Turismo rural: 3 benefícios e 7 destinos para sua viagem

Por Redação IQ 360

Está pensando em fazer turismo rural, mas não sabe qual destino escolher?

Então, a dica é explorar as diversas regiões do Brasil, que oferecem encantos para todo tipo de viajante.

O turismo rural é um tipo de viagem que proporciona um intenso contato com a natureza, as culturas locais e as atividades de aventura.

É perfeito para quem procura sair da rotina e aliviar o estresse. Mas, com tantos lugares para explorar, como escolher o melhor destino brasileiro?

Neste guia, conheça 7 destinos para turismo rural e as vantagens de fazer esse estilo de viagem. Confira.

O que é turismo rural

Turismo rural, também conhecido como agroturismo, é um tipo de turismo focado no contato direto com a natureza, a agricultura e o ambiente rural.

Pense em campos verdes, montanhas, formações rochosas, lagos, rios e cachoeiras.

É justamente esse tipo de paisagem que um viajante encontra ao fazer turismo rural.

Entre as atividades realizadas nos destinos, estão caminhadas, cavalgadas, trilhas, acampamentos, pescaria, observação de animais, trekking e rapel.

Ou seja: é perfeito para quem gosta de aventura em meio a paisagens naturais.

Além disso, no turismo rural, há uma valorização da hospedagem domiciliar, das tradições e da cultura local, gerando uma experiência única para quem viaja.

3 benefícios do turismo rural

Se você está pensando em fazer turismo rural nas próximas férias, saiba que há bons motivos para fazer isso. 

Abaixo, confira os principais benefícios desse tipo de viagem:

1. Redução do estresse

Uma das vantagens do turismo rural é que o contato com a natureza e a realização de atividades que envolvem exercício físico contribuem para a redução do estresse.

É, portanto, uma alternativa para quem quer fugir da rotina, desacelerar e ficar longe dos centros urbanos durante as férias.

2. Contato com culturas diferentes

Um dos pontos-chave do turismo rural é a possibilidade de conhecer novas culturas, já que esse tipo de viagem privilegia o contato com as tradições locais

Sendo assim, se você quer aliar viagem a uma experiência enriquecedora, o turismo rural é uma boa opção.

3. Viagem a destinos inusitados

Outro benefício é que o turismo rural permite explorar destinos inusitados e ainda pouco visitados pelos brasileiros.

7 destinos do turismo rural

Agora que você conhece os benefícios do turismo rural, que tal descobrir destinos imperdíveis no Brasil? Confira na lista a seguir.

1. Ilhéus (Bahia)

No litoral da Bahia, Ilhéus é uma cidade que tem relação estreita com o cacau.

Na região, o turista pode visitar fazendas de cacau para observar como elas funcionam, passear por plantações e entender como é o cultivo da especiaria.

Além disso, é possível aproveitar as praias exorbitantes de Ilhéus, como a Praia dos Milionários, a Praia Canabrava e a Praia do Cururupe.

2. Cabaceiras (Paraíba)

Localizada a cerca de 190 quilômetros da capital João Pessoa, Cabaceiras é conhecida como a “Roliúde Nordestina”, em alusão à Hollywood.

Isso porque, na cidade, já foram gravados mais de 25 filmes, entre eles o Auto da Compadecida, adaptação de uma obra de Ariano Suassuna. 

Além de ser o destino perfeito para os amantes do cinema, Cabaceiras tem como destaque a formação rochosa Lajedo do Pai Mateus, que apresenta mais de 100 blocos de granito.

3. Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul)

Outro destino que vale a pena a visita é Bento Gonçalves, cidade localizada na Serra Gaúcha.

O destaque é o Vale dos Vinhedos, uma região onde há forte produção de vinhos e espumantes e que abriga vinícolas com projeção nacional.

Além de degustar diversos tipos de vinhos, em Bento Gonçalves, é possível apreciar a natureza, ver de perto os parreirais e percorrer o roteiro Caminhos de Pedra, uma rota rural de 12 quilômetros que apresenta as tradições e cultura da imigração italiana na região.

4. Lages (Santa Catarina)

Conhecida nacionalmente como Capital do Turismo Rural, Lages é a maior e mais populosa cidade da Serra Catarinense.

Lá é possível se hospedar em fazendas tradicionais e realizar atividades de aventura, incluindo pesca, rapel, tirolesa e cavalgada.

Também vale a pena conferir de perto as festas típicas da região, entre as quais se destaca a Festa Nacional do Pinhão, realizada na época do feriado de Corpus Christi.

5. Pantanal (Mato Grosso)

Destino ainda pouco explorado por brasileiros, o Pantanal é um bioma de 250 mil quilômetros quadrados que abriga riquezas naturais, como centenas de espécies de aves, rios e áreas de cerrado e floresta úmida.

Para os aventureiros, o destino reserva passeios de barco, observação de onças-pintadas, cavalgada na mata e viagem pela famosa Estrada Transpantaneira.

6. Gravatá (Pernambuco)

A cidade de Gravatá, localizada a 84 quilômetros da capital Recife, é um destino que permite explorar cachoeiras, lagoas, piscinas naturais e matas fechadas.

A região oferece diversas pousadas em meio à natureza, onde é possível fazer atividades como trekking e cavalgada, além de degustar a gastronomia local, que inclui o prato típico buchada de bode.

7. Parelheiros (São Paulo)

Que tal tirar uns dias para sair da rotina agitada? Parelheiros é um distrito da cidade de São Paulo que tem um território considerado como patrimônio ambiental.

Entre as atrações, destaca-se o Parque da Aventura, onde é possível fazer boia cross, stand-up paddle, rapel, trilhas e trekking.

Lá você também pode visitar o Borboletário de São Paulo e conhecer fazendas e chácaras  — tudo isso sem sair da selva de pedra.

E aí, gostou das dicas de destinos brasileiros para fazer turismo rural? 

Que tal começar o planejamento das suas próximas férias agora mesmo?

Depois deixe um comentário contando os seus planos.