Economizar tempo: 14 dicas para você colocar em prática agora mesmo

Por Redação IQ 360

Economizar tempo

Parece que estamos sempre correndo contra o tempo. Correndo para ganhar tempo e conseguirmos fazer o que gostamos, ou correndo para conseguir realizar todas as obrigações no tempo estipulado.

Em meio a tanta correria e distração, acabamos não prestando atenção a pequenos detalhes que fazem toda a diferença na hora de economizar tempo. Por isso, separamos aqui 14 dicas simples de como economizar tempo no dia a dia.

Casa

  1. Lista de afazeres

Faça uma lista com as tarefas que precisa realizar, identificando as prioridades. Ter um roteiro escrito auxilia a ver a quantidade de demandas. Sem falar que a sensação de riscar cada tarefa feita traz um ótimo sentimento de dever cumprido.

  1. Planeje seu dia

Principalmente quando se tem que ir a vários lugares no mesmo dia, planejar qual será o itinerário fará com que você economize um tempo precioso de locomoção. Para isso, é necessário analisar a localização, qual o melhor horário, caminho e meio de transporte para chegar lá.

  1. Compras em horário de pico

Às vezes é difícil evitar, afinal, há um motivo pelo qual um horário é de pico, é quando a maioria das pessoas consegue ir, mas muitas vezes vale o esforço de ir ao supermercado em um horário alternativo e economizar tempo nas filas.

  1. Se conheça melhor

Todo mundo tem momentos do dia em que trabalha melhor. Há os que preferem acordar mais cedo, porque funcionam melhor pela manhã ou os que vão dormir mais tarde, por produzirem mais durante a madrugada. Reparar em quais horários seu corpo e mente estão mais afiados para cada atividade é uma forma de perceber melhor como economizar tempo.

  1. Durma mais

Pode parecer que quando dormimos estamos perdendo tempo, quando na verdade estamos recuperando energia e nos tornando mais aptos a tomar decisões melhores e até mesmo aumentar a nossa produtividade.

  1.  Simplifique suas contas

A vida adulta vem com muitos boletos e burocracias, são tantas contas de água, luz, condomínio, diferentes cartões com diferentes datas e formas de pagamento, jantar com os amigos.

Desse modo, ir ao banco e ter que lembrar de pagar as faturas e contas, cada uma em seu dia correto, pode ser bem complicado, quando são tantas variáveis. Por isso, a iq juntou todas as contas em um só lugar e, além de otimizar o tempo, ainda te ajuda a controlar seus gastos.

Trabalho

  1. Essa reunião é realmente necessária?

“Essa reunião poderia ter sido um e-mail” já virou um meme recorrente no mundo corporativo e elas realmente podem se tornar um desperdício de tempo. Reuniões são eventos que demandam tempo, tanto quando estamos tentando chegar a um horário comum para todos, quanto à própria reunião em si.

Conseguir perceber quais são os assuntos e pessoas essenciais para estarem ali é um ótimo exemplo de como economizar tempo, bem como estabelecer um horário de término e ter uma pauta bem formulada.

  1. Não se preocupe em ser rápido

A tensão por terminar algo logo, muitas vezes, pode fazer com que com que você perca tempo, ao invés de economizá-lo. O foco de atenção tem que estar no que está sendo feito e não na rapidez, a produtividade vem naturalmente.

  1. Pare de organizar seu e-mail

Embora pareça que você vai perder tempo tentando achar a informação necessária em meio a todos os e-mails juntos na caixa de entrada, usar a ferramenta de busca e não gastar tempo criando e movendo os e-mails para cada categoria, na verdade, fará com que você encontre o que deseja mais rapidamente. Igual ao quarto bagunçado que, depois de arrumado, não se encontra mais nada.

  1. Responda todos os e-mails de uma vez

Determine horários para entrar no e-mail e responder as demandas. O mesmo serve para perguntas, comentários e pedidos. Ao juntar todas de uma vez, interrompemos menos os colegas e ainda conseguimos economizar tempo.

  1. Tenha sempre caneta e bloco de anotações por perto

Registrar ideias e compromissos no momento em eles surgem ajuda tanto a economizar tempo quanto a livrar a mente de mais uma informação, evitando também o estresse.

Tecnologia

Atualmente, a internet, o celular e, principalmente, as redes sociais são os grandes vilões da procrastinação e da qualidade com que utilizamos nosso tempo. As notificações constantes que nos seduzem a parar o que estamos fazendo para ver qual a nova informação ou interação nos desconcentram e nos fazem perder muito tempo com mensagens, na maioria das vezes, irrelevantes.

Em 2016, brasileiros tinham a maior média mundial de tempo gasto diariamente com o celular. Os números são assustadores, são cerca de 4 horas e 48 minutos olhando para a tela do aparelho.

Pode parecer irônico, mas aqui vão alguns aplicativos (sim, celular para combater o celular) para ajudá-lo a usar menos esse aparelhinho ou, pelo menos, conscientizá-lo da quantidade de tempo que passa nele, quando poderia estar fazendo qualquer outra coisa que lhe desse mais prazer e qualidade de vida.

  1. Moment

Muitas vezes, vamos só dar uma rápida olhada em alguma rede social para distrair e, quando vemos, já estamos há horas rolando para baixo. O moment monitora a sua rotina de uso diária, calcula quanto tempo você passa em cada aplicativo e lhe apresenta em gráficos semanais todas essas informações.

  1. Forest

Para não cortar o vício dos jogos tão bruscamente, esse aplicativo é uma ótima pedida. Nele, cada usuário é responsável por uma árvore, que cresce à medida que você passa mais tempo longe de sites e aplicativos que te distraem.

Por meio de uma parceria com a organização “Trees for the Future”, as árvores do Forest se transformam em mudas reais fora da tela. Ótima maneira de economizar tempo e ajudar o planeta!

  1. Siempo

Ele bloqueia as notificações no celular de aplicativos de lojas, vídeos e redes sociais. Além disso, ele muda seu modo de utilizar o telefone. Seu diferencial está no fato de não deixar o aparelho ir para a tela inicial. Sempre que você ligar o celular, o aplicativo abrirá uma tela para você digitar o que deseja fazer, sem chances para as distrações, rápido e focado.

Gostou das dicas? Então acesse o site do iq e confira mais artigos sobre finaças pessois, cartões e contas!