Escolha entre os melhores seguros de viagem para passar suas férias

Por Redação IQ 360

Conhecer um novo país ou estado, desfrutar uma boa gastronomia e conhecer culturas diferentes. Viajar é uma experiência única e que tem muito a agregar na vida de cada pessoa. Para que isso ocorra da melhor forma possível, é preciso ter organização para tirar os planos do papel e usar seu dinheiro de forma inteligente.

Um dos pontos mais importantes de uma viagem, sobretudo internacional, é escolher entre os melhores seguros de viagem aquele que mais atende aos seus objetivos.

Nem todo mundo sabe disso, mas a maior parte dos países exigem um seguro de vida para a entrada em seu território. Nesses casos, ter um seguro com abrangência médica é obrigatório, o que torna a escolha inevitável.

Os seguros de viagem, porém, vão além das despesas médicas. É possível encontrar opções que atendem questões como desvio de bagagem, cancelamento de passagens, estadia em caso de emergências, assuntos farmacêuticos e outros. Nesse caso, é interessante saber quais são as suas necessidades de viagem e como funciona cada modalidade de seguro.

Pensando nisso, preparamos um guia completo para ajudar você a escolher o melhor seguro de viagem. Assim suas suas férias ficam mais tranquilas e especiais. Leia abaixo!

Como escolher entre os melhores seguros de viagem?

Cobertura internacional

Existem muitos de seguro de viagem, sendo que os que têm cobertura internacional são os mais comuns devido às exigências de entrada dos outros países. No entanto, cada seguro possui uma área de abrangência variável. Se você viaja somente para um país, pode tentar fazer um seguro que atenda somente a ele. Já um tour pela Ásia, por exemplo, requer um seguro com cobertura em todo o continente.

A área de cobertura também é importante para quem viaja para lugares mais remotos. A cidade de Machu Picchu, no Peru, é um destino bastante procurado pelos turistas e que possui trilhas de acesso que cruzam regiões pouco povoadas, com cidades pequenas e vilas. 

Nesse caso, é importante que os melhores seguros de vida ofereçam atendimento a esses lugares, com recursos para atender mesmo nos lugares que não haja hospitais grandes. Assim, verificar se estão inclusos serviços de ambulância, transporte e médico à domicílio pode ser importante para essas situações.

Fique atento a territórios que podem pertencer a outros países e que você irá percorrer. As ilhas da América Central, por exemplo, ficam muito próximas umas às outras. Se você viaja por lá, precisa fazer um seguro com cobertura em todo o continente para evitar problemas. 

Uma viagem entre Espanha e Marrocos, por exemplo, dura cerca de 2 horas de voo, mas representa uma mudança de continente. Fique atento a esses detalhes e garanta cobertura em todos os lugares que visitar.

Saiba o que levar para sua próxima viagem

Não esqueça mais nada na hora de viajar com a lista completa que o iq preparou

E-mail enviado com sucesso.

Atendimento médico e emergencial

Outra questão importante é verificar se a cobertura médica oferece atendimento clínico e emergencial. Se você viaja por poucos dias, somente a emergência já é suficiente. Já período mais longos requerem cobertura ambulatorial, já que pode haver condições e quadros que exigem um acompanhamento médico.

Também é interessante verificar a cobertura de exames, cirurgias e internações. Todos esses procedimentos são importantes para quem estiver em uma situação de acidente, por exemplo. Eles podem fazer toda a diferença entre uma questão de fácil resolução ou um momento de stress e despesas inesperadas.

Também é importante verificar qual é a rede de atendimento e assistência. Se você estiver em uma cidade grande, pode ir para qualquer hospital ou pronto-socorro com facilidade. E sempre é preciso saber quais atendem o seu seguro para não perder tempo e ter trabalho a mais.

Limite de despesas

Algumas opções, mesmo que estejam entre os melhores seguros de viagem, podem ter limites de despesa. Isso geralmente deixa a contratação do seguro mais barata, mas pode representar um entrave em caso de situações atípicas, como acidentes e doenças desconhecidas. Por isso, o ideal é já negociar a modalidade de concessão de despesas já no ato da contratação. 

O prazo e trâmites de aprovação é outro ponto importante. Você deve conhecer situações no Brasil em que a aprovação do plano de saúde demora um tempo e isso pode ser complicado para cirurgias, por exemplo. Por isso, peça o contato dos órgãos de atendimento e ande sempre com esses números junto a você.

Transferência para outros países

Também é importante verificar se o seu seguro de viagem arca com despesas de transferências para outros países. Situações emergenciais podem requerer atendimento que não existe em um determinado país, por exemplo, ou mesmo a vinda de volta para o Brasil. 

É preciso considerar até mesmo em cenários mais pessimistas, pois é nesse momento em que isso precisa ser pensado. Por isso, é importante verificar informações como remoção em casos de inconsciência — como UTI móvel, por exemplo — e translado do corpo em caso de óbito.

Outras funcionalidades

Como dissemos no começo, não é só para questões de saúde que o seguro de vida é importante. Extravios de bagagem costumam ser bastante segurados, já que podem causar muitos contratempos — documentos, computadores, roupas e presentes podem se perder e demorar dias para retornar. 

Se você depende desses itens para suas atividades cotidianas, é preciso certificar-se de que terá o suporte necessário caso alguma coisa aconteça com elas.

O mesmo se aplica para cancelamentos de voos e problemas inesperados, como desastres naturais e outros contratempos. Vale a pena pagar um pouco mais e garantir que você escolheu um dos melhores seguros de viagem para ter a segurança de saber que, caso tenha se perdido de um passeio e precise de ajuda, que o seu seguro poderá ajudar você nesse momento.

Vai viajar e precisa de ajuda para planejar o pagamento de todos os seus gastos com passagens, hospedagem, alimentação e seguro de viagem? O iq oferece tudo o que você precisa para fazer isso com calma e segurança, além de oferecer dicas de especialistas para que você faça a sua viagem com o máximo de economia. Confira!