilidade.

Fazer os dois ao mesmo tempo é o ideal. Mas caso não consiga, tenha primeiro um fundo para emergências e assim que sobrar mais dinheiro, invista em uma aplicação financeira.

Use a tecnologia ao seu favor

Hoje em dia existem várias ferramentas que podem te ajudar no processo de como controlar as finanças. No iq você consegue centralizar todas as suas despesas e ainda programar o pagamento delas, através de cartão de crédito. Dessa forma, você evita pagar juros e multas por atraso.

Nossa plataforma também te fornece informações sobre a sua saúde financeira, ajudando a enxergar o que deve ser corrigido. Você economiza tempo e dinheiro!