WhatsApp marketing: as melhores estratégias de divulgação e vendas

Por Redação IQ 360

O WhatsApp marketing pode não ser a primeira coisa que vem à sua cabeça quando o assunto é divulgação em mídia social, mas, definitivamente, ele não deve ser ignorado. 

Considerando que é o aplicativo de mensagens mais popular, perdendo apenas para o Facebook em números de usuários ativos, fazer marketing no WhatsApp pode impulsionar os resultados de um negócio.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você entender a importância do WhatsApp como um instrumento de divulgação e vendas.

Na leitura, você encontrará estratégias, dicas e erros mais comuns para evitar e fazer o WhatsApp marketing com sucesso. 

Acompanhe!

O que é WhatsApp marketing?

Em poucas palavras, WhatsApp marketing refere-se ao uso do aplicativo móvel WhatsApp para fins comerciais, com a divulgação de campanhas de marketing e comunicação com o público. 

O app surgiu em 2009 como uma alternativa às altas taxas das companhias telefônicas, aplicadas mesmo à troca de mensagens instantâneas do tipo SMS.

Seu principal atrativo é ser totalmente gratuito, utilizando a conexão de internet do seu smartphone para se comunicar com outros usuários, sem cobrança de mensagens de texto.

Com o tempo, a plataforma evoluiu, permitindo compartilhar arquivos e imagens e a fazer chamadas de voz e vídeo gratuitas.

Obviamente, o mercado viu uma brecha nisso e passou a incorporar a ferramenta na sua estratégia de marketing, aumentando as possibilidades de lucro da empresa. 

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Por que fazer marketing no WhatsApp

Depois que o WhatsApp lançou o recurso “WhatsApp for Business”, são inúmeros os motivos para você o incluir na sua estratégia de marketing e impulsionar o negócio

Para começar, o aplicativo é gratuito e bastante difundido. São cerca de 1.5 bilhão de usuários ativos em mais de 180 países.

Então, é bastante provável que seu público-alvo já esteja no WhatsApp, só esperando para ser encontrado, o que torna muito mais fácil se comunicar com seus clientes diretamente e em tempo real. 

Consequentemente, a qualidade do suporte ao cliente aumenta, já que você consegue fornecer atenção personalizada e até aproveitar para conhecer as opiniões do seu público, por meio de uma breve pesquisa, por exemplo. Fica a dica!

Mas não pare por aí, pois o WhatsApp oferece amplo suporte para diversos formatos de conteúdo multimídia, incluindo imagens, áudios, vídeos, links, documentos e arquivos variados. 

Ou seja, você consegue entregar todas as informações relevantes relacionadas ao seu negócio diretamente – e literalmente – na mão do seu cliente. 

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Como fazer marketing no WhatsApp: 5 estratégias

Como acontece em outras redes sociais, o WhatsApp não tem a pegada de conta comercial e nem oferece suporte para anúncios – ainda! 

O que não te impede de investir na plataforma, mas exige que seja mais criativo e inovador na abordagem com seus clientes em potencial. 

Dessa forma, selecionamos 6 estratégias para fazer marketing no WhatsApp e, ao mesmo tempo, contornar as limitações da plataforma.

Tenha uma conta WhatsApp exclusivamente para sua empresa:

Parece óbvio, mas muita gente utiliza a mesma conta do WhatsApp para tratar de assuntos pessoais e profissionais

Isso não é nada bom. 

Você corre o risco de enviar mensagens indesejadas aos seus contatos corporativos e, dependendo do conteúdo, pode ter resultados bem negativos. 

Crie uma persona para conversar com o público

Essa estratégia ajuda a humanizar a marca e o seu atendimento, o que estimula a confiança dos clientes. 

Um exemplo famoso de persona de marca foi o segurança imaginário chamado Sven, criado para apresentar a edição limitada de garrafas Absolut Unique, na Argentina. 

Para a festa super exclusiva de lançamento, a empresa liberou apenas dois convites disponíveis ao público. 

Quem quisesse ganhar esses ingressos, tinha entrar em contato com Sven pelo WhatsApp e tentar convencê-lo a ganhar os ingressos. 

O resultado foi um sucesso, gerando burburinho e publicidade em torno da marca

Foram mais de 1.000 imagens, vídeos e mensagens de áudio exclusivas tentando convencer Sven. 

Tenha um banco de dados atualizado

Junte os contatos de todos os seus clientes, crie uma lista e tente rotulá-los de acordo com os interesses deles. 

Você pode até criar grupos para separá-los apropriadamente.

O importante é manter seu banco de dados sempre atualizado. 

É a maneira mais fácil de gerenciar suas mensagens, direcionando o conteúdo certo para cada um e aumentando as chances de ter uma resposta positiva. 

Realize o atendimento ao cliente em tempo real

Quer melhorar a qualidade do seu serviço?

Então, tente responder a dúvidas e questionamentos dos clientes o mais rápido possível.

Seja por bate-papo, chamadas de voz ou vídeo, um tratamento rápido, direto e personalizado reafirma seu compromisso com o público e melhora sua reputação. 

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Invista no pós-venda

Além de fazer a venda, não se esqueça que é preciso reter seus clientes também. 

Para conseguir isso, você pode recompensá-los com mensagens individuais de pós-venda, informando sobre ofertas exclusivas e descontos especiais para aquele cliente. 

Capriche na mensagem e utilize todos os recursos que o WhatsApp marketing te oferece (como negrito, imagens, vídeos, gifs e emojis) para chamar a atenção do cliente. 

Erros a evitar no WhatsApp marketing

Por mais útil e popular que o WhatsApp marketing seja, existe a chance de ocorrer problemas quando ele não é usado adequadamente.

Veja os erros mais comuns que você precisa evitar na sua estratégia: 

Campanhas de grande escala 

Como o limite dos grupos de WhatsApp é de 256 usuários, a ferramenta não é uma boa opção para marketing de grande escala, sendo mais indicada para campanhas personalizadas para obter melhores resultados. 

Ignorar as perguntas ou dúvidas dos clientes

Tenha em mente que, ao usar fazer WhatsApp marketing, é muito fácil os clientes responderem pela plataforma para dar seu feedback.

Por isso, não ignore as mensagens e tente oferecer suporte o mais rápido possível. 

Enviar informações irrelevantes

Lembra o banco de dados sobre o qual falamos antes? Utilize-o para evitar esse erro. 

Se você separou seus contatos de acordo com seu interesse, então, compartilhe apenas informações relevantes e que forneçam valor aos seus clientes

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Enviar mensagens excessivas

A conta de WhatsApp é considerada algo muito pessoal por muitos de seus usuários.

Então, não abuse da boa vontade dos clientes enviando várias mensagens por dia. 

O envio moderado evita que o cliente se sinta perseguido e acabe bloqueando a sua conta. 

Por fim, a rapidez e o alcance preciso que o WhatsApp marketing oferece é o combo perfeito para promover suas ofertas especiais, organizar eventos com clientes, melhorar a comunicação interna com sua equipe e enviar lembretes.

Ao usar essas vantagens a favor da sua estratégia, você só tem a ganhar.

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